EAD para Energia Solar: como entrar neste mercado estudando online
18 de agosto de 2016
4 sinais para identificar as oportunidades no mercado de Energia
5 de setembro de 2016
Show all

Plano de carreira para ser um Empreendedor no setor de Energia Solar

O mercado de energia solar nacional está aquecido e acordos governamentais e internacionais apoiam esta tendência.

A expectativa é que haja um crescimento expressivo até 2020 como mostram os indicadores mais recentes deste mercado. Por isso reforçamos que o momento de empreender no mercado de energia solar e se inserir no setor é agora.

Mas por onde começar?

O que significa empreender em energia solar fotovoltaica

Um mercado aquecido cria uma série de oportunidades para quem pretende mergulhar no mundo do empreendedorismo. Ser o próprio patrão tem uma série de vantagens, como flexibilidade e fazer as coisas de acordo com o próprio feeling.

Mas para garantir o sucesso do seu negócio, é preciso ter o know-how.

Entender como funciona o mercado, entender a tecnologia, saber realizar a instalação dos sistemas fotovoltaicos e até negociar com o cliente, indicando as melhores soluções para eventuais problemas, são essenciais para o seu sucesso.

Afinal, a venda de sistemas fotovoltaicos é uma atividade altamente técnica.

Você sabe como adquirir esse conhecimento?

Para iniciar a carreira de empreendedor solar…

Você precisará seguir alguns passos:

1. Primeiramente, realizar um curso online, como o oferecido pela Escola OCA. Essa é uma boa maneira de começar a se inserir no mercado.

Em um curso introdutório, você terá um histórico do setor, aprenderá quais as principais diferenças entres os tipos de sistemas e as primeiras informações para começar a trabalhar na área.

Esse passo é uma atualização importante para aqueles que já trabalham no setor de energia elétrica.

2. Em seguida, você precisará aprender a parte prática: como fazer a instalação de sistemas fotovoltaicos. Uma boa ideia é realizar um curso presencial, onde você poderá praticar e ter o primeiro contato com os materiais, entender como manuseá-los, etc.

Neste curso, você aprenderá na prática como fazer um cálculo para dimensionar sistemas tanto On quanto Off-Grid, como realizar a instalação em cada caso, e ainda receberá orientação quanto à comercialização desse produto.

Afinal, se o objetivo for empreender, será necessário conhecer o mercado atual e público-alvo.

3. Montar a sua empresa e começar a conquistar clientes! 
 
O setor de energia solar residencial é o mais pulsante deste mercado. Fazer dimensionamento de sistemas para casas e condomínios é um serviço muito procurado e requer conhecimento técnico. 
 
Utilizar a internet para divulgar os serviços da sua empresa é uma forma muito efetiva de se aproximar dos clientes e não exige grandes níveis de investimento.

 

Conhecimento é o combustível do empreendedor de energia

Cursos como os indicados a cima são apenas os primeiros passos para quem quer empreender no mercado de energia solar fotovoltaica, mas a verdade é que você nunca poderá parar de se atualizar.

Para o profissional da área, existe uma necessidade de estudar constantemente para se manter atualizado, já que existem sempre novas tecnologias e atualizações à disposição.

Sendo assim, procure sempre por novos cursos online, palestras, workshops. Assim você poderá oferecer aos seus clientes sempre as melhores soluções possíveis.

 

Então, você está pronto para começar essa jornada de empreendedor? Se inscreva já em um dos cursos oferecidos pela Escola OCA!

Ficou com alguma pergunta? Deixe nos comentários! Estamos prontos para tirar suas dúvidas e te ajudar nessa jornada no empreendedorismo, com ênfase em energia solar fotovoltaica.

trabalhe com energia solar, veja nossos cursos

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *