O que é Agricultura de precisão e por que utilizá-la em seu agronegócio?
6 de março de 2017
Como a energia solar pode te ajudar a reduzir custos com seu gerador a diesel
13 de março de 2017
Show all

Inovação impulsiona a qualidade e segurança na agroindústria

O Brasil é uma das maiores potências mundiais do agronegócio. Isso só foi possível por causa da aplicação de tecnologias cada vez mais aprimoradas para atender às necessidades deste que é um setor primordial para a manutenção da economia no país. Seja na pecuária, na agricultura, na indústria de maquinário agrícola ou no comércio de insumos, a inovação impulsionou a qualidade e segurança na agroindústria e surge como oportunidade para aumentar a produtividade no setor e estimular ainda mais seu crescimento. E nada disso seria possível sem a energia solar.

inovacao-impulsiona-a-qualidade-e-seguranca-na-agroindustria-1

 O uso da energia solar no agronegócio

Foi-se o tempo que o trabalho rural era ligado ao uso de técnicas de irrigação e mecanização rudimentares, que não necessitavam de energia elétrica para funcionar. Neste novo século, as palavras-chave são produtividade e eficiência, e não dá para pensar nisso sem o uso de energia.

Ao mesmo tempo, fazendas de pequeno a grande porte estão espalhadas por todo o território nacional, muitas vezes em localidades sem acesso ao sistema de energia da rede pública. Mesmo aquelas que são atendidas pelas distribuidoras, com o aumento da concorrência na agroindústria, passaram a pensar em meios de conseguir reduzir custos e tornar a produção mais sustentável.

A energia solar surgiu como oportunidade para empreendedores do setor expandirem seus negócios, melhorarem a comunicação e utilizarem de ferramentas modernas para otimizar suas produções.

Como funciona a energia solar na agroindústria

A energia solar pode ser captada de diferentes maneiras, mas, em geral, para a produção direta de eletricidade são utilizados módulos fotovoltaicos (também chamados de painéis solares), que absorvem a luz do sol e a transformam em energia elétrica.

A geração de eletricidade no campo por meio da energia solar traz diversas vantagens. Ela ajuda a reduzir custos de produção, além de ser uma fonte de energia sustentável que não agride o meio ambiente. Ela pode ser aplicada em diversas atividades, tanto na produção agropecuária quanto nas residências e galpões que suportam essa produção.

Soluções inteligentes para trazer qualidade e segurança na agroindústria

A energia solar na agroindústria possui aplicações diversas. Para que você conheça as principais delas, separamos abaixo algumas algumas maneiras de utilizar a energia produzida na sua fazenda para otimizar sua produção, acompanhe:

inovacao-impulsiona-a-qualidade-e-seguranca-na-agroindustria-2

1. Agricultura de precisão

A agricultura de precisão é um sistema que prevê a gestão metro a metro da área produtiva, levando em consideração as diferenças de cada parte do terreno. Com o maior controle sobre a safra, fica fácil aumentar a produtividade.

No entanto, para monitorar o campo produtivo, é preciso alimentar as torres de telecomunicação, rádios, GPS e outros equipamentos que permitem acompanhar em tempo real as regiões trabalhadas. Para isso, os sistemas autônomos de geração de energia elétrica por fonte solar são essenciais.

2. Áreas de vivência e residências

As áreas de vivências agrícolas são locais destinados ao descanso, higiene e permanência dos trabalhadores que atuam na área rural. O objetivo desses locais é promover o bem-estar e a saúde, e fornecer aos empregados instalações adequadas para suas refeições.

A energia solar fotovoltaica pode ser utilizada para fornecer energia para essas áreas de vivência, permitindo a utilização de bebedouros refrigerados, instalação de marmiteiros elétricos, iluminação, entre outros usos.

3. Bombeamento de água

A água é indispensável para qualquer produção agropecuária. Muitos produtores dependem do bombeamento de água de poços artesianos para irrigar a plantação, principalmente nos períodos secos.

Neste caso, uma solução viável é a utilização sistemas fotovoltaicos para alimentar as bombas ou os sistemas de bombeamento de água, economizando os custos com energia e permitindo o funcionamento do equipamento.

4. Cercas para manejo do gado

No caso da pecuária, a energia solar também pode ser utilizada em cercas elétricas para manejo do gado. Essa é uma ótima solução para reduzir custos e aumentar a produtividade pois a cerca elétrica permite a colocação de um maior número de animais por hectare, além de determinar com exatidão as áreas onde o animal deve comer.

Seja qual for a aplicação, a energia solar trouxe inovação às áreas rurais e se tornou indispensável para o aumento da qualidade e segurança na agroindústria.

E se você quer saber mais sobre como essas soluções podem melhorar a qualidade e segurança na agroindústria, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *