Energia Solar ou Gerador: Em qual devo apostar?
21 de julho de 2015
Bombeamento de água com Energia Solar: uma feliz realidade
28 de julho de 2015
Show all

Energia Solar Fotovoltaica na Irrigação

irrigation of vegetables into the sunset

Temos observado que cada vez mais a questão energética está sendo discutida, tanto pelo aspecto do custo quanto pelo aspecto ambiental.

A energia solar vem se tornando umas das melhores alternativas no que se refere a geração de energia, por ser uma fonte limpa, inesgotável e com impacto ambiental desprezível.

Recentemente, identificou-se a vasta aplicação de energia solar para automação de sistemas de irrigação de pequenos produtores, principalmente em locais onde não chega energia elétrica. Esses sistemas permitem o uso racional da energia e da água, e ao mesmo tempo controlam a aplicação de produtos químicos e reduzem a necessidade de mão-de-obra.
A automatização da irrigação tornou-se uma ferramenta essencial na agricultura pois controla a correta aplicação de água e produtos químicos na plantação. Esse controle, ao contrário do manejo manual, evita problemas como irrigação excessiva do solo que pode ocasionar lixiviação, ou uma irrigação deficiente.

Além disso, permite também o controle das operações de fertirrigação, retrolavagem de sistemas e que o acionamento de conjuntos moto-bomba seja realizado à distância. No entanto, um dos obstáculos enfrentados e que impossibilitam essas ações é a indisponibilidade da energia elétrica, principalmente em áreas afastadas dos grandes centros, o que acarretaria um alto custo para o pequeno produtor rural.

O sistema solar fotovoltaico pode ser tranquilamente aplicado nessas áreas para suprir a demanda de energia e permitir que pequenos produtores tenham acesso a sistemas modernos de irrigação permitindo que o agricultor intensifique a qualidade de sua produção.

“Espera-se, com esta aplicação, despertar o interesse, não só dos produtores rurais, mas também das organizações em geral para esta importante fonte alternativa de energia, tendo-se em vista que o Brasil com cerca de 90% do seu território entre trópicos recebe uma radiação solar que varia de 4500 a 6300 Wh/m² por dia. É importante dizer que as experiências de implementação desta tecnologia no país, apesar de ainda pouco divulgadas, estão gerando resultados positivos, reforçados pelos baixos custos operacionais e de manutenção, como acrescentam HINRICHS e KLEINBACH, 2012.”

(Alvarenga, Alexandre; Ferreira Vitor; Forte, Márcio – ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: UMA APLICAÇÃO NA IRRIGAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR)
5 aplicações fantásticas de energia solar para o seu plantio
Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *