as-mulheres-no-mercado-de-energia-solar
As mulheres no mercado de energia solar
23 de janeiro de 2017
economia-e-sustentabilidade-motivos-para-voce-instalar-paineis-solares-na-sua-residencia
Economia e sustentabilidade: motivos para você instalar painéis solares na sua residência
30 de janeiro de 2017
Show all

Ônibus 100% elétrico começa a operar no Brasil

onibus-100-eletrico-comeca-a-operar-no-brasil

Engana-se quem tem colocado o bilionário Elon Musk como uma das mentes mais utópicas, ao considerar o veículo movido a energia solar como um dos principais inventos para o futuro próximo.

Afinal de contas, esta já é uma realidade, bastando consolidá-la para que, nos próximos anos, possamos apostar nas fontes de energia alternativas como o principal elemento para nos colocar em movimento.

Quem não nos deixa mentir, nesses devaneios, é o ônibus 100% elétrico que vai começar a operar aqui no Brasil. Uma novidade que, com certeza, nos faz considerar diversas possibilidades para uso da energia renovável.

Confira como as baterias recarregáveis por meio de energia solar podem colocar o futuro sustentável em movimento!

O Brasil como pivô dessa transformação

Se você acompanha o nosso blog ou mesmo os noticiários, já deve ter percebido que, ultimamente, o Brasil tem protagonizado interessantes manchetes a respeito de energias renováveis.

Uma delas é a fábrica de painéis solares, que será instalada em Sorocaba (interior de São Paulo). E, agora, foi a vez do ônibus 100% elétrico que promete circular pelas ruas brasileiras – a começar pelo Estado de Santa Catarina.

onibus-100-eletrico-comeca-a-operar-no-brasil-1

O que é o ônibus 100% elétrico

A promessa é que, daqui a 3 meses, o Brasil receba o primeiro ônibus elétrico movido a energia solar em atividade no País – cujo itinerário inicial será no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

O projeto contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e terá uma primeira viagem cujo percurso total terá 50 km – que é a distância entre o campus da universidade e o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica, no Sapiens Parque.

A ideia é que o tempo gasto seja reduzido em um terço. Tão impressionante quanto as cifras para a conclusão do projeto, que foi de R$ 1 milhão.

onibus-100-eletrico-comeca-a-operar-no-brasil-2

As inovações que o veículo movido a energia solar pode trazer

A princípio, o ônibus 100% elétrico irá realizar o percurso quatro vezes ao dia – e sem emitir poluentes. Afinal de contas, para o seu deslocamento é gerada uma eletricidade a partir de uma fonte inteiramente limpa e silenciosa: a fotovoltaica.

Quem destaca as virtudes desse projeto, como a geração de energia para a frenagem – enviada para as baterias e reaproveitada – e a economia no consumo de energia quando o veículo está parado, vem das palavras do professor do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC, Ricardo Ruther:

“Contar com o apoio do MCTIC foi fundamental, pois os recursos do projeto foram integralmente financiados pelo ministério. Tivemos a doação das baterias e da estação de recarga da empresa japonesa Mitsubishi Heavy Industries, que também foi fundamental para viabilizar o projeto”, revela Ruther.

Isso sem falar nos detalhes da produção desse ousado projeto que, de acordo com Ruther, recebeu total apoio do MCTIC que, inclusive, financiou a implantação do laboratório do centro de pesquisa onde foi idealizada e produzida toda a tecnologia para o ônibus 100% elétrico.

A título de curiosidade: para a construção desse laboratório, foram investidos R$ 3,6 milhões.

“Em nosso laboratório, temos cerca de 100 Quilowatts (kW) de geração solar, dos quais somente 60 kW são necessários para atender a todo o consumo de eletricidade do laboratório, que são cerca de 700 m². Os outros 40 kW, injetamos hoje na rede elétrica para ser utilizado em nosso campus central da UFSC”, afirmou Ricardo Ruther.

Mais sustentabilidade para o mundo

Já vimos, recentemente, que o Google pretende funcionar e utilizar somente energias renováveis a partir de 2017. Sinal de que não apenas aqui, mas ao redor do mundo, a sustentabilidade não é tendência, mas o futuro.

O projeto desse ônibus, que funciona com baterias recarregáveis por meio de energia solar, faz parte de um projeto maior, cujo conjunto de ações está inserido no Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis da Secis.

Nele, propõe-se fortalecer o uso da energia fotovoltaica no País e, assim, reduzir o uso de energias danosas ao meio ambiente, como os combustíveis fósseis.

onibus-100-eletrico-comeca-a-operar-no-brasil-3

Compartilhe as notícias a respeito de um mundo mais sustentável

E então, o que achou do ônibus 100% elétrico rodando as ruas catarinenses?

Caso tenha algum amigo que more por ali, que tal compartilhar essa notícia em suas redes sociais. Assim, além dele, mais pessoas podem ficar por dentro do futuro sustentável, que já bate à nossa porta!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *