Japão vai ter maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo
25 de junho de 2015
Por que a Energia Solar é decisiva para a universalização do acesso à energia?
1 de julho de 2015
Show all

O que é Sistema Off-Grid? Veja como produzir energia em locais isolados

Photo of Solar Panel Texture close up

Empresas de diversos segmentos se deparam com o desafio de ter energia elétrica em lugares remotos e de difícil acesso. Várias são as dúvidas na busca da melhor solução para obter energia em locais que não possuem redes de transmissão e não contam com estruturas adequadas para o recebimento pela rede convencional.

A alternativa mais viável e que apresenta o melhor custo-benefício atual certamente é o Sistema de Energia Solar Off-Grid. A tecnologia utilizada no sistema permite a produção de energia de forma autônoma e livre em setores como:

· Agronegócio

· Mineração

· Telecomunicações

· Construção Civil

· Transportes

· Óleo e Gás

· Saneamento

O que é Energia Solar Off-Grid?

O sistema é composto por módulos fotovoltaicos que produzem energia a partir da luz solar. São feitos com materiais semicondutores que reagem na presença de luz, deslocando elétrons e gerando corrente elétrica.

A tecnologia nos permite gerar energia mesmo em dias nublados. Desse modo o sistema irá produzir energia durante o período da manhã e tarde de forma automatizada, sem a necessidade de controle humano.

A energia excedente será armazenada em um banco de baterias evitando o desperdício e garantindo o abastecimento durante o período noturno ou sem sol.

Produção de Energia de forma autônoma

A principal característica do Sistema Fotovoltaico Off-Grid é a geração de energia de forma autônoma, independente de redes de transmissão. O Sistema Off-Grid não está conectado à rede elétrica convencional o que possibilita a sua instalação em locais remotos.

Atualmente é o sistema mais utilizado no Brasil para fornecer energia em locais de difícil acesso como propriedades rurais, embarcações, equipamentos isolados como radares, torres de telecomunicação, entre outras inúmeras aplicações.

Além de sua aplicação em locais remotos, os Sistemas Off-Grid apresentam o melhor custo-benefício em locais onde o custo de acesso a rede elétrica é elevado. A implantação do sistema gera uma economia maior se comparada ao gasto com o acesso a rede convencional ou a utilização de geradores a combustível fóssil.

Composição do Sistema Off-Grid

O Sistema Off-Grid fornece energia diretamente aos equipamentos e é composto basicamente por quatro componentes:

· Módulo Solar (Painéis Fotovoltaicos)

Os módulos são responsáveis pela geração de energia elétrica. As “placas” transformam a radiação solar em corrente elétrica contínua e a energia é armazenada no banco de baterias. No sistema pode haver um módulo solar ou diversos módulos interligados.

· Controladores de carga

Os controladores garantem o abastecimento das baterias de forma correta, regulando a entrada de energia nas baterias para evitar sobrecargas e descargas. Este controle garante o aumento da vida útil do sistema.

· Baterias

As baterias armazenam toda a energia produzida pelos painéis. Desse modo, os equipamentos podem usar a energia armazenada a qualquer momento, inclusive no período noturno.

· Inversores

Os inversores tem a função de transformar Corrente Contínua (CC) em Corrente Alternada (AC). Isso é necessário porque a maioria dos equipamentos funcionam ao receber a corrente alternada. Ou seja, o inversor é responsável em mudar a tensão de 12V para 127V, por exemplo.

 

Resumindo, o Sistema Isolado Off-Grid apresenta-se como a forma mais efetiva para a geração de energia independente. Seu uso é variado, podendo fornecer energia desde comunidades isoladas até Mega torres de telecomunicação.

Nada é mais garantido que usar a fonte de energia mais abundante em nosso país para seu próprio negócio. Energia limpa e infinita são fatores que resumem o quanto a tecnologia fotovoltaica é fantástica e, além de promissora, uma realidade muito presente em locais de difícil acesso.

 

Sua empresa já investe em Sistemas Off-Grid? Conte-nos suas experiências com essa tecnologia fascinante! Escreva um comentário logo abaixo. Para saber mais sobre geração de energia em locais remotos navegue pelo Blog da OCA e confira nossos Guias e Materiais.

Energia solar para comunidades isoladas

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *