Como comprar um Sistema de Energia Solar para sua Residência sem cometer erros
28 de agosto de 2015
9 Desvantagens em utilizar Geradores a Diesel/Gasolina
2 de setembro de 2015
Show all

Como seria um Sistema de Energia Solar ideal para sua Casa? Conheça o Sistema de Créditos.

Photovoltaic solar energy

Utilizar energia solar em casa é a alternativa mais eficaz para a redução das contas de luz. Além de gerar uma grande economia no final do mês, o Sistema Fotovoltaico Residencial produz energia limpa, 100% renovável e que proporciona a valorização imediata do seu imóvel.

Veja agora o passo a passo mostrando como funciona o Sistema de Energia Solar para residências e entenda como seria um sistema ideal para sua casa.

1. Painéis gerando energia

Os Painéis Fotovoltaicos sofrem reações na presença da luz solar e produzem energia elétrica. Os painéis são instalados em locais que não apresentam sombreamento, geralmente telhado da residência. Eles serão conectados uns aos outros e então conectados ao Inversor Solar.

2. Inversor Solar convertendo energia

O Inversor Solar converte a energia solar captada pelos painéis (corrente contínua CC) em energia elétrica para alimentar todos os equipamentos elétricos de sua residência (corrente alternada AC) como chuveiro, geladeira, televisão, luzes, etc.

3. Distribuindo energia para a casa

Após a conversão, a energia sai do Inversor vai para o quadro de luz da casa onde é distribuída para todos os cômodos da residência. Dessa forma você reduzirá a quantidade de energia comprada para consumir a energia produzida em sua casa.

4. Fornecendo energia aos utensílios domésticos

A energia distribuída pela casa irá nutrir todos os utensílios e equipamentos eletrônicos na casa, desde lâmpadas até eletrodomésticos e motores elétricos. Tudo que estiver conectado à tomada recebe a energia que foi gerada pelo seu Sistema.

5. Gerando créditos e economia

A energia elétrica excedente volta para a rede de distribuição convencional através do relógio de luz bidirecional, que irá substituir o relógio antigo. O relógio mede a energia da rede que foi consumida em períodos sem Sol e injeta na rede distribuidora a energia elétrica excedente que foi produzida pelo seu sistema em períodos de muito Sol. A energia que foi injetada na rede se transforma em Créditos de Energia que serão utilizados no período da noite ou durante os próximos meses. Resumindo, é possível gerar sua própria energia limpa a partir do Sol e reduzir a suas contas de luz com o sistema de créditos.

Basicamente o sistema de créditos funciona da seguinte forma: cada kWh gerado em excesso pelo Sistema Fotovoltaico da sua casa converte em 1 crédito de kWh para você. Esse crédito pode ser consumido no período da noite ou nos meses seguintes.

Os créditos serão contabilizados pelo seu novo relógio de luz bidirecional e medido pela empresa distribuidora de energia. Ao final do mês, você verá em sua conta de luz quanta energia consumiu e quanto injetou na rede.

Ao injetar na rede mais energia que o total consumido pela casa, você ganhará os devidos créditos para serem utilizados posteriormente.

Dimensões do Sistema

O Sistema Fotovoltaico Residencial apresenta uma potência instalada entre 1Kwp e 10 Kwp. Um Sistema de 10Kwp, que ocuparia uma área de 70m2, é raramente utilizado em residências comuns, pois para uma casa de 3 quartos por exemplo basta um sistema de 3 Kwp, que ocuparia uma área de 21m2 aproximadamente.

Pessoas que pretendem gerar boa parte ou toda a energia que consumida pela casa devem utilizar esse tipo Sistema Residencial. O cálculo de um Sistema para sua casa irá levar em conta o consumo de energia da sua residência, a área disponível para a instalação dos painéis e a localização do seu imóvel (para calcular os índices de radiação solar do local).

 

Está pensando em instalar energia solar em casa? Já está cotando empresas para a instalação? Se tiver alguma dúvida ou comentário a fazer, escreva logo abaixo! Vamos auxiliar as pessoas que estão tomando essa atitude sustentável e econômica ao instalar Energia Solar em suas casas!

saiba-quanto-custaria-instalar-energia-solar-sua-casa

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

2 Comentários

  1. Bom! gostaria de informar que minha residência, pelo que observo tenho sol durante o dia todo, não ha nenhum edifício por perto, acho que daria uma ótima instalação SOLAR.Li tudo fiquei otimista, será minha energia do futuro bem próximo.

  2. […] consegue abastecer sua residência e a energia excedente volta para a rede elétrica criando créditos junto a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *