Desligue seu gerador a diesel e descubra as vantagens do sistema fotovoltaico off-grid
16 de novembro de 2015
5 razões para utilizar energia fotovoltaica em projetos de telecomunicações
1 de dezembro de 2015
Show all

Artigo fundamental para os agricultores: descubra como a energia fotovoltaica irá eliminar seus altos gastos com energia

Aos poucos, o Brasil tem se tornado um país de referência na utilização de fontes de energia renovável e limpa. Há várias motivações para essa consolidação de cenário positivo. Subsídios governamentais e ampliação da demanda com o aumento do interesse público sobre o assunto são alguns desses fatores.

A possibilidade de independência econômica na geração de energia e a significativa redução de custos têm chamado a atenção de vários tipos de consumidores para a utilização da energia fotovoltaica. Seja para quem tem propriedade rural (em uma casa pequena se tratando de energia solar no agronegócio), ou para quem mora em centros urbanos, a alternativa tem se tornado cada vez mais viável.

Aproveite para conferir as vantagens da geração de energia fotovoltaica:

A energia fotovoltaica é mais barata que os métodos convencionais

Em especial no campo, a possibilidade de utilizar a energia fotovoltaica para a irrigação tem atraído à atenção de muitos agricultores, pois o gerador a diesel – que é largamente utilizado – costuma dar muito trabalho em termos de manutenção, com elevado custo de combustível e mão de obra.

Os painéis para captação de energia solar, por outro lado, praticamente não precisam de grandes cuidados de preservação. O procedimento de geração de energia é simples: os painéis ficam expostos ao sol. Com a ausência de atritos físicos, o tempo de vida útil torna-se muito longo.

É uma fonte de energia perfeita para locais distantes

A fonte de energia fotovoltaica é totalmente sustentável. A motivação é simples: depende exclusivamente do sol. No Brasil, isso é uma vantagem ainda maior, pois o país possui um nível muito alto de irradiação. Com isso, existe a facilitação na construção dos painéis de captura de luz, pois não precisam ser muito grandes para que armazenem energia de forma satisfatória.

Em locais aonde o acesso para a instalação de rede elétrica é restrita, esse tipo de energia se torna a resposta imediata. Principalmente quando se pensa em comunidades isoladas. Dessa forma, essa tecnologia permite a inclusão de mais pessoas à recepção de energia elétrica.

O retorno do investimento é alto

Subsídios da parte do governo, leis de estímulo e o interesse de multinacionais do setor no mercado brasileiro têm tornado a utilização de painéis fotovoltaicos uma alternativa energética extremamente atrativa.

Partindo disso, é interessante considerar o tempo de retorno com o investimento. Normalmente os painéis costumam ter uma vida útil de 25 anos, sendo que os custos com as instalações se pagam em 10 anos.  Dessa forma, se tem 15 anos de redução significativa de despesas com energia.

Pontua-se que o único investimento de maior impacto é o com a instalação dos painéis, depois disso se tem uma fonte energética que não deixa resíduos, silenciosa e sem impacto negativo no ambiente – uma fonte ecologicamente sustentável.

Políticas favoráveis à implementação da matriz fotovoltaica

Esses fatores relacionados à utilização dessa fonte energética trazem uma série de benefícios ambientais, que acabam por resultar em estímulos governamentais para a ampliação de seu uso.

Como a eficiência do sistema é muito alta – sobretudo com a incidência de luz solar no Brasil, que é acima da média – a Agência Nacional de Energia Elétrica tem sistemas de redução de custos específicos para empreendimentos de geração de energia por meio da matriz fotovoltaica.

A ideia desses estímulos é promover justamente a sustentabilidade na utilização desse tipo de energia. Dessa forma, o mercado tem se aquecido nesse setor com a vinda de empresas criadoras de painéis fotovoltaicos para o Brasil e com a abertura de empreendimentos especializados nesse tipo de geração de energia.

Em consequência desses fatores, a tendência é que haja uma redução de custos realmente significativa nos próximos anos.

A matriz fotovoltaica é o futuro

A tendência é adotar fontes de energia sustentável, principalmente em países como o Brasil, em que há grande incidência de luz solar e uma presença forte do silício, principal matéria-prima utilizada na produção dos painéis. Logo, é sempre útil manter-se atualizado nesse tema.

E você, pensa em utilizar painéis fotovoltaicos para redução de custos? Aproveite para comentar nesse post!

5 aplicações fantásticas de energia solar para o seu plantio

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *