o-que-e-necessario-para-gerar-propria-energia-alem-paineis-solares
O que é necessário para gerar sua própria energia, além dos painéis solares?
10 de outubro de 2016
dimensionamento-de-sistemas-fotovoltaicos-aprenda-a-calcular-projetos
Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos: aprenda a calcular projetos
24 de outubro de 2016
Show all

4 Dicas para deixar seu Condomínio sustentável e gastar menos com energia

4-dicas-para-deixar-condominio-sustentavel-gastar-menos-com-energia

Hoje em dia, a preocupação de residências e condomínios verticais não está apenas na realização de empreendimentos bem iluminados, mas em alternativas que aliem eficiência, economia e boa dose de sustentabilidade.

Assim, para reduzir a conta de energia e ainda promover mais qualidade de vida para as gerações futuras, a ideia de um condomínio sustentável assumiu mais força, como explorar a iluminação natural, por exemplo.

Quer saber quais são as nossas principais dicas para deixar seu condomínio sustentável e gastar menos com energia? Confira tudo a respeito no blog post de hoje!

1. Iluminação natural

Uma boa maneira não convencional de economizar energia elétrica é apostando em uma iluminação natural na sua residência.

Afinal de contas, janelas amplas garantem mais claridade solar, o que torna os cômodos naturalmente mais iluminados — isso sem mencionar o fato de que eles ganham ainda mais possibilidades para ficar arejados.

Caso você duvide da eficiência dessa alternativa sustentável para economizar energia, basta dar uma rápida pesquisada, para descobrir o quanto essa tendência tem sido considerada em diversos empreendimentos modernos — é de se surpreender com os resultados!

2. Reaproveitar o uso de água

A sustentabilidade residencial não se resume à economia de gastos com energia elétrica, podendo se estender à maneira como você utiliza e reaproveita a água do seu lar.

Por isso, investir em um condomínio sustentável também pode incluir o aproveitamento da água da chuva, por exemplo. Dessa maneira, algumas tarefas cotidianas, como lavar os pisos do condomínio e regar os jardins, permanecem no cronograma, mas sem impactar a natureza em sua condução.

Outra alternativa eco-friendly é a de instalar um mecanismo de irrigação por capilaridade, que conserva a água da chuva para reuso na irrigação de plantas. Economia e praticidade para manter o condomínio sustentável e bem cuidado.

3. Decoração eco-friendly

Como falamos de soluções eco-friendly, no tópico anterior, nada mais justo do que estender as atenções às aplicações práticas desse método, não é mesmo?

E, neste caso, não estamos falando apenas da instalação de sistemas fotovoltaicos, mas de uma repaginação completa no próprio estilo decorativo das instalações. Uma prática que pode proporcionar ainda mais sustentabilidade ao condomínio, mas sem abrir mão do conforto dos condôminos e da elegância na decoração das áreas comuns.

Você pode investir, por exemplo, em uma decoração sustentável na mobília, buscando materiais reutilizados ou que usem apenas madeira de reflorestamento.

Há sempre, também, a opção por fibras naturais, que são resistentes, duráveis, charmosas e ainda não impactam o meio ambiente.

Uma outra opção consiste no uso de materiais reciclados, como o plástico ou mesmo metais variados, que podem ajudar tanto na composição de móveis charmosos quanto em peças decorativas que trazem mais harmonia decorativa ao condomínio.

Atente-se às tendências em decoração eco-friendly e dissemine esta ideia para o seu condomínio, tornando-o ainda mais sustentável!

4. Sistema de Energia Solar Fotovoltaica

Não teríamos como falar em gastar menos com energia e ignorar os múltiplos benefícios de optar pela energia solar fotovoltaica, não concorda?

Assim, se você estiver em busca de um condomínio sustentável, é possível gerar a sua própria energia a partir dessa fonte inesgotável e renovável que é a luz solar.

Motivos para isso não faltam. Afinal de contas, sua instalação é rápida e o uso de energia solar é considerada um investimento, já que os gastos com energia elétrica são reduzidos (podendo ser eliminados) e os painéis solares, em sua maioria, contam com uma vida útil prolongada (em média, 25 anos de uso).

Assim, considerar a energia renovável para abastecer boa parte do seu condomínio é uma excelente pedida para gastar menos com energia e adquirir um espaço mais sustentável, que preserva o meio ambiente e, acima de tudo, mantém o local funcional com todos os aparelhos que necessitamos hoje em dia.

Pratique nossas dicas para ter um condomínio sustentável

 

E então, o que achou das nossas dicas para tornar o seu condomínio mais sustentável e, ainda, economizar bastante com essa mudança?

Agora, para dar os primeiros passos nessa transição e descobrir o valor exato do investimento necessário para adotar o sistema de energia solar fotovoltaica no seu condomínio, veja quanto custaria a sua instalação em nossa página criada especialmente para isso!

Acesse no banner abaixo:

saiba-quanto-custaria-instalar-energia-solar-fotovoltaica-em-casa

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *