Bandeiras tarifárias: como pagar menos na conta de luz?
10 de abril de 2017
voce-sabia-que-pode-financiar-ate-100-do-seu-sistema-fotovoltaico
Você sabia que pode financiar até 100% do seu sistema fotovoltaico?
17 de abril de 2017
Show all

Como deixar o seu agronegócio mais sustentável?

Condições climáticas favoráveis são um dos fatores fundamentais para as atividades do agronegócio. Mesmo assim, o setor é um dos grandes emissores de gases do efeito estufa, principais responsáveis pelas mudanças climáticas.

Estas emissões acontecem de diversas maneiras: como queimadas, desmatamento, movimentação do solo e até mesmo pela pecuária, já que o gado emite metano em seu processo digestivo.

Contudo, o agronegócio, que pouco tempo atrás mostrava resistência em discutir o tema da sustentabilidade, assume cada vez mais sua responsabilidade e busca formas de reduzir o impacto das suas atividades sobre o meio ambiente.

Epara que você saiba como deixar seu agronegócio sustentável, separamos abaixo alguns exemplos de atitudes que podem ser tomadas tanto na agricultura quanto na pecuária. Veja só:

Implemente a agricultura de precisão no agronegócio

A agricultura de precisão é uma ferramenta que prevê a coleta de informações sobre cada metro quadrado da área produtiva para aplicar insumos de maneira mais precisa, no momento e na quantidade certos para cada porção de solo.

Com a otimização do uso de insumos, evita-se desperdícios, tanto dos próprios itens, como na perda de safras devido ao cultivo inadequado. Além de contribuir para a sustentabilidade, a agricultura de precisão permite ao agricultor rural ganhar mais controle sobre sua produção e melhorar os resultados.

 

Como deixar o seu agronegócio mais sustentável?

Aumente o controle de irrigação

A irrigação de uma plantação consiste em um sistema complexo, com diversas variáveis, tais como o clima e a previsão climática e o tipo de solo e de cultura aplicados.

Quando utilizamos mais água para molhar o solo do que o necessário nos deparamos com desperdícios, gastos extras, danos ao meio ambiente e surgimento do risco de doenças, como a dengue. Já quando irrigamos o solo abaixo do necessário, podemos enfrentar perdas na produção.

Por isso, o controle de irrigação é um ponto fundamental para a sustentabilidade do agronegócio. É preciso monitorar, de forma automática e contínua, a umidade do solo para acionar a irrigação nos momentos certos. Assim, economiza-se recursos naturais, fazendo o uso racional da água.

Otimize a alimentação pecuária

No lado da pecuária, a discussão central gira em torno da alimentação da criação, evitando desperdícios e aumentando a produtividade.

É possível empregar uma solução automatizada que conta com um sensor de presença para abastecimento da ração. Isso permite a dosagem da quantidade ideal para cada baia, marcando o consumo do alimento.

Outro ponto que aumenta a degradação do meio ambiente pela pecuária é o consumo do pasto pelos animais. Uma solução é a utilização de cercas para melhorar o pastoreio.

Em vez de deixar o gado comendo em uma só lugar, consumindo até a raiz e degradando o campo, deve-se separar o pasto em duas áreas. Dessa forma, deixa-se o gado consumir em um por alguns dias e em seguida o move para a outra até que o capim da primeira se regenere.

 

Como deixar o seu agronegócio mais sustentável?

Invista na energia solar

Atualmente, se discute muito a respeito do esgotamento das reservas energéticas. No Brasil, grande parte da energia elétrica é gerada através de hidro e termoelétricas, que possuem grande impacto ambiental.

É aí que a procura por fontes renováveis de energia aumenta. Elas permitem reduzir os custos de consumo e ainda diminuir a degradação ao meio ambiente.

Nesse cenário, a energia solar é a melhor solução. Instalada no próprio local de consumo, ela utiliza painéis fotovoltaicos para converter a radiação solar em energia elétrica e alimentar a produção agropecuária.

A energia solar, que é abundante, garante que uma fazenda seja sustentável e preserve, assim, o meio ambiente. Além disso, ela é uma alternativa aos geradores a diesel, que além de aumentarem a emissão de gases do efeito estufa naatmosfera, geram um alto custo com combustível e transporte ao produtor rural.

E você, conhece alguma outra forma de tornar o agronegócio mais sustentável? Compartilhe conosco e com nossos leitores nos comentários abaixo!

 

Trabalhe-com-Energia-Solar-e-aproveite-as-oportunidades-deste-setor-em-plena-expansão (1)

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *