Energia elétrica por fonte solar: características e benefícios
9 de novembro de 2015
Artigo fundamental para os agricultores: descubra como a energia fotovoltaica irá eliminar seus altos gastos com energia
25 de novembro de 2015
Show all

Desligue seu gerador a diesel e descubra as vantagens do sistema fotovoltaico off-grid

Com a elevação dos preços dos combustíveis, muitas pessoas buscam alternativas com o uso de geradores a diesel. Uma das saídas mais atraentes para o consumidor consiste na instalação de sistemas fotovoltaicos off-grid. Eles representam uma maneira sustentável de geração de energia, com expressivos ganhos em termos financeiros e benefícios para o meio ambiente.

O sistema fotovoltaico off-grid é composto por um kit responsável pela captação da energia solar e pela sua conversão em eletricidade. Ele pode abastecer tanto grandes demandas energéticas comerciais quanto consumidores residenciais, aproveitando toda a imensa potencialidade das fontes renováveis de energia.

Estrutura do sistema

A principal característica do sistema fotovoltaico off-grid é que ele não se encontra conectado à rede elétrica. Para funcionar, utiliza baterias, que armazenam a energia gerada. Ele tem como componentes:

Bloco gerador – formado por módulos solares, material elétrico e estrutura de suporte.
Bloco de armazenamento – composto pelas baterias.
Bloco de controle e inversão – constituído por inversores e controladores de carga.

O sistema fotovoltaico off-grid tem sua aplicação indicada para inúmeras funções, tais como bombeamento de água, eletrificação de residências, postes de luz, torres de telecom entre outros. A energia necessária para funcionamento dos dispositivos é armazenada nas baterias, o que garante a operação durante os períodos em que há pouca incidência de luz solar (dias nublados) ou à noite.

O funcionamento do sistema se baseia no armazenamento de energia produzida durante o dia. Essa sobra fica armazenada. O segredo é dimensionar de forma correta o número de baterias necessárias, levando em consideração fatores climáticos locais, como a relação entre dias ensolarados e chuvosos, e os dispositivos instalados. Dessa forma é possível estabelecer a capacidade mínima e máxima para o conjunto de baterias.

Vantagens do off-grid

Entre as diversas vantagens da instalação do sistema fotovoltaico off-grid, destacam-se a redução do consumo de combustíveis fósseis (diesel dos geradores), o aumento da disponibilidade de energia e a redução dos custos, a diminuição de emissões de gases poluentes e de ruído . Nas demandas de pequeno porte, a capacidade instalada energética varia de 1,5 kWp (kilowatt pico) a 5 kWp.

O sistema supre perfeitamente as necessidades de energia para antenas de comunicação, monitoramento de radares, residências e empreendimentos em locais remotos – onde a rede de fornecimento de energia elétrica é precária. Além disso, ele fornece eletricidade de forma constante e ininterrupta, sem gerar resíduos, minimizando os impactos ambientais e reduzindo a emissão de carbono dos consumidores.

Elementos do sistema

Conheça agora os elementos que constituem o sistema fotovoltaico off-grid. Eles são os responsáveis por todo o processo de transformação da luz solar em energia elétrica:

Módulos ou painéis solares

Geram a energia que abastece as baterias, transformando a radiação solar em corrente elétrica contínua. O sistema pode comportar um ou mais painéis integrados.

Controladores de carga

Garantem o correto abastecimento das baterias, mantendo o equilíbrio e evitando que ocorram sobrecargas ou descargas profundas. Eles têm ainda a função de aumentar a vida útil das baterias.

Inversores

São os responsáveis por transformar a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) e levam a tensão de 12VCC para até 220VCA.

Bateria

Armazena a energia para utilização nos períodos em que não há luz solar.

A instalação de sistemas fotovoltaicos off-grid representa um avanço em termos de ganho energético para os consumidores. A economia em termos financeiros e as vantagens para o meio ambiente tornam essa opção extremamente atrativa para os consumidores e para a sociedade em geral.

 

Quer saber mais sobre o sistema fotovoltaico off-grid? Tem alguma dúvida sobre a sua instalação? Entre em contato conosco ou deixe aqui o seu comentário.

 

Infográfico energia solar VS Gerador a diesel

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

3 Comentários

  1. Alexandre Godoy disse:

    quanto ficaria um sistema of gride pra uma casa pequena , onde moram 2 pessoas ,, 1 geladeira funcionado direto ,,1 tv .. computador e lampadas ..

  2. […] tanto da rede de abastecimento como de fontes próprias comumente utilizadas nesses sistemas, a exemplo do diesel, que além de não ser uma energia limpa, demanda maiores custos e manutenção quase que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *