Importância do monitoramento da qualidade e do controle de geração de energia elétrica
3 de março de 2017
Inovação impulsiona a qualidade e segurança na agroindústria
8 de março de 2017
Show all

O que é Agricultura de precisão e por que utilizá-la em seu agronegócio?

Apesar da crise que aflige a indústria brasileira, o PIB do agronegócio acumulou um crescimento de 4,28% nos dez primeiros meses de 2016. Porém, mesmo não sentindo tanto os baques da crise, o mercado agrícola exige dos seus produtores especialização e otimização dos processos.

E para conquistar esse objetivo, o melhor caminho é buscar o auxílio de sistemas de gerenciamento que facilitem a gestão agrícola. Isso ajuda no controle da produção, na identificação de possíveis problemas e no aumento da produtividade das safras. É aí que emerge a agricultura de precisão.

Mas afinal, o que é agricultura de precisão?

Mesmo com o crescimento do PIB, em tempos de crise econômica e energética, todo o cuidado é pouco. Cada vez mais, o agronegócio enxerga que o caminho para continuar crescendo no meio dessa turbulência é a gestão organizada da operação.

Nos últimos anos, o agronegócio sofreu com o aumento da competitividade no setor. Por isso, os produtores que querem se manter lucrativos precisam buscar um alto grau de especialização, garantindo melhor controle gerencial sobre as suas produções.

A agricultura de precisão nada mais é do que a utilização de dados e informações para otimizar a produção agrícola. Ela consiste em dividir a plantação em pequenas porções e coletar informações específicas de cada pedaço de área produtiva para tomar as melhores decisões de plantio.

Assim, diminui-se os riscos que afetam a produtividade e ganha-se em maior controle sobre sua safra, permitindo a aplicação de insumos de forma mais precisa, ou seja, na hora e na quantidade exata para cada metro quadrado de solo.

Quais as vantagens da agricultura de precisão para o meu agronegócio?

A agricultura de precisão tem relação com o conceito de variabilidade, que diz que cada parte do terreno agrícola é única e possui suas próprias características. O objetivo é a aplicação de técnicas que levem à otimização da qualidade e quantidade da produção agrícola.

O que a agricultura de precisão faz é justamente controlar os efeitos desta variabilidade, potencializando os rendimentos a partir do melhor aproveitamento dos seus recursos.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios que ela pode trazer para o seu agronegócio, separamos abaixo os principais deles. Veja só:

Redução de custos e aumento da competitividade

Reduzir custos na produção permite que o produto rural ganhe competitividade no mercado. Isso pode ser conquistado por meio do uso da agricultura de precisão.

Com dados e informações apurados sobre cada área do terreno agrícola, será possível otimizar o tempo de aragem, reduzindo o uso de insumos. Assim, você contará com uma produção mais rentável e efetiva para o negócio.

Melhor controle da irrigação e uso de fertilizantes

O controle da irrigação e do uso de fertilizantes são sistemas complexos, com diversas variáveis, que vão desde as características do solo até o tipo de cultura aplicada. Esses detalhes, se não observados corretamente, poderão levar à perda de todo um plantio.

Pense na irrigação, por exemplo. Se molharmos o solo com mais água do que o necessário, podemos gerar gastos extras, desperdício e danos ao meio ambiente. Já se o irrigarmos com uma quantidade abaixo do que o solo requer, observamos uma perda na produtividade.

Por isso, poder controlar esses fatores com precisão trará economia de recursos, permitindo que estes sejam usados de maneira mais inteligente na sua produção agrícola.

Maior qualidade de produção

Ganhar em qualidade significa maior rentabilidade para seu negócio. E com a agricultura de precisão é possível atingir níveis maiores de qualidade na produção, melhorando o produto final e a satisfação com suas entregas.

O sistema torna mais fácil detectar e corrigir possíveis defeitos na safra. E quando melhoramos a qualidade do produto final, aumentamos a satisfação do cliente e, consequentemente, as vendas e os lucros do negócio.

Em um mercado que se torna cada vez mais competitivo, otimizar a gestão de agronegócio por meio da agricultura de precisão torna possível produzir mais e melhor.

E você, o que acha da agricultura de precisão? Já a utiliza no seu plantio? Tem alguma dúvida sobre como implementá-la no seu agronegócio? Compartilhe conosco e com nossos leitores nos comentários abaixo!

Se quiser saber como expandir o seu agronegócio, acesse nosso conteúdo: Energia solar na agricultura

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *