São Paulo concede isenção fiscal para os setores de energia elétrica, eólica e solar
25 de agosto de 2015
Como seria um Sistema de Energia Solar ideal para sua Casa? Conheça o Sistema de Créditos.
28 de agosto de 2015
Show all

Como comprar um Sistema de Energia Solar para sua Residência sem cometer erros

close up of solar panels

Na hora de adquirir o Sistema de Energia Solar Fotovoltaico para sua residência, é importante levar em conta alguns fatores para garantir a melhor compra.

Que os Sistemas Fotovoltaicos são a melhor alternativa para a redução nas contas de luz é um fato evidente. Porém, a escolha desse equipamento para a sua casa não deve ser precipitada: são necessários alguns cuidados para comprar o sistema mais adequado a você.

Preço

Apesar de o preço ser um fator importante na hora da compra, não deve ser o fator determinante. Isso porque o Sistema de Energia Solar dura mais do que 20 anos, período em que a qualidade, durabilidade e desempenho dos equipamentos irão garantir a performance e o retorno deste investimento a longo prazo.

Garantia e Manutenção

Os painéis solares geralmente apresentam a perda de 0,5% a 1% de sua eficiência ao ano. É importante que o fornecedor ofereça uma garantia de 25 anos de eficiência, assumindo o máximo de 20% em perdas ao longo de 25 anos.

É indicado que o Inversor Solar apresente uma garantia entre 5 e 10 anos e a garantia da mão de obra de no mínimo 1 ano.

Compromisso

Certifique-se que a empresa contratada irá te oferecer formas para saber se o seu Sistema continua funcionando adequadamente. Podem oferecer monitoramento via internet ou inspecionar seus equipamentos regularmente. Após um mês de instalação, por exemplo, verifique se a empresa irá fazer uma visita ao local de instalação para averiguar se o seu Sistema está em ordem.

Relacionamento

Uma boa relação com a empresa responsável pela energia solar é essencial para o retorno do seu investimento. Um bom relacionamento irá ajudar a resolver problemas rapidamente e deixará você confortável para discutir e tratar dos mais diferentes pontos em relação à energia solar em casa além de estreitar seu relacionamento dom a distribuidora local.

Número de Painéis

Uma dúvida recorrente é sobre o número de painéis fotovoltaicos necessários para reduzir sua conta de energia. A área disponível para a instalação dos painéis também é uma pergunta frequente.

Para responder essas duas questões, é preciso ter em mente 3 pontos:

1- Qual é o espaço sem sombreamento disponível no telhado para a instalação das placas? (A conta aproximada é de 8m2 para cada kWp instalado).

2- Qual é a verba disponível para esse investimento?

3- Qual a porcentagem da sua conta você pretende reduzir? (10%, 25%, 50%, 100%?).

São questões que serão levantadas durante a pesquisa do melhor sistema para sua casa e que serão respondidas em conjunto, você e a empresa.

O tamanho das placas fotovoltaicas varia, ou seja, você poderá comprar painéis de 170 watts, 240 watts, entre outras potências, a empresa contratada deve orientá-lo sobre o melhor custo benefício. A partir de um estudo com base no consumo mensal de energia no local da instalação, é possível dimensionar o tamanho do Sistema Fotovoltaico ideal para atender sua demanda. O menor sistema residencial comercializado é o de 1,5 kWp que gera em torno de 150 kWh/mês.

É comum que o aparelho Inversor Solar apresente uma potência maior para suportar o acréscimo de novos painéis no futuro, ele é responsável por transformar a corrente contínua (CC) que vem dos painéis em corrente alternada (CA) que as cargas recebem.

Somente uma empresa qualificada poderá planejar o sistema ideal para sua residência. A equipe de engenharia irá analisar suas contas de luz, seus hábitos de consumo, a incidência de luz solar e o local de instalação para dimensionar um Sistema que supra suas necessidades e caiba no seu bolso.

 

Você já começou a fazer cotações para instalar energia solar em casa? Está planejando instalar no futuro? Deixe seu comentário! Iremos esclarecer eventuais dúvidas sobre sistemas fotovoltaicos, ajudando as pessoas comprometidas com o meio ambiente!

saiba-quanto-custaria-instalar-energia-solar-sua-casa

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *