6 Mitos sobre Energia Solar Fotovoltaica que você pode ter ouvido
3 de agosto de 2016
EAD para Energia Solar: como entrar neste mercado estudando online
18 de agosto de 2016
Show all

Como entrar no mercado de Energia Solar e atuar nesse setor em crescimento

O setor de energia solar é um dos que mais cresce no mundo.

O baixo custo dessa energia, se comparada a outras fontes de energia que provocam um alto impacto ambiental (poluição sonora e atmosférica) e principalmente social (ocasionado na construção de usinas hidrelétricas e termoelétricas), fazem com que esta seja uma solução de fácil adoção tanto para empresas quanto pela população.

Uma estimativa do início do ano mostrou uma previsão de crescimento do setor de 300% em 2015.

Daí vem a pergunta: como entrar neste mercado de energia solar em crescimento?

Esta é uma das principais dúvidas daqueles que desejam começar a trabalhar na área. Afinal, mesmo com uma formação como eletricista ou engenheiro elétrico, é preciso ter uma qualificação específica para se tornar um bom profissional e conquistar um espaço no mercado de energia solar.

Se você está pensando em entrar nessa área e começar a atuar com energia solar fotovoltaica, continue lendo as nossas dicas!

Primeiros passos para ingressar no mercado de energia solar

O mercado de energia solar, por estar em crescimento acelerado, tem uma grande necessidade por profissionais qualificados.

Sendo assim, é preciso conhecer a área, estudar os equipamentos, como funcionam, como realizar a instalação do sistema, etc.

Uma boa opção para começar a estudar é realizar um curso online.

O curso deve ser oferecido por uma empresa especializada da área. A OCA Energia Solar, por exemplo, possui uma escola que se dedica a introduzir os primeiros conhecimentos sobre o mercado de energia solar para novos profissionais. As vantagens do curso online são muitas:

  • comodidade para estudar quando quiser, essencial para quem precisa conciliar com trabalho ou estudo integral;
  • cada aluno pode estudar no seu ritmo;
  • pessoas de todas as localidades podem estudar.

Adquirindo conhecimento técnico

É bem verdade que o curso online ajuda na introdução ao mercado de energia solar, mas alguns conteúdos precisam ser aprendidos na prática.

Esse é o caso, por exemplo, da instalação dos painéis solares e do sistema de energia solar fotovoltaica em residências ou empresas. Afinal, é importante que não ocorram erros que possam prejudicar o cliente ou danificar equipamentos.

A melhor opção, neste caso, é buscar um curso presencial focado na instalação de sistemas fotovoltaicos.

Nele, você aprende toda a parte técnica relacionada à energia solar fotovoltaica, dimensionar um sistema sob medida e fazer o diagnóstico de problemas comuns que podem ocorrer em sistemas desse tipo, e que são fáceis de serem solucionados.

Então já está pronto para dar os primeiros passos no mercado de energia solar?

 

Agora é o momento certo para se preparar para um crescimento exponencial nos próximos anos.

Afinal, se o objetivo é que o Brasil esteja entre os 20 países com maior geração de energia solar do mundo, o mercado irá absorver, cada vez mais, profissionais qualificados.

 

Não esqueça de conferir os cursos online oferecidos na Escola OCA Energia!

 

Ficou com alguma pergunta? Deixe abaixo nos comentários! Podemos te ajudar.

trabalhe com energia solar, veja nossos cursos

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *