Como a energia solar pode te ajudar a reduzir custos com seu gerador a diesel
13 de março de 2017
por-que-a-manutencao-preventiva-do-sistema-fotovoltaico-pode-te-auxiliar-a-reduzir
Por que a manutenção preventiva do sistema fotovoltaico pode te auxiliar a reduzir custos?
20 de março de 2017
Show all

O que é telemetria?

Com a mobilidade em voga, a transmissão remota de dados é hoje um recurso essencial para empresas de todos os setores.

 

O forte desenvolvimento econômico e os avanços tecnológicos trouxeram consigo a necessidade de empresas de todo mundo contar com uma comunicação instantânea.

 

A telemetria é hoje um fator estratégico para a sobrevivência em um mercado cada dia mais competitivo. Ela permite a transmissão remota de dados, recurso essencial para acompanhar a exigência do mercado por mobilidade.

 

Pensando nisso, no post de hoje você vai aprender o que é essa tecnologia e como ela pode beneficiar sua empresa! Acompanhe.

o-que-e-telemetria-1

Como funciona a telemetria?

Até pouco tempo atrás, somente as grandes empresas detinham o poder da tecnologia. Possuir os mais novos recursos era caro, principalmente quando pensávamos em empresas localizadas em regiões mais remotas.

 

Um dos benefícios do avanço da tecnologia, contudo, foi justamente a popularização do acesso ao que há de mais novo no mercado. Hoje em dia, até um produtor rural usa um equipamento de comunicação remota para saber instantaneamente qual é o grau de desenvolvimento de sua lavoura, a temperatura, umidade do solo, etc.

 

A telemetria é um processo de comunicação automatizado que utiliza recursos para fazer medições e coleta de dados em pontos móveis ou remotos e transmiti-los para um receptor que fará o processamento das informações e o devido monitoramento.

 

Como no caso do produtor rural, ela funciona pela implantação de sensores na lavoura que transmitem informações a uma central para auxiliar a gestão da produção e suportar o agricultor nas suas decisões de negócios.

Quais os benefícios da telemetria?

A telemetria não é um conceito novo e já é bem famosa no automobilismo, principalmente na F1, onde é utilizada para medir todos os parâmetros do carro e do piloto para que suas equipes saibam o que pode ser melhorado.

 

Mas para que você, assim como as equipes de Fórmula 1, também entenda os benefícios do uso da telemetria, separamos uma listinha abaixo com os principais deles:

 

  • mais segurança: o uso da telemetria elimina os “achismos” e traz dados certos e confiáveis para melhorar atomada de decisão na empresa;

 

 

  • redução de custos: com dados precisos, é possível entender se algum ponto do processo está gerando desperdício e eliminá-lo, ou se existem brechas para melhorias que diminuam os gastos da companhia;

 

 

  • otimização da produção: mais segurança e redução de custos é sinônimo de produção otimizada e de mais lucros para o negócio.

o-que-e-telemetria

 

Onde a telemetria pode ser aplicada?

A telemetria pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de produção. Separamos abaixo alguns exemplos para que você conheça como essa tecnologia é posta em prática:

Agronegócio

Como já mencionamos, a telemetria pode ser usada para acompanhar o andamento de uma safra com sensores que medem os principais fatores influenciadores na qualidade de uma produção agrícola.

Gerenciamento de frotas

Assim como na F1, gestores de frota podem contar com a telemetria para acompanhar o desempenho dos seus veículos e motoristas, com o objetivo de melhorar suas performances.

Indústria do petróleo

A telemetria também é usada para transmitir informações importantes da mecânica de um poço de perfuração, em tempo real, evitando erros e otimizando o trabalho na indústria do petróleo.

Monitoramento de energia

Em fábricas, edifícios e casas, o consumo de energia dos sistemas é determinado pelo monitoramento em vários locais. A telemetria pode ser usada, então, para enviar parâmetros relacionados para uma central, permitindo o uso mais eficiente da energia. Tais sistemas também facilitam a manutenção preditiva.

 

Seja qual for a aplicação, o uso da telemetria hoje é fundamental para otimizar as decisões de negócio de uma empresa. A transmissão remota dos dados permite que você gerencie toda a organização com eficiência, sentado no conforto do seu escritório, com a tranquilidade de ter em mãos dados seguros e confiáveis.

 

E você, conhece alguma outra aplicação da telemetria? Tem ideia de como ela pode ser usada no sua empresa? Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco que a gente te ajuda!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *