A viabilidade da energia solar no agronegócio
26 de abril de 2017
O que a energia solar pode fazer pelo seu agronegócio?
3 de maio de 2017
Show all

Horário de verão 2018 e energia solar: um universo de possibilidades

O horário de verão foi adotado no Brasil pela primeira vez em 1931, buscando ajudar o país a economizar no consumo de energia elétrica. Desde então, durante os meses do verão, os brasileiros adiantam os relógios em uma hora e podem aproveitar mais da luz solar no fim dos dias.

Contudo, com o passar dos anos, novas tecnologias surgiram permitindo que a luz do sol fosse aproveitada de outras maneiras, gerando ainda mais economia. Estamos falando dos sistemas fotovoltaicos de geração de energia solar.

Horário de verão 2018 e energia solar: um universo de possibilidades

Quem quer realmente economizar tem na energia solar o melhor caminho. E a gente te explica o porquê.

horario-de-verao-2018-e-energia-solar-um-universo-de-possibilidades3 (1)

Energia solar e horário de verão

O horário de verão no Brasil dura em torno de quatro meses. Todos os anos, ele é implementado para reduzir o consumo total de energia elétrica no país e evitar a sobrecarga dos sistemas das hidro e termelétricas em momentos críticos, como nos horários de pico.

De acordo com o informe anual do Operador Nacional do Sistema (ONS), no horário deverão de 2016 foram economizados R$ 162 milhões em geração de energia durante os 126 dias de duração. Pode parecer muito, mas esse número ficou bem longe da meta do governo federal de R$ 240 milhões de economia.

A verdade é que a quantidade de energia economizada ainda está aquém das possibilidades, principalmente em um país como o Brasil, que possui uma das maiores taxas de incidência solar do planeta.

Os resultados do horário de verão poderiam ser bem melhores se sua implantação fosse combinada com uma política de eficiência energética.

O uso de energia renováveis, como a energia solar fotovoltaica, em residências e empresas em larga escala pode reduzir a carga nos sistemas de geração de energia da rede elétrica, possuindo ainda a vantagem de deixar a conta de luz mais barata para o consumidor final.

Contudo, a falta de conhecimento sobre como a geração de energia solar funciona e sobre qual o real retorno desse investimento ainda são barreiras que impedem a adoção ampla dessa fonte limpa.

horario-de-verao-2018-e-energia-solar-um-universo-de-possibilidades2 (1)

Geração de energia em um sistema fotovoltaico

Para que você também não caia na cilada de deixar de fazer esse investimento por falta de informação, vamos te explicar um pouco sobre como um sistema fotovoltaico funciona e porque ele é vantajoso.

A energia solar fotovoltaica consiste na geração de energia elétrica por meio da captação da luz do sol. É uma solução limpa, renovável e ilimitada que permite a geração de eletricidade no próprio ponto de consumo. Essa tecnologia pode ser empregada tanto em áreas urbanas como em locais rurais e remotos.

O setor, que cresceu 300% nos últimos anos somente no Brasil, tende a crescer ainda mais com o investimento de grandes companhias multinacionais na geração de energia solar.

Desde agosto do ano passado, a Apple, gigante de tecnologia, é detentora de uma usina solar na Califórnia. A empresa já investiu em energia renovável em outras ocasiões e afirma que seu principal objetivo é fazer com que todas as suas operações sejam realizadas usando energia 100% renovável.

E com a busca cada dia maior por eficiência energética, a tendência é que não só empresas, mas pessoas comuns, busquem adotar a geração de energia solar como alternativa para economizar e ver seu dinheiro sendo bem investido.

Isso faz deste um ótimo mercado para ser explorado por quem quer empreender e possuir um negócio cuja demanda tende a só crescer nos próximos anos.

E para que você comece nesse caminho, faça nosso curso de Introdução aos Sistemas Fotovoltaicos, totalmente online, e aprenda os primeiros passos para se tornar um empreendedor de sucesso no ramo de energia solar!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *