Energia solar ou geradores a diesel: faça a melhor escolha
15 de dezembro de 2015
Descubra como parar de perder dinheiro com geradores a diesel em sua propriedade
25 de dezembro de 2015
Show all

Entenda por que chegou a hora de instalar um sistema fotovoltaico autônomo em sua propriedade rural

O fornecimento de energia em áreas rurais sempre representou um entrave econômico para muitos produtores. Por questões técnicas ou financeiras, as concessionárias de eletricidade deixam de suprir a demanda dessas regiões. Mas o que parecia ser um problema insolúvel, hoje pode ser facilmente resolvido com a instalação de um sistema fotovoltaico autônomo capaz de atender às necessidades de eletricidade de uma propriedade rural, utilizando a energia solar.

O uso da energia solar no agronegócio surge como alternativa ao gerador a diesel. O sistema fotovoltaico autônomo, aquele que não tem conexão com a rede de eletricidade das concessionárias, aproveita as características climáticas do Brasil, onde a incidência de luz solar ocorre durante todo o ano. Apesar de esse modelo de geração atrair um número cada vez maior de usuários, ele ainda tem um imenso potencial de crescimento.

Tipos de sistemas

Os sistemas fotovoltaicos autônomos reúnem um conjunto de equipamentos interconectados com a finalidade de gerar energia elétrica a partir da luz solar. Utilizados em propriedades rurais, eles se dividem em dois tipos:

  • Com armazenamento – no qual se dá a geração de eletricidade durante as horas de incidência de luz solar. Eles são dotados de acumuladores, responsáveis pelo armazenamento da energia para os períodos em que não há sol. O dimensionamento da capacidade dos dispositivos leva em consideração a autonomia prevista para o sistema e as condições climáticas da região.
  • Sem armazenamento  neste caso, o funcionamento do sistema ocorre apenas durante as horas em que há incidência de luz solar.

O sistema deve ser projetado com base em dados sobre o potencial solar e os períodos sem insolação. Além disso, a empresa responsável pela instalação realiza estudos para avaliar possíveis sombreamentos no plano dos painéis fotovoltaicos. Os componentes que integram o sistema são:

  • Painel fotovoltaico.
  • Dispositivos de condicionamento de potência.
  • Banco de baterias.
  • Conversor autônomo, que transforma a corrente contínua gerada em corrente alternada.

Vantagens para o agronegócio

O produtor rural não atendido por concessionárias de energia lucra ao investir em um sistema fotovoltaico autônomo. Os ganhos abrangem aspectos econômicos e de preservação do meio ambiente. Por conta de seu elevado nível de confiabilidade, esse modelo de geração garante o fornecimento ininterrupto de energia. Conheça agora as principais vantagens para quem o adota.

  • Economia de recursos financeiros a partir da substituição de geradores a diesel, eliminando o custo do combustível.
  • Não apresenta peças móveis, o que acarreta em menor gasto com manutenção.
  • Fonte de energia renovável, destacando a sustentabilidade do sistema.
  • Produção de energia limpa, pois não libera resíduos ou gases capazes de afetar equipamentos eletrônicos ou pessoas.
  • Livre de resíduos eletromagnéticos e sonoros, sendo ideal para instalações residenciais e em propriedades rurais.

A geração de energia elétrica a partir da luz solar eleva os níveis de produtividade do agronegócio. A relação custo/benefício é extremamente vantajosa para o empreendedor rural, dando a ele a oportunidade de recuperar o investimento em curto período. Além da questão financeira, o sistema fotovoltaico autônomo desempenha importante papel na preservação do meio ambiente.

Quer obter mais informações sobre o uso da energia solar em sítios e fazendas localizados em áreas não cobertas pelas concessionárias de eletricidade? Entre em contato conosco. 

 

5 aplicações fantásticas de energia solar para o seu plantio

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

1 Comentário

  1. […] com alguma dúvida sobre como a energia solar fotovoltaica pode ajudar a zona rural em nosso país? Deixe sua pergunta nos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *