Como seria um Sistema de Energia Solar ideal para sua Casa? Conheça o Sistema de Créditos.
28 de agosto de 2015
Energia Solar na Mineração, uma solução viável e definitiva!
4 de setembro de 2015
Show all

9 Desvantagens em utilizar Geradores a Diesel/Gasolina

Combustíveis fosseis são consumidos há mais de um século e são os grandes responsáveis por impulsionar a humanidade no que se refere à desenvolvimento econômico e social.

Segundo a física toda ação tem uma reação e estamos pagando o preço do consumo exagerado destes recursos, os quais resultaram em mudanças geopolíticas, guerras e poluição sem precedentes.

Nesse contexto percebe-se que muitas pessoas ainda optam por uma tecnologia retrógrada e ultrapassada que tende a ficar ainda mais cara: os Geradores movidos a combustíveis fóssil.

Trata-se de um recurso atrasado que apresenta uma série de fatores negativos, tanto para o bolso quanto para a saúde das pessoas. Confira uma breve lista das desvantagens que geradores a diesel/gasolina apresentam.

  • Produzem ruídos elevados que podem prejudicar a audição.
  • Emitem uma quantidade perigosa de gases nocivos à saúde. Em alguns países os termos de política do controle das emissões condenam tais níveis de poluição.
  • Geradores a diesel produzem fumaça.
  • O processo de instalação é lento e tem um custo elevado em relação a outros geradores.
  • O gerador apresenta um custo de manutenção constante aliado a custos de revisões frequentes, o que pesa no bolso a longo prazo.
  • Dependência total de combustíveis fósseis para a produção de energia, deixando o proprietário vulnerável e prejudicado pelo aumento no preço dos combustíveis.
  • Requer cuidados adicionais e medidas de segurança para prevenir incêndios, vazamentos e contaminação.
  • O serviço de pós-venda dos geradores tende a ter um custo elevado, pois seus componentes são caros e de difícil manuseio.
  • Combustíveis fósseis são um recurso finito que sofrem uma série de taxações sendo cada vez mais difícil prever o seu preço.

Os gases poluentes emitidos pelos geradores são inevitáveis. Assim como em outros países, no Brasil há regulamentações ambientais, ditadas pelo CONAMA, que estabelecem limites para a composição dos gases de combustão. Apesar dos esforços, o número de geradores no país ainda é elevado e suas consequências para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas são alarmantes.

Uma solução moderna e com melhor custo-benefício são os Sistemas Fotovoltaicos Off-Grid. Utilizando a Energia Solar, os sistemas produzem energia na presença de luz (mesmo em dias nublados) armazenando-a em baterias para sua utilização durante a noite. O sistema é autônomo e não exige ligação com a rede elétrica convencional.

São tecnologias como a fotovoltaica que apresentam soluções inteligentes e econômicas para quem utiliza geradores a diesel/gasolina hoje em dia. Cortando os gastos com combustíveis fósseis a residência ou o empreendimento passa a gerar energia permanente, utilizando um recurso limpo e infinito: a Luz do Sol.

 

Você ainda possui geradores a diesel ou gasolina? Conhece pessoas que ainda utilizam tal recurso? O fato é que essa tecnologia está caindo em desuso e a tendência é a geração de energia limpa, reforçando o compromisso com as gerações futuras. Deixe um comentário com a sua opinião! Vamos compartilhar novas experiências sobre geração de energia.

Infográfico energia solar VS Gerador a diesel

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

2 Comentários

  1. […] de energia por luz solar inibe os altos custos que geradores de energia a diesel apresentam e a dificuldade de transporte de combustível neste caso. Existe ainda a possibilidade […]

  2. […] e com mão de obra. Como a obtenção da força elétrica ocorre por meio de rotação mecânica, problemas com o uso contínuo acabam surgindo: superaquecimento e necessidade de troca de peças acabam sendo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *