erros-comuns-que-profissionais-cometem-ao-entrar-no-mercado-de-energia-solar
Erros comuns que profissionais cometem ao entrar no Mercado de Energia Solar
5 de dezembro de 2016
google-anuncia-que-ira-operar-100-com-energia-renovavel-em-2017
Google anuncia que irá operar 100% com Energia Renovável em 2017
12 de dezembro de 2016
Show all

7 dicas simples para economizar energia no verão

Enquanto o verão ainda não é aquela realidade estática e escaldante nos termômetros, que tal se preparar da maneira mais adequada possível para as estações mais quentes do ano?

E, quando dizemos isso, estamos falando em deixar o lar sempre arejado e, ainda, economizar energia no verão, mantendo a conta de luz baixa e o frescor, em alta.

Dessa maneira, que tal conferir o nosso post de hoje, em que nós destacamos para você 7 dicas simples para economizar energia no verão e diminuir a conta de luz?

1. Cuidados com o chuveiro elétrico

Um dos grandes aliados do banho confortável, mas um dos principais inimigos da conta de energia, o chuveiro elétrico não precisa ser utilizado com a mesma frequência com a qual ele é exigido nos dias mais frios do ano.

Assim, visando poupar energia, é possível desligar o aquecimento e, ainda assim, garantir uma ducha em temperatura ambiente, uma vez que a água passou o dia inteiro conservada no interior de canos e reservatórios e não vão sair tão gelada quanto imaginamos.

Agora, caso você queira um banho mais quente, mesmo assim, que tal desligar o registro, enquanto se ensaboa, ou mesmo criar um limite de tempo para o banho, como 5 ou 6 minutos?

Com isso, você mantém o conforto desejado e diminui a conta de luz, no fim do mês.

7-dicas-simples-para-economizar-energia-no-verao-1

2. Dicas para economizar com a iluminação

Para economizar energia no verão, é necessário prestar atenção, também, à quantidade de energia consumida com a iluminação da sua casa.

E, para contornar isso, evitando transformar a conveniência da iluminação em uma dor de cabeça cara, vale seguir algumas regrinhas básicas, como, por exemplo:

  • Ligue o interruptor somente quando necessário e evite deixá-los ligados desnecessariamente;
  • Opte por cores mais claras, na decoração do lar. Assim, elas ajudam a espalhar a luz por todo o ambiente;
  • Privilegie a luz natural, buscando sempre deixar as janelas e cortinas abertas para que a luz solar entre com mais facilidade;
  • Limpe frequentemente os lustres para que a potência das lâmpadas seja devidamente aproveitada.

Viu como são dicas facilmente aplicáveis na sua casa ou apartamento?

3. Como economizar energia no verão com o ar-condicionado e o ventilador

Refrescar-se em pleno rigor do verão é tarefa difícil, às vezes, fazendo com que a alternativa seja um ar-condicionado ou algumas opções de ventilador.

Mas, para que o investimento valha mesmo a pena, lembre-se de manter portas e janelas fechadas ao utilizar o ar-condicionado. Isso mantém a temperatura do cômodo baixa e evita que o ar frio escape.

De preferência para os modelos com tecnologia Inverter.

Outra boa dica é deixar uma porta aberta entre dois cômodos e fechar as outras. Assim, o ar frio é distribuído de maneira eficiente.

Já para o ventilador, procure por modelos de mesa ou de parede, se sua preocupação principal for a redução na conta de luz. Isso porque os modelos de teto consomem muito mais energia.

7-dicas-simples-para-economizar-energia-no-verao-2

4. Buscando mais economia com a geladeira

Primeiramente, o principal: nunca deixe a geladeira próxima ao fogão, pois enquanto ele estiver em uso, a geladeira irá consumir mais energia para manter os alimentos conservados.

Certifique-se também de que a vedação das portas está em dia, para evitar que o ar frio escape. E, por fim, evite o abre e fecha constante da geladeira.

Ou seja: ao abri-la, tente pegar todos os itens necessários de uma vez.

5. Certifique-se da necessidade em usar o micro-ondas

Embora seja conveniente, procure ter a certeza da necessidade em usar o micro-ondas. Afinal de contas, no verão, os alimentos descongelam mais rapidamente de maneira natural, tornando o seu uso desnecessário para esse fim.

6. Desligue a TV e o computador

Aparelhos eletrônicos em stand-by consomem energia também, sabia? Por isso, procure remover os aparelhos da tomada, quando não estiverem em uso.

Essa simples mudança já pode ser o suficiente para reduzir em até 10% o consumo de energia elétrica no seu lar.

7-dicas-simples-para-economizar-energia-no-verao-3

7. Invista em energia solar

Por fim, não poderíamos listar algumas dicas para economizar energia no verão sem encerrar esta discussão com o investimento em energia fotovoltaica.

Afinal de contas, após o investimento inicial, há a possibilidade de não apenas poupar energia, mas de economizar com os créditos a partir da energia solar gerada, mas não utilizada.

Sem falar na baixa manutenção dos painéis solares e, também, da durabilidade deles – muitos com garantia de até 25 anos!

 

Interessou-se pela energia fotovoltaica para economizar energia no verão – e para o resto de sua vida? Pois então, que tal conferir quanto custaria instalar energia solar na sua casa?

saiba-quanto-custaria-instalar-energia-solar-fotovoltaica-em-casa

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *