quais-cuidados-preciso-ter-na-manutenção-do-meu sistema-fotovoltaico
Quais cuidados preciso ter na manutenção do meu sistema fotovoltaico?
20 de fevereiro de 2017
gerenciamento-de-projetos-fotovoltaicos
Gerenciamento de projetos fotovoltaicos
1 de março de 2017
Show all

As 10 cidades mais sustentáveis do mundo

as-10-cidades-mais-sustentaveis-do-mundo

Anualmente, um ranking é fornecido contendo as principais cidades mais sustentáveis do mundo. Mais uma evidência de que um dos principais assuntos, neste início de século, é ainda a busca por ações que nos guiem a um futuro mais sustentável.

E, para inspirar você a empregar mais ações sustentáveis – em sua vida pessoal ou profissional –, vamos apresentar a lista mais recente com as 10 cidades mais sustentáveis do mundo. Uma seleção especial que pode, inclusive, nos ajudar a considerar o que o Brasil pode fazer para se tornar mais sustentável. Confira o ranking feito pela empresa de consultoria global Arcadis!

A lista das 10 cidades mais sustentáveis do mundo

  • Zurique –  74,6%;
  • Cingapura – 74,1%;
  • Estocolmo – 73,9%;
  • Viena – 73,4%;
  • Londres – 73,2%;
  • Frankfurt – 70,6%
  • Seoul – 69,6%;
  • Hamburgo – 69,2%;
  • Praga – 69,1%;
  • Munique – 68,6%.

Essas foram as cidades mais sustentáveis do mundo em 2016. Agora, vamos entender por que elas estão entre as grandes cidades mais focadas em cuidar do meio ambiente, e o que o Brasil pode fazer para se tornar mais sustentável?

Como identificar as cidades mais sustentáveis do mundo

A Arcadis já compila essas dados anualmente, tornando-se uma referência no assunto, quando procuramos saber quais são as cidades mais sustentáveis do mundo.

Para chegar a esse resultado, a empresa considera um valor ideal a partir de um índice que se altera de acordo com os pilares de sustentabilidade:

  • Pessoas;
  • Planeta;
  • Profit (economia).

Ou seja: quanto mais equilibrados esses fatores, em uma cidade, maior é a sua pontuação. Afinal de contas, para a Arcadis uma cidade sustentável consegue equilibrar as necessidades das pessoas e da sociedade, como um todo, visando cuidar do meio ambiente e, ainda assim, manter as suas atividades econômicas em desenvolvimento.

Missão difícil, não é mesmo? Mas que tem se mostrado altamente eficaz para gerar um desenvolvimento cada vez mais harmônico, colocando a sociedade em um alto patamar, mas sem agredir o meio ambiente no processo.

Em cada um dos pilares de sustentabilidade analisados pela Arcadis, podemos identificar:

as-10-cidades-mais-sustentaveis-do-mundo

Pessoas

Uma análise profunda a respeito da qualidade de vida dos cidadãos, cujos indicadores se alternam entre a saúde e expectativa de vida da cidade, bem como o nível de alfabetização das pessoas, o custo de vida local, a renda média e as taxas de criminalidade e de desigualdade social.

Planeta

Oferece um retrato daquilo que consideramos “fatores verdes”, como:

  • O consumo de energia elétrica;
  • A quantidade e qualidade dos parques públicos;
  • A quantidade de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera;
  • A produção de energia a partir de fontes renováveis, como a energia solar;
  • A exposição às catástrofes naturais;
  • Qualidade da água e do ar.

Ou seja: diferentes aspectos que focam, justamente, em um desenvolvimento focado em também conservar o meio ambiente.

as-10-cidades-mais-sustentaveis-do-mundo

Economia

Aqui, a saúde econômica de cada cidade é colocada sob análise, avaliando também o PIB dela, sua taxa de empregabilidade, infraestrutura geral e cuidados com transporte, turismo e negócios.

Para se ter uma ideia do quanto o Brasil tem trabalhado nesse sentido, o ranking aponta apenas duas cidades nacionais como parte da lista de 100 cidades mais sustentáveis do mundo: São Paulo (na 79ª posição) e Rio de Janeiro (na 81ª).

Com isso, é nítido o esforço interno que devemos percorrer, ainda, até nos figurarmos entre as principais cidades sustentáveis do mundo!

Inspire-se nas ações das 10 cidades mais sustentáveis do mundo

E então, como vimos neste artigo, a sustentabilidade é um tema cada vez mais presente nas pautas sociais. Uma conquista a ser celebrada e, principalmente, ser levada como inspiração para os mais variados aspectos de nossa vida.

Por isso, queremos saber agora de você também: como a sua empresa tem lidado com a sustentabilidade em sua rotina? Compartilhe conosco, no campo de comentários deste post!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *