entenda-como-funciona-a-regulamentacao-da-microgeracao-de-energia
Entenda como funciona a regulamentação da microgeração de energia
8 de maio de 2017
Entenda o que o Marketing Digital pode fazer pelo seu negócio de energia solar!
15 de maio de 2017
Show all

Sistemas de energia solar estão protegidos contra descargas elétricas ?

Com o aumento no custo de energia no país, cada vez mais brasileiros recorrem à microgeração de energia solar. Sistemas fotovoltaicos são uma boa opção para quem quer economizar e ainda investir em uma fonte renovável de energia, que não agride o meio ambiente.

Contudo, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é líder mundial em incidência de descargas elétricas, os conhecidos raios.

Para quem possui sistemas fotovoltaicos de energia solar off-grid (independentes, não ligados à rede elétrica), isso significa um pouco mais de atenção nos cuidados com suas placas.

Os cuidados devem ser ainda maiores naqueles casos em que as instalações são feitas em lugares remotos, longe da proteção dos pára-raios nos grandes centros urbanos.

Para que você saiba como proteger o seu sistema, separamos neste post algumas dicas essenciais que você deve seguir. Acompanhe e descubra conosco!

sistemas-de-energia-solar-estao-protegidos-contra-descargas-eletricas2

Como proteger meu sistema de energia solar off-grid

Como as placas fotovoltaicas são instaladas em locais abertos, sujeitos à ação do tempo, elas devem contar com manutenções preventivas e elementos de segurança que assegurem sua preservação contra chuvas, fortes ventos e, claro, raios.

No caso em que uma placa é atingida por um raio, as consequências podem variar desde a redução no tempo de vida do mesmo até danos irreparáveis que exijam do consumidor a troca de todo o sistema.

É importante notar que quanto maior a extensão dos painéis, ou seja, quanto maior o sistema, mais sujeito ele estará às descargas elétricas. Além disso, não somente os raios podem causá-las no sistema, mas também uma sobretensão no mesmo pode levar a problemas em casos que a instalação elétrica não seja feita corretamente.

Para fazer a correta proteção das suas placas fotovoltaicas, é preciso investir em alguns sistemas de segurança. Conheça eles abaixo e saiba como proceder para deixar sua central microgeradora de energia equipada com os itens básicos de segurança!

Horário de verão 2018 e energia solar: um universo de possibilidades

Sistema de aterramento

A função de um sistema de aterramento é descarregar as cargas acumuladas nas placas para a terra, evitando assim que ocorra uma sobrecarga de tensão. Quando ocorre uma descarga atmosférica, por exemplo, o aterramento transfere a energia recebida no sistema fotovoltaico para a terra, evitando que ele sofra com a ocorrência.

DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surto)

Os dispositivos de proteção contra surtos, também conhecidos como descarregadores de sobretensão possuem o papel de fazer o desvio de uma sobrecarga no sistema fotovoltaico, reduzindo o pico de tensão nos terminais do equipamento.

Existem dois tipos de classe de proteção do DPS. No caso da energia solar, deve ser instalado um DPS classe II, que fique localizado perto do inversor do painel da central do sistema fotovoltaico.

Pára-raios

Os famosos pára-raios servem para evitar impactos diretos dos raios nas placas solares. Sua função básica, similar ao aterramento, é conduzir a descarga elétrica até a terra. A diferença é que, neste caso, a descarga não chega nem a atingir as placas fotovoltaicas.

O pára-raio cria um caminho preferencial para a descarga atmosféricas, ou seja, ele atrai ela evitando que ela atinja outros locais. Assim, o pára-raio consegue fechar a corrente e direcioná-la por um caminho seguro que não gere danos à rede elétrica ou ao sistema de geração de energia.

É recomendável que essas instalações sejam feitas por profissionais da área elétrica ou empresas especializadas, para que todos os sistemas metálicos não energizados fiquem conectados corretamente ao aterramento e não prejudiquem a vida útil das suas placas de energia solar.

Ficou com alguma dúvida sobre como proteger seu sistema de energia solar off-grid das descargas elétricas? Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas dúvidas e opiniões conosco!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *