Capacitação em energia solar: invista no seu futuro
1 de dezembro de 2015
Energia solar ou geradores a diesel: faça a melhor escolha
15 de dezembro de 2015
Show all

O que leva um grande número de eletricistas a se especializarem em instalação de energia solar?

Tradesmen installing a distribution board

De acordo com o estudo realizado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), em parceria com o Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol), o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial de energia solar. A alta incidência de luz do sol nas cinco regiões e a disponibilidade de matérias-primas utilizadas na fabricação de equipamentos (alumínio, cobre, vidro, aço inoxidável e termoplásticos) colocam o país em posição de destaque no setor de energia renovável.

O cenário do setor abre novas perspectivas para o mercado de trabalho de eletricistas. A cadeia produtiva de tecnologia para energia solar reúne cerca de 200 empresas – 80% delas de micro e pequeno porte, concentradas principalmente nas regiões Sudeste e Sul. A maioria dessas companhias produz reservatórios térmicos e placas solares, atendendo à demanda existente e com capacidade de ampliar a produção.

Oportunidades de trabalho

O estudo Abrava/Dasol indica que 66% das instalações de sistemas de energia solar se concentram no segmento residencial e se destinam, principalmente, ao aquecimento de água, substituindo o gás ou a eletricidade. No entanto, o mercado tende a se expandir rapidamente, em especial nas áreas de hotelaria, restaurantes e hospitais. Para tal crescimento, há a demanda por mão de obra especializada. E é isso que vem atraindo um número cada vez maior de eletricistas, que buscam especialização em um setor emergente.

Outro estudo, desta vez da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês), destaca que, em 2014, o Brasil já ocupava o segundo lugar no ranking dos países que criaram mais postos de trabalho no segmento de energia limpa, com 894 mil vagas – e parcela significativa na área de energia solar. Esse dado chama a atenção, ainda mais em um momento de aumento das taxas de desemprego e de desaceleração da economia.

Capacitação profissional

O eletricista interessado em se especializar no segmento de energia solar deve fazer um curso de capacitação. O profissional terá acesso a conhecimentos e critérios técnicos dos principais componentes de instalação solar fotovoltaica: painéis, estrutura, inversores, baterias e cabeamento. Ele aprenderá ainda a instalar os sistemas e conhecerá, por exemplo, a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além das especificações técnicas das concessionárias de energia dos estados.

As perspectivas abertas pela expansão do uso da energia solar em todo o território nacional representam a ampliação do mercado de trabalho para eletricistas e técnicos. Além dos fatores econômicos, como a disparada dos preços da eletricidade fornecida pelas concessionárias, há ainda as questões de caráter ambiental. A energia gerada a partir dos raios solares conquista a adesão de consumidores preocupados com a questão ambiental, pois ela é renovável e não acarreta emissão de carbono.

Em um cenário de preços altos de energia e preocupação com o meio ambiente, a tendência de ampliação do uso de energia solar exigirá um grande número de profissionais capacitados para atender a demanda. Aqueles eletricistas que ocuparem primeiro o mercado certamente terão vantagem na conquista de clientes.

 

Quer saber mais sobre especialização de eletricistas em energia solar? Tem alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato conosco ou deixe aqui o seu comentário.

 

trabalhe com energia solar, veja nossos cursos

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *