Plano de carreira para ser um Empreendedor no setor de Energia Solar
31 de agosto de 2016
Conheça os principais tipos de Painéis Fotovoltaicos para instalar em casa
12 de setembro de 2016
Show all

4 sinais para identificar as oportunidades no mercado de Energia

O mercado nacional de energia solar fotovoltaica está em crescimento rápido e a necessidade por profissionais qualificados é cada vez maior.

Já mostramos em nosso blog alguns dos principais incentivos lançados pelo governo recentemente e como isso deve afetar os investimentos no setor nos próximos anos.

Abaixo te mostramos alguns indicadores que confirmam essa realidade do mercado.

Sinais que confirmam o crescimento do mercado de energia solar fotovoltaica

 

1. Aumento da tarifa de energia e problemas para suprir a demanda: 2016 foi um ano marcado pela flutuação do preço da tarifa de energia elétrica em todo o país.

Alguns estados tiveram redução, enquanto outros tiveram que pagar mais. Para setembro, mais reajustes estão previstos, o que dificulta bastante a vida do consumidor, que precisa se adaptar constantemente às novas tarifas e ajustes o seu consumo para não sair do orçamento.

Sendo assim, a energia elétrica se torna um incômodo, além de um custo cada vez maior.

2. Aumento do preço de combustíveis fósseis para geradores: diesel é o combustível fóssil tipicamente utilizado em geradores de energia e o seu preço variou bastante em 2016.

Seja pela falta dele em alguns momentos ou pelo retorno da alíquota do ICMS referente ao combustível, a realidade é que o preço do combustível variou cerca de 13% em apenas um ano, afetando diretamente o bolso de muitos usuários. E a crescente escassez de combustíveis fósseis virá apenas reforçar esta tendência.

Vale lembrar que um acordo entre diversos países que entra em vigor em 2020 prevê o fim da era dos combustíveis fósseis e a busca por fontes mais limpas de energia.

Uma opção? A energia solar fotovoltaica!

3. Cresce a demanda de energia fotovoltaica para residências e empresas: a demanda por energia elétrica cresce constantemente e a solução apontada por muitos especialistas é a adoção a energia solar. O retorno em cima do investimento é rápido e a capacidade de geração de energia no Brasil é imensa!

4. Mercado precisa de mais profissionais: com as informações apresentadas acima é possível perceber que, a medida que cresce a demanda por essa tecnologia, cresce também a demanda por profissionais qualificados para trabalhar no setor tanto On-Grid (sistemas ligados à rede elétrica) quanto Off-Grid (sistema elétricos isolados e autossuficientes).

Os sistemas Off-Grid estão sendo muito adotados pelo agronegócio e por empresas de telecomunicações, já que tipicamente ficam em locais remotos ou longe do centro dos municípios.

 

Interessado em entrar para o mercado de energia solar fotovoltaica?

Se você já é um eletricista, ótima notícia! Você já está no caminho certo e poderá facilmente se qualificar e entrar no setor. A melhor forma para iniciar esse caminho de atualização e conhecimentos específicos da área é estudando online.

A OCA Energia, por exemplo, possui uma escola online para os interessados em entrar para o mercado.

Os cursos não são presenciais, o que facilita a rotina para quem já trabalha, e dá todas as informações necessárias para entrar no mercado, como histórico do setor, como funciona a placa fotovoltaica, como está o mercado de trabalho, etc.

Acesse e confira os cursos abertos no momento!

 

Ficou com alguma pergunta? Deixe um comentário abaixo! Estamos à disposição a te ajudar nesse setor repleto de oportunidades para profissionais eletricistas e entusiastas das energias renováveis.

trabalhe com energia solar, veja nossos cursos

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *