Energia Solar gerando empregos: como os incentivos ao setor contribuem para a economia do país
30 de maio de 2016
[VÍDEO] O que você precisa saber antes de instalar Energia Solar na sua casa
14 de junho de 2016
Show all

Reduza custos e gere lucros com Energia Solar na zona rural

O Brasil possui uma enorme capacidade de geração de energia solar. Os estados norte e nordeste têm uma grande incidência de radiação solar, matéria prima utilizada pelo painéis de energia solar fotovoltaica para a geração de energia.

O sol é tão abundante que o pior dia de sol nessas regiões é equivalente ao melhor dia de sol em regiões como Europa, por exemplo.

Sendo assim, a energia solar está se tornando, cada vez mais, uma opção viável para geração de eletricidade.

Mas se já existe uma rede de abastecimento de energia em funcionamento, por que buscar alternativas?

Energia solar x energia hidrelétrica

Apesar de ser considerada uma energia renovável, a hidrelétrica é conhecida por causar uma grande impacto ambiental nas áreas de represa. Novos projetos estão se tornando inviáveis tanto por medo de tragédias como a que aconteceu em Mariana quanto pelos altos custos e dificuldade na liberação ambiental.

A energia hidrelétrica, possui um alto custo de manutenção e grandes perdas por dissipação durante a distribuição, o que reduz o seu aproveitamento. Sendo assim, a energia solar fotovoltaica está ganhando espaço em novos projeto de geração energia, por atender a todos esses impedimentos.

Energia solar x combustíveis fósseis

O preço de combustíveis fósseis está aumentando a cada dia. Seu uso para geração de energia elétrica é altamente limitante, como podemos ver nesta reportagem sobre o uso de geradores em locais onde não existe rede de distribuição de energia elétrica, como na Amazônia.

Além disso, um gerador a diesel emite alto ruídos, polui e exige grandes gastos em manutenção, fazendo com que seus usuários procurem alternativas melhores. A energia solar está sendo vista como uma ótima alternativa para atender à demanda dessas regiões.

Seu custo diminui a cada ano, a instalação é possível em praticamente qualquer local, a capacidade de geração de energia altíssima, é 100% renovável, limpa, abundante e não gera ruído.

Potencial para zona rural e locais remotos

Os contínuos apagões, épocas de seca e altas na conta de luz fazem com que o investimento em energia solar se torne bastante viável, mesmo com o alto custo inicial, especialmente para o prosumidor, neologismo criado para indicar o consumidor que é o produtor de pelo menos uma parte de sua demanda.

Se essa fonte de energia é vista como viável para moradores de cidades, isso é ainda mais verdade em locais remotos ou que necessitam de grandes quantidades de energia.

A zona rural do Tocantins, por exemplo, já provou que é possível utilizar os painéis fotovoltaicos para melhorar o abastecimento, diminuir os custos e aumentar o lucros.

Quando ligada a uma rede própria de energia e dependendo do número de placas solares, uma fazenda é capaz de se tornar independente energeticamente.

É possível retirar água de poços, automatizar o sistema de irrigação, fornecer energia para máquinas, e ainda fazer reservas em baterias para utilizar durante a noite, se necessário.

Estações meteorológicas móveis também funcionam com painéis solares, fazendo com que o agricultor possa se preparar melhor para qualquer eventualidade em sua área específica.

E a diminuição da zona de cultivo?

Uma preocupação que surge constantemente para os agricultores é como as placas de energia solar diminuem a zona de cultivo. A verdade é que essa diminuição pode ser mínima, ou até nula.

A área para instalação de placas é muito pequena quando comparada aos campos de cultivo de soja e arroz, por exemplo, e são feitas em um ângulo para maximizar a incidência de radiação solar e minimizar a área inutilizada do solo.

Em muitos casos é possível também aproveitar telhados de estruturas já existentes, como fábricas e galpões.

A tendência a partir de agora é que a energia solar ganhe cada vez mais espaço na geração de energia, se tornando um aliado de consumidores, agricultores e empresários para a diminuição de custos e aumento de lucros.

 

Ficou com alguma dúvida sobre como a energia solar fotovoltaica pode ajudar a zona rural em nosso país? Deixe sua pergunta nos comentários!

Energia-Solar-na-Agricultura-e-Plantio

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *