noticia-reserva-no-amazonas-recebe-energia-solar
Notícia: Reserva no Amazonas recebe energia solar
28 de dezembro de 2016
dicas-de-gestao-para-quem-quer-empreender-no-setor-de-energia-solar-3
Dicas de gestão para quem quer empreender no setor de energia solar
4 de janeiro de 2017
Show all

Quem é Elon Musk e o que ele pode fazer para tornar o mundo um lugar mais sustentável

quem-e-elon-musk-e-o-que-ele-pode-fazer-para-tornar-o-mundo-um-lugar-mais-sustentavel-2

Quem anda de olho em notícias relacionadas a um mundo sustentável já deve ter se deparado com o nome de Elon Musk.

Afinal de contas, o empresário por trás da montadora Tesla, e fundador do PayPal e SpaceX, tem apresentado planos, no mínimo, ambiciosos para tornar o mundo um lugar mais sustentável.

E, apesar de ambiciosos, não há nada de impossível em tudo que o empreendedor tem apresentado.

Por isso, neste post, vamos falar um pouquinho mais a respeito dos planos de Elon Musk para os próximos anos e como isso envolve o uso de muitas energias renováveis, como a energia solar.

Quem é Elon Musk

Ele chegou com grande alarde, no mercado, quando trouxe uma nova forma de pagamento (o PayPal) muito bem alinhada com o que era, até então, uma tendência em franca ascensão: a internet.

Em seguida, enlouqueceu o mercado em 2006, quando prometeu desenvolver um carro esportivo e, com o dinheiro arrecadado, planejar outro modelo mais barato e fazer um terceiro carro – ainda mais acessível.

Dez anos depois, nos deparamos no mercado, com o Roadster, Model S e Model 3.

Ou seja: Elon Musk tem se tornado um homem no qual a sua palavra tem valido – literalmente – milhões de dólares.

Por isso, quando o empreendedor anunciou o seu Master Plan, em nome de um mundo sustentável, ninguém duvidou. Ainda que as ambições do projeto parecessem o enredo de uma boa ficção científica.

A Gigafábrica da Tesla

Em julho, a Tesla de Musk inaugurou uma fábrica de baterias, em Nevada, nos Estados Unidos, batizada de Gigafábrica.

Lá, serão produzidas baterias elétricas para automóveis e também de uso doméstico. Detalhe: elas funcionam com energia solar.

quem-e-elon-musk-e-o-que-ele-pode-fazer-para-tornar-o-mundo-um-lugar-mais-sustentavel-1

Conhecidas como PowerWall, as baterias da Tesla fazem parte do grande plano de Elon Musk, cada vez mais próximo de desenvolver uma rotina sustentável para o seu consumidor – ampliando, gradativamente, para o resto do mundo.

A própria empresa está assumindo o compromisso de, até 2020, produzir mais baterias do que todas as outras empresas produziram, juntas, em 2013. Tratando-se das estatísticas de promessas cumpridas do empreendedor, melhor não duvidar.

O futuro cada vez mais próximo

Ainda em 2016, o sul-africano publicou no próprio site da Tesla mais coisas a respeito do seu Master Plan.

Em especial, o texto aborda quatro pontos-chave: energia solar, a expansão da sua linha de carros, veículos autônomos gerem receita enquanto não são usados.

“Precisamos atingir uma economia de energia sustentável ou iremos ficar sem combustíveis fósseis para queimar e nossa civilização entrará em colapso” inicia Musk, em seu texto.

A ideia inicial, segundo o empreendedor, é unir as empresas Tesla e SolarCity para fornecer as já citadas PowerWall com eficácia.

Afinal de contas, porque não expandir a tecnologia de suas baterias para outros fins também? E, o melhor: concentrando tudo em um mesmo lugar: “Um único pedido de compra, uma instalação, um contrato de serviço, um aplicativo para smartphones” explica Musk.

Outra possibilidade discutida foi a de desenvolver veículos elétricos em duas frentes: veículos para trabalhos pesados e outros para transporte de passageiros.

Por fim, Musk e sua equipe estão trabalhando arduamente na tecnologia de carros autônomos. Não há nada de concreto ainda, mas é impressionante o quanto a mente de Musk tem desenvolvido revoluções impactantes e em uma velocidade impressionante.

Agora você já sabe quem é Elon Musk

Se você ainda não conhecia o trabalho desenvolvido por Elon Musk, agora não restam mais dúvidas de que se trata de uma das mentes mais afiadas e empreendedoras do nosso século.

O que pode, despertar mais ambições em você também, o que acha? O mercado de energia solar é, definitivamente, o próximo passo evolutivo na geração e consumo de energia.

Antecipar-se pode ser uma excelente oportunidade de expandir os seus horizontes.

Mas, enquanto isso, e para reforçar essa teoria, que tal revermos  o novo plano de Musk, de maneira abreviada? Ele pretende:

  • Criar uma solução cada vez mais interada no uso de energia solar;
  • Expandir a linha de veículos elétricos da sua montadora, a Tesla;
  • Trabalhar com afinco na tecnologia de carros autônomos;
  • Criar maneiras de fazer com que o carro gere receita quando não estiver em uso.    

Para conferir, na íntegra (e em inglês) o texto original de Elon Musk, clique aqui!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *