onibus-100-eletrico-comeca-a-operar-no-brasil
Ônibus 100% elétrico começa a operar no Brasil
25 de janeiro de 2017
planejamento-o-item-que-salva-o-seu-negocio
Planejamento: o item que salva o seu negócio
1 de fevereiro de 2017
Show all

Economia e sustentabilidade: motivos para você instalar painéis solares na sua residência

economia-e-sustentabilidade-motivos-para-voce-instalar-paineis-solares-na-sua-residencia

Muito se diz sobre o investimento que tem que ser feito em energia solar. Afinal de contas, vale o valor investido?

Nossa resposta é simples e definitiva: sim! Ainda mais porque painéis solares residenciais auxiliam na economia doméstica e, de quebra, concentram diversos benefícios sustentáveis.

Isso se traduz em um investimento econômico e revolucionário em sua vida, no qual você gera energia com mais economia e sem impactar negativamente a natureza.

Mas, para nos aprofundarmos no assunto, fizemos este post, que explora a economia aliada a energia solar, bem como alguns motivos para você instalar painéis solares na sua residência!

economia-e-sustentabilidade-motivos-para-voce-instalar-paineis-solares-na-sua-residencia-1

Como painéis solares residenciais auxiliam na economia doméstica

De acordo com a coordenadora da campanha de Energias Renováveis da organização não governamental (ONG) Greenpeace, Bárbara Rubim, o investimento em energia solar para residências não ultrapassa a média de R$ 16 mil.

É um valor alto, se a pessoa tiver que fazer esse investimento à vista. Mas é um investimento que vai se pagar em uma média de sete anos e gerar retorno para a pessoa. É um investimento que você está fazendo no seu imóvel” revelou em entrevista à Agência Brasil.

O retorno mencionado por ela, inclusive, diz respeito ao próprio equipamento dos painéis fotovoltaicos, que utiliza o excedente de energia gerada e não utilizada, em créditos que podem ser utilizados futuramente para abater contas de luz no nome do proprietário.

Mais incentivos para investir em energia solar

Uma das principais questões que têm impactado de maneira negativa na popularização de painéis solares é o seu custo. Algo que, na visão do consumidor e da coordenadora da ONG poderiam ser facilmente resolvidos com linhas de financiamento específicas.

“Durante anos, o governo federal subsidiou para que você pudesse ter até linha de financiamento com juros zero para a compra de veículos novos. Se o governo fez isso para a compra de um carro que, querendo ou não, é um bem que gera uma série de externalidades negativas para a sociedade e que está sendo depreciado ano após ano, não existe motivo de ele não ter uma política semelhante para a energia solar” explica.

Outra solução apontada por Bárbara seria a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a aquisição de painéis solares. Algo que facilitaria ainda mais o acesso a essa tecnologia.

economia-e-sustentabilidade-motivos-para-voce-instalar-paineis-solares-na-sua-residencia-2

Menos dependência das geradoras de energia

Outro motivo que deveria levar você a considerar a economia aliada a energia solar é o fim da dependência das geradoras de energia do País.

Além disso, essa alternativa tornaria a sua vida menos dispendiosa e mais sob o seu controle. Afinal de contas, o Brasil é um dos países mais interessantes, quando listamos os benefícios da energia solar, já que o sol aqui brilha em abundância.

economia-e-sustentabilidade-motivos-para-voce-instalar-paineis-solares-na-sua-residencia-3

Energia solar com foco em sustentabilidade

Indiscutivelmente, um dos principais aspectos a ser levado em conta, para introduzir a energia solar em sua residência além da economia, é a sustentabilidade.

Afinal, a energia solar é um recurso infinito e renovável. Podemos usar à vontade que não vai impactar em nada o meio ambiente e tampouco o bolso do consumidor.

A melhor parte disso é que as ideias sustentáveis estão ganhando mais espaço na mídia e nos hábitos das pessoas. E, com isso, existe um método eficiente de propaganda, que é o boca a boca.

Isso porque, quanto mais pessoas instalam painéis solares, mais elas se convencem dos seus benefícios e espalham para os amigos e conhecidos essas vantagens. Ainda que, no Brasil, esta etapa ainda esteja engatinhando.

Onde mais a energia solar tem despontado

Apesar do início promissor e ainda emergente do uso de energia solar em residências, já é perceptível os avanços em outros setores.

Aqui mesmo, no blog, já falamos a respeito da fábrica de painéis solares instalada em Sorocaba – interior de SP –, e até mesmo da consideração de energia solar em áreas mais afastadas, como no Norte do País.

Isso sem falar que diversas empresas já conferiram, no dia a dia, a economia aliada a energia solar. São pequenos avanços que, quando divulgados, apenas dão mais força ao uso de energia solar.

Pois então, deu para conferir os principais motivos para investir em painéis solares residenciais, que auxiliam na economia doméstica? Caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto, não hesite em entrar em contato conosco!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *