Panorama sobre o Mercado Fotovoltaico
29 de maio de 2017
Como se prevenir à crise de energia?
2 de junho de 2017
Show all

Por que fazer um curso de energia solar?

Com a crescente demanda e conscientização ambiental, a energia solar vem ganhando cada dia mais espaço no mercado. Mais e mais pessoas estão enxergando que abrir seus próprios negócios de projetos solares é uma ideia lucrativa.

O benefício de tal tipo de empreendimento é que o investimento necessário é mínimo, enquanto os retornos financeiros podem ser elevados. Mas, para conseguir chegar lá, é preciso antes investir na sua capacitação. Nessa hora, fazer um curso de energia solar é fundamental.

Afinal, saber como atender bem e montar o projeto certo para cada cliente é premissa básica para que o seu negócio tenha sucesso. Mas se você ainda não está convencido dos benefícios que um curso de energia solar pode trazer, você está no lugar certo.

Neste artigo, vamos te mostrar por que você deve se capacitar antes de se aventurar no mercado, o que você vai aprender no curso e as oportunidades que o mercado fotovoltaico apresenta para quem quer entrar nele.

por-que-fazer-um-curso-de-energia-solar2

Quais as vantagens de ter uma certificação em energia solar?

Um curso de energia solar vai prepará-lo para uma carreira bem sucedida no mercado fotovoltaico e te oferecer o que precisa para começar a trabalhar neste campo imediatamente — mesmo sem nenhuma experiência prévia.

E para que você saiba as vantagens de conquistar sua certificação e comece seu curso agora mesmo, separamos abaixo os principais benefícios que ele traz. Veja:

Te dá reconhecimento no mercado de energia solar

Principalmente para quem não tem experiência com painéis fotovoltaicos, começar fazendo um curso de energia solar dará o reconhecimento necessário para que o mercado confie nos seus serviços. É algo para “se colocar no currículo”. Isso ajuda a atrair os primeiros clientes, até que você tenha uma boa clientela e um negócio estruturado, com boas campanhas de marketing.

Oferece a capacitação necessária para instalar sistemas fotovoltaicos

Por mais que o investimento seja mínimo para abrir o próprio negócio, os sistemas fotovoltaicos exigem certo conhecimento técnico para serem instalados. É preciso saber dimensionar o tamanho e tipo dos painéis para gerar a potência desejada pelo cliente, desenvolver o projeto, entendendo o melhor local para instalação (com a melhor taxa de incidência da radiação solar no local), e fazer a ligação do mesmo à rede do imóvel.

Permite fazer networking e divulgar a marca

Em qualquer ramo, possuir um bom networking faz render indicações (ótimas para conquistar novos clientes) e te ajuda a construir o nome da marca no mercado. Ao fazer o curso, você terá oportunidade de conhecer outras pessoas que atuam no ramo de energia solar, e ainda ter contato com professores que são profissionais consolidados na área.

Auxilia na criação do seu plano de negócios

Montar um negócio, qualquer que seja, não é fácil. É preciso ter um bom plano de negócios, que considere os riscos, investimentos e tudo que deve ser feito para o empreendimento deslanchar. Um curso de energia solar voltado para projetos e negócios te dará a visão completa do que precisa fazer para que sua empresa de instalação de painéis fotovoltaicos saia do papel e cresça, conquistando muitos clientes.

Te coloca à frente da concorrência

Da mesma forma que a demanda por sistemas fotovoltaicos vêm crescendo, como falaremos a seguir, o número de empresas que oferece esse serviço também aumenta, mesmo que não no mesmo ritmo. Contudo, fazer um curso de energia solar te dará diferenciais para saber atender melhor, permitindo que você saia na frente na corrida pelo coração do consumidor.

por-que-fazer-um-curso-de-energia-solar3

O que o curso de energia solar ensina?

O curso de energia solar voltado para projetos e negócios é destinado especialmente para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso no mercado fotovoltaico. Com a certificação, você poderá aproveitar das ótimas perspectivas no mercado para os próximos anos.

Dividido em 1 Módulo Online e 4 Módulos Presenciais, com duração total de 26 horas, o curso cobre de forma substancial todos os aspectos fundamentais para que você inicie o seu próprio negócio de forma segura, estruturada, e agregando o know-how de uma equipe especializada e com vasta experiência na área.

O conteúdo do curso segue um alinhamento entre teoria e prática. Durante as aulas, você aprenderá a dimensionar sistemas fotovoltaicos On-Grid, Off-Grid de maneira rápida e segura, quais os principais aspectos do gerenciamento de projetos fotovoltaicos e ainda as bases necessárias para poder montar o seu plano de negócios, minimizando todos os riscos.

Quais as oportunidades do mercado fotovoltaico para empreendedores?

Desde 2014, a taxa de crescimento do número de instalações de energia solar no Brasil sobe em média 300% por ano. E a tendência, considerando o aumento na conta de luz, é que esse número continue crescendo em ritmo acelerado.

Segundo estimativas da ANEEL, até 2024 serão mais de 1 milhão de sistemas de energia solar instalados no país. Já são 56 mil kW/h produzidos em todo território nacional, de consumidores de diversos setores que vêm enxergando os benefícios de investir na microgeração de energia, tais como:

  • Sustentável: o sol é uma fonte de energia ilimitada, limpa e segura;

  • Permite a independência energética: a energia solar reduz a necessidade de combustíveis fósseis;

  • Ótimo retorno sobre o investimento: visto que o sistema se paga em média de 4 a 6 anos;

  • Flexível: o sistema pode ser instalado em qualquer lugar, desde o telhado de uma casa até uma grande usina;

  • Acessível em todos os lugares: a energia solar fornece eletricidade até mesmo para os locais mais remotos do mundo, independentemente de estarem conectados ou não à rede pública.

Isso tudo mostra um mercado com grande potencial para o empreendedor. Atualmente, das 594 empresas de energia solar criadas no Brasil até o fim de 2016, cerca de 75% faturam até R$ 50 mil mensais, enquanto 10% faturam mais de R$ 100 mil por mês (os dados são da ANEEL).

E você também pode ser uma delas. Para te provar, faça o download do infográfico “Por que Energia Solar?”, com dados sobre o crescimento do mercado e um resumo de como um sistema fotovoltaico funciona para que você já chegue ao curso com algum conhecimento!

cta-curso-energia-solar

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *