Entenda por que chegou a hora de instalar um sistema fotovoltaico autônomo em sua propriedade rural
21 de dezembro de 2015
Curso de instalação de energia solar amplia oportunidades para eletricistas
28 de dezembro de 2015
Show all

Descubra como parar de perder dinheiro com geradores a diesel em sua propriedade

As propriedades rurais costumam enfrentar problemas no que se refere ao fornecimento de energia elétrica. Muitas delas se localizam em áreas remotas, não atendidas pelas concessionárias de eletricidade e, para driblar o problema, os produtores recorrem à utilização de geradores movidos a óleo diesel. No entanto, esta opção apresenta desvantagens econômicas e também ambientais. O agronegócio perde dinheiro e tem sua imagem arranhada no quesito sustentabilidade.

A solução para garantir o fornecimento de eletricidade e preservar o meio ambiente está na adoção da energia solar no agronegócio como alternativa viável e econômica ao gerador a diesel. O agricultor ou criador tem a possibilidade de economizar recursos financeiros, elevar a produtividade e se livrar de um equipamento que vem sendo cada vez mais questionado por ambientalistas.

Desvantagens do gerador a diesel

Sob o ponto de vista econômico, o gerador a diesel apresenta sérias desvantagens. O custo do combustível surge apenas como a mais visível delas, porém há ainda as elevadas despesas com manutenções e revisões periódicas do equipamento. Outro ponto diz respeito ao processo de instalação, que – dependendo do modelo do gerador – é demorado e requer investimento elevado. Para completar, o produtor rural fica à mercê da variação do preço do óleo diesel.

Já os aspectos danosos ao meio ambiente transformam o gerador a diesel em uma espécie de vilão. O equipamento produz elevado nível de ruído e libera gases altamente prejudiciais à saúde de pessoas e animais. Nas regiões com temperaturas frias, ele demora mais tempo para dar a partida, aumentando o consumo de combustível e em alguns países da Europa seu uso foi proibido por conta dos prejuízos causados ao meio ambiente.

Energia solar como alternativa

Uma das alternativas mais viáveis para a mudança da matriz energética no planeta, a geração de eletricidade a partir da energia solar se baseia na conversão dos raios do Sol a partir de sua captação por materiais semicondutores – que formam os painéis ou placas. Uma propriedade rural pode ter sistemas fotovoltaicos, por exemplo, para o bombeamento de água abastecimento de residências, projetos de irrigação de pequenas áreas, iluminação ou instalações para animais.

O Brasil tem grande potencial de geração de energia solar, já que a incidência dos raios ocorre em todo o país e durante o ano inteiro. Além disso, as concessionárias de eletricidade não atendem à demanda de áreas remotas e, em momento de crise econômica, não se dispõem a fazer novos investimentos – o que torna ainda mais atrativa a adoção de sistemas fotovoltaicos.

Vantagens da energia solar

Para se ter ideia do potencial desse tipo de fonte de geração, basta observar que a energia solar recebida pela Terra equivale a mais de 15 mil vezes o consumo mundial de energéticos das diversas matrizes. Graças aos avanços tecnológicos, os painéis de captação se tornaram mais baratos nos últimos anos, dando um novo estímulo a sua utilização.

Entre as vantagens da energia solar, destacam-se:

  • É um recurso infinito e gratuito.
  • Apresenta-se como uma das principais fontes de energia renovável e limpa.
  • Elimina o custo do combustível necessário para o acionamento de geradores a diesel.
  • Os equipamentos de captação de energia solar são silenciosos, não impactando o meio ambiente.
  • Os painéis fotovoltaicos são de manutenção fácil e barata.
  • Os sistemas de armazenamento garantem o fornecimento de energia elétrica nos períodos em que não há incidência de raios solares.
  • Capaz de suprir a demanda por eletricidade em áreas remotas.
  • A vida útil dos sistemas fotovoltaicos supera os 25 anos.

O produtor rural tem na energia solar fotovoltaica um importante aliado, já que a utilização de geradores a diesel, além de ecologicamente incorreta, gera perdas financeiras consideráveis. A opção por sistemas fotovoltaicos de geração de energia se apresenta como a alternativa mais indicada para o agronegócio, principalmente em um cenário econômico marcado pela elevação dos preços dos combustíveis e das tarifas de eletricidade.

Não desperdice a chance de adotar o modelo de geração de energia mais adequado aos desafios econômicos e ambientais deste início de século. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os sistemas fotovoltaicos.

 

5 aplicações fantásticas de energia solar para o seu plantio

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *