Qual o tipo de painel fotovoltaico ideal para você?
17 de maio de 2017
Quais as oportunidades no mercado de energia em 2018?
24 de maio de 2017
Show all

5 passos para usar energia solar em sua residência

5 passos para usar energia solar em sua residência

A energia solar é uma indústria em expansão no Brasil. Os painéis solares têm se popularizado cada dia mais em empresas e residências para garantir a independência energética e economia na conta de luz Se esse é o seu caso, saiba que antes de fazer a instalação do seu sistema de energia solar é preciso tomar alguns cuidados.

Abaixo, listamos 5 passos para começar a usar a energia solar na sua residência e economizar! Acompanhe:

1. Considere suas opções

A energia solar está crescendo em popularidade, levando a uma maior concorrência entre empreiteiros solares, instaladores e fabricantes. Devido a isso, nunca houve mais oportunidades disponíveis para os consumidores quando se trata de energia solar.

A lista de fabricantes de painéis solares continua a crescer à medida que as peças e os materiais se tornam mais baratos, mas falar com um contratante de energia solar sobre os objetivos específicos do seu plano de energia solar pode ajudar a determinar o escopo e os custos de seu projeto.

Procure um fornecedor que tenha experiência no mercado para garantir que o processo ocorra sem problemas. Ele será responsável pela montagem de todo o projeto, considerando itens como: inclinação do telhado, sombreamento, locais de posicionamento, distribuição e armazenamento de energia (se aplicável) e, finalmente, considerações estéticas.

5 passos para usar energia solar em sua residência2

2. Faça os ajustes necessários

A fim de preparar a sua propriedade para a instalação do painel solar, você precisará consultar um inspetor de construção para garantir que seu telhado é capaz de suportar painéis solares pesados.

Devido ao peso e área de superfície utilizada ao instalar matrizes solares em um telhado residencial, é importante verificar primeiro a condição de seus materiais de coberturas antes de se comprometer.

Todos os reparos feitos ao telhado após a instalação exigirão a remoção completa dos painéis solares. Por isso, é inteligente requisitar reparos na cobertura antes de instalar seu sistemas da energia solar.

saiba-quanto-custaria-instalar-energia-solar-fotovoltaica-em-casa

3. Verifique o processo de permissão e reembolso

A maioria das empresas distribuidoras de energia exige a seguinte documentação antes de iniciar a instalação:

  • Diagrama elétrico do sistema de geração proposto;

  • Especificações do inversor;

  • Solicitação de serviço elétrico.

Uma empresa qualificada de painéis solares já deixará esses documentos preparados ou disponíveis para você.  Além disso, o empreiteiro solar deve obter uma licença elétrica antes da instalação. Seu departamento local de construção ou planejamento exigirá uma vistoria antes de substituir seu medidor antigo por um medidor de biderecional.

5 passos para usar energia solar em sua residência3

4. Cheque outras soluções de eficiência de energia

Tal como acontece com a maioria dos upgrades de eficiência energética, adicionar energia solar na sua casa só vai ter a máxima eficiência se outros aspectos de sua residência estiverem trabalhando em conjunto com o seu novo sistema.

Alguns projetos de baixo impacto, que você mesmo pode executar, incluem:

  • Verifique se há portas e janelas quebradas ou trincadas;

  • Adicione uma camada de película protetora na janela para melhorar ainda mais a eficiência energética em ambientes fechados;

  • Substitua suas lâmpadas antigas por LEDs de alta eficiência;

  • Instale termostatos inteligentes que economizam energia;

  • Substitua os filtros de ar em sistemas de ar condicionado e aquecimento, ventiladores e aparelhos;

  • Verifique se o seu telhado e sótão possuem fugas e instale sistemas de ventilação para evitar a captura de ar quente.

Mais uma vez, uma auditoria energética domiciliar de um profissional do ramo será a melhor maneira de analisar e avaliar os pontos fortes e fracos nos padrões de eficiência energética da sua casa.

5. Preste atenção na instalação e implementação da energia solar

Antes da instalação, o contratante de energia solar avaliará o seguinte:

  • Viabilidade dos recursos solares disponíveis;

  • Tamanho do sistema necessário para atender às exigências elétricas médias de sua casa;

  • Posicionamento ideal do sistema de controle e infraestrutura elétrica;

  • Potencial de ligação à rede ou potencial para utilização fora da rede;

  • Padrões de segurança e confiabilidade.

Embora não seja incomum proprietários instalarem sistemas elétricos solares por conta própria, é altamente recomendado (e às vezes, dependendo da sua localização e sistema de escolha, necessário) que você contrate um fornecedor profissional solar para supervisionar todo o projeto.

Ao escolher um empreiteiro para o seu sistema de energia solar, considere o seguinte:

  • Informe-se sobre o nível de experiência do contratante em questão. Quantos sistemas de energia solar instalaram? Com que frequência?

  • Peça provas de certificação ou licenciamento. Conselho de licenciamento do seu estado deve ter informações sobre cada contratado licenciado na indústria;

  • Verifique se há ações disciplinares ou queixas pendentes contra o contratado;

  • Solicite estimativas de energia / custo com base no recurso solar de cada local de instalação, tamanho / escala do sistema, tipo de painéis fotovoltaicos projetados para uso e as condições atuais das soluções existentes de eficiência energética da sua casa.

Os benefícios da energia solar são claros e os custos cabem no seu bolso, além de ser um ótimo investimento.

E você, a sua casa está preparada para o futuro da energia? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *