Você está disposto a pagar Conta de Energia pelos próximos anos?
19 de julho de 2016
6 Mitos sobre Energia Solar Fotovoltaica que você pode ter ouvido
3 de agosto de 2016
Show all

6 Dicas Não Comuns para economizar energia em casa

Economizar no consumo de energia elétrica, de alguns anos para cá, não se tornou apenas uma questão de saúde para o bolso do consumidor, mas sustentável também.

Por isso, enquanto você ainda está analisando as múltiplas vantagens de contar com o sistema fotovoltaico na sua residência, nós reunimos 6 dicas para economizar energia e, consequentemente, aliviar o custo mensal com a conta de luz.

Segue algumas dicas não muito convencionais que as pessoas geralmente esquecem.

1. Aproveite o poder do sol

Desta vez, não estamos falando da energia solar fotovoltaica, mas, sim, da própria claridade fornecida pelo sol.

Isso significa que, em vez de pressionar interruptores, abra as janelas e deixe a luz natural iluminar os ambientes.

Algo que pode contribuir ainda mais para que a luminosidade natural seja aproveitada é o uso de cores claras na decoração dos cômodos.

Uma dica simples e muito fácil de aplicar no dia a dia, não é mesmo?

2. Instale sensores de movimento

Mais uma ideia que pode ser aproveitada tanto em residências quanto em ambientes corporativos.

Os sensores de movimento são grandes aliados da redução na conta de energia.

O ideal é que eles sejam instalados em áreas de movimento, apenas, como corredores, escadas ou mesmo em garagens. Assim, quando não houver movimentação, as luzes se apagam, garantindo que não ocorra desperdício de energia.

Como complemento, vale sempre reforçar: em áreas onde não existem os sensores de movimento, acenda a luz somente em casos necessários — e sempre desligue a luz ao sair do cômodo.

3. Substitua as lâmpadas

Sabia que, em média, as lâmpadas são as responsáveis por cerca de 15% de todo o gasto com energia elétrica?

Por isso, aquela discussão de que existem lâmpadas econômicas no mercado não é por acaso. As lâmpadas de LED são exemplos disso.

Caso tenha algum ambiente em que a iluminação natural não alcance, opte por uma lâmpada mais duradoura, econômica e eficiente, portanto.

4. Dependa menos de eletrodomésticos

São inúmeras as conveniências proporcionadas pelos tecnológicos eletrodomésticos, mas é proporcional ao elevado consumo de energia que esses aparelhos exigem.

Assim, não se transforme em um refém da modernidade e, caso esteja sem pressa no preparo de alguma refeição, volte ao processo manual.

Falando em eletrodomésticos, inclusive, vale a dica que muitas pessoas esquecem: muitos aparelhos, mesmo em stand-by, consomem energia elétrica. Caso você os use pouco, convém deixá-los fora da tomada.

5. Não carregue o celular a noite inteira

Protagonistas de mais um contraste contemporâneo, os aparelhos celulares são tão exigidos por nós, no dia a dia, quanto exigentes no consumo de bateria, o que nos coloca frequentemente à caça de uma tomada para carregá-los.

É comum, inclusive, que os deixemos carregando a noite inteira, enquanto recarregamos as nossas próprias energias. Acontece que esse hábito também tem sua parcela de culpa, na conta de luz ao final do mês.

Uma boa dica é adiantar, em algumas horas, o momento de carregar o aparelho. Faça-o assim que chegar em casa, e não antes de dormir. Assim, quando for à cama, o celular já terá carga suficiente para encarar a rotina no dia seguinte.

6. Cuide do ar-condicionado

Mais um grande fominha de energia elétrica, o ar-condicionado é uma comodidade muito presente em residências e empresas, sendo até mesmo fundamental para os dias mais quentes do ano.

Mas existem algumas técnicas muito práticas que podem ajudar a reduzir a conta de energia, como:

  • Deixe as portas e janelas fechadas, para refrescar o ambiente rapidamente;
  • Ao sair para o almoço, desligue o aparelho e feche as portas. Isso ajuda a manter o cômodo refrescante;
  • Limpe, ocasionalmente, os filtros dos condicionadores de ar, isso reduz o consumo de energia.

Com essas práticas bem enraizadas no seu dia a dia, você vai saber como diminuir a conta de luz sem perder os benefícios dos aparelhos modernos.

Invista em energia solar residencial

Além das dicas aqui mencionadas, lembre-se que a energia solar fotovoltaica é um investimento capaz de extinguir, por completo, as cifras da conta de luz.

Portanto, que tal fazer da energia solar uma grande aliada para garantir autonomia energética para todo o lar?

 

Basta conferir como o investimento na energia solar fotovoltaica pode ser tão promissor quanto a economia proveniente dessa energia renovável!

Acesse pelo link abaixo:

solicite-orçamento-energia-solar-casa-residência

Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Podemos te ajudar!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *