curso-energia-solar-fotovoltaica-online-veja-momento-de-fazer
Curso Energia Solar Fotovoltaica Online: veja se é o momento de fazer
3 de outubro de 2016
4-dicas-para-deixar-condominio-sustentavel-gastar-menos-com-energia
4 Dicas para deixar seu Condomínio sustentável e gastar menos com energia
17 de outubro de 2016
Show all

O que é necessário para gerar sua própria energia, além dos painéis solares?

o-que-e-necessario-para-gerar-propria-energia-alem-paineis-solares

É comum pensarmos que, diante da possibilidade de economizar em energia elétrica utilizando energia solar fotovoltaica, não há muito mais o que procurar além dos painéis solares.

Entretanto, isso é uma desinformação que pode prejudicar o consumidor em busca dos melhores equipamentos no mercado, e também os empreendedores que querem transformar a energia solar em um modelo rentável de negócio.

Por conta disso, nós decidimos detalhar, no post de hoje, os principais componentes necessários para estruturar um sistema fotovoltaico residencial. Dessa maneira, não existirão surpresa enquanto você realizar a pesquisa de mercado.

Confira a nossa lista e descubra como garantir a melhor solução em energia solar para o seu lar!

Para tornar a energia solar a sua aliada

Seja você um interessado em aprofundar os seus conhecimentos em energia solar ou apenas um consumidor mais informado a respeito da melhor solução para a suas necessidades, é válido conhecer a fundo tudo que envolve um sistema solar fotovoltaico.

Afinal de contas, as melhores oportunidades de negócio se desenrolam a partir de um profundo conhecimento sobre o tema, não concorda?

Por isso, priorize o painel solar fotovoltaico, atestando os seguintes quesitos principais do modelo desejado:

  • Dimensões disponíveis para instalação no telhado;
  • Valor do produto;
  • Disponibilidade e acessibilidade de suas peças;
  • Durabilidade;
  • Integração com a arquitetura local.
  • Certificações

Mas isso não é tudo. Outros detalhes compõem a totalidade de um sistema fotovoltaico para residências, como:

Inversor

Ao procurar por um inversor de qualidade, é necessário checar, primeiramente, o tamanho do sistema, sua eficiência , disponibilidade de peças e se o equipamento possui as certificações necessárias.

Montagem

De nada adianta encontrar o melhor produto do mercado se não há um estudo preliminar de sua compatibilidade com o ambiente ao redor, não é mesmo? Principalmente, na área disponível para a instalação do sistema.

Além disso, sua fixação é importante, tendo que levar em conta, principalmente, o tipo de telhado, que pode ser metálico, cerâmico, fibrocimento, entre outros.

Fios de aterramento

O principal fator de decisão a se levar em conta, nos fios de aterramento são a estrutura da montagem, se será compatível com o projeto e se o local possui malha de aterramento adequada.

Caixas de junção e proteção CC e CA

Para ambos os casos, é necessário verificar, primeiramente, a especificação do inversor, e as características elétricas do local bem como a capacidade instalada do sistema solar.

Disjuntores e interruptores

Para manter em pleno funcionamento os seus painéis solares, interruptores e disjuntores são essenciais.

E, para levar em conta os melhores tipos, certifique-se de checar a compatibilidade com:

  • Proteção CC e CA;
  • Secção transversal (bitola) dos fios;
  • Corrente.
  • Capacidade instalada.

Tipo e bitola dos fios

Para garantir mais assertividade na bitola dos fios, considere a distância, as condições do ambiente, como o nível de umidade local e de radiação solar, além da tensão e corrente exigidas para o bom funcionamento do equipamento.

Conexão dos módulos

Para isso, basta checar o tipo de módulo adquirido e encontrar o inversor compatível com sua capacidade instalada.

Para sistemas off-grid (autônomos)

Viu como existem muitos pontos a serem analisados para atestar a qualidade de um sistema fotovoltaico?

Mas isso não é tudo, afinal de contas, não podemos nos esquecer das particularidades que compõem um sistema off-grid, também conhecido como autônomo.

Nesses casos, outros aspectos devem ser levados em consideração, como:

Banco de baterias

Garantir que a bateria do seu sistema de energia solar permaneça em boas condições de uso exige que alguns fatores sejam levados em conta, como a tensão de fornecimento, o consumo de energia local, o número de horas de autonomia e a aplicação do projeto.

Controlador de carga

Essencial para manter o sistema em funcionamento, o controlador de carga ideal deve levar em consideração a tensão da bateria e, também, a tensão e a corrente do sistema fotovoltaico.

Cabos da bateria

Para isso, basta medir a distância entre o controlador de carga e o inversor e qual a tensão do seu banco.

Sistema de monitoramento

A compatibilidade para o sistema de monitoramento da bateria deve ser realizada a partir do tipo de bateria e do controlador de carga.

 

Existem, sim, diferentes aspectos a serem considerados além dos módulos solares durante a instalação de um sistema fotovoltaico. Entretanto, passada essa etapa inicial, você irá colher uma economia diária com esse sistema que praticamente não exige manutenção.

 

Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, deixe a sua opinião no campo de comentários deste post ou entre em contato conosco!

saiba-quanto-custaria-instalar-energia-solar-fotovoltaica-em-casa

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *