Curso de instalação de energia solar amplia oportunidades para eletricistas
28 de dezembro de 2015
Faça da Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Autônomos sua profissão
17 de fevereiro de 2016
Show all

Como se destacar na carreira de eletricista?

O mercado de elétrica tem se transformado nos últimos anos, sobretudo no Brasil, pioneiro na busca de fontes energéticas limpas e renováveis. Por um bom tempo, o país deixou de investir de forma adequada no segmento, mas nos últimos anos, principalmente com estímulos governamentais, a situação tem melhorado bastante, especialmente com o fomento tecnológico no setor de energia solar.

Porém, com as mudanças, há a necessidade de adaptação das demandas. E isso implica muitas vezes em novos aprendizados e surge a necessidade de se especializar. A boa notícia é que oportunidades em energia solar não faltam. Na verdade, essa situação tem sido um grande entrave para a ampliação do setor: falta mão de obra qualificada.

Aproveite para conferir essas dicas e ficar antenado com as novidades desse mercado em crescimento.

O mercado em energia solar está fervendo

O setor de energia elétrica no Brasil tem inovado bastante com o investimento nas fontes energéticas renováveis. Isso criou a necessidade de contratação de profissionais especializados em sustentabilidade, pois muitos setores demandam desse tipo de mão de obra, em vários níveis de especialização. O mercado precisa de engenheiros, meteorologistas, técnicos e eletricistas para suprir a demanda.

O crescimento do setor é consistente

O interessante é que a previsão da ebulição no segmento de energia solar não é para agora apenas.  A tendência desse mercado, conforme aponta pesquisa publicada na 26ª edição da Revista Sol Brasil, é o crescimento consistentemente até 2050, e os dados dos últimos anos confirmam isso: desde 2005 o setor tem avançado, com crescimento constante e algumas vezes com ampla disparidade em relação ao ano anterior. Entre 2008 e 2009, por exemplo, a quantidade de área utilizada em painéis fotovoltaicos cresceu 18,9%. Entre 2009 e 2010 a expansão foi de 21,1 %.

O crescimento no setor ocorre principalmente porque houve bastantes estímulos estatais com a finalidade de reduzir a dependência de hidrelétricas e diversificar a matriz energética. As vantagens são grandes porque implicam em redução de custos para o estado e para o próprio consumidor, sendo que este pode se tornar parcial ou totalmente independente na geração da própria energia. Enfim, o Brasil fomenta essas inovações porque depende delas para seu crescimento e sustentabilidade energética.

O campo de atuação é muito amplo

Mesmo que o ramo de energia solar seja específico, ainda assim ele é bem amplo para se atuar, como na are industrial, comércio e serviços, residencial e em programas habitacionais. E o melhor é que a entrada nesse mercado tem sido facilitada, já que  oportunidade de capacitação em energia solar não falta.

Há vários cursos de especialização na área de energia solar

Curso de instalação de energia solar se tornou um dos fortes segmentos educacionais na área elétrica. Existem materiais completos e com certificado que visam atender vários tipos de profissionais. Não faltam empresas especializadas nesse tipo de ensino e o que costuma ser ministrado em curso de energia solar é exatamente a parte específica do ramo – com formações presenciais e online. Até mesmo universidades disponibilizam esse tipo de instrução.

Enfim, não faltam cursos de capacitação para eletricistas, pelo contrário, sobram vagas. O que há é a necessidade de mão de obra qualificada.

E você, pretende se qualificar na área? Fazer algum curso em sistemas fotovoltaicos? Aproveite para comentar em nosso blog o que pensa sobre o tema!

 

trabalhe com energia solar, veja nossos cursos

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *