[VÍDEO] Qual é o tipo de Sistema de Energia Solar ideal para a sua Fazenda?
28 de junho de 2016
Como preparar o seu telhado para instalar Energia Solar Fotovoltaica em casa?
11 de julho de 2016
Show all

[TUTORIAL] Energia Solar para sua casa em 6 passos

A decisão de instalar um sistema de captação de energia solar em casa pode deixar as pessoas em dúvida, porém, uma vez em funcionamento, o sistema traz uma série de benefícios de forma permanente.

O valor investido retorna à medida que sua casa gera créditos com a concessionária local, o que faz a economia a longo prazo ser imensa.

A questão é, como iniciar um projeto e instalar energia solar na sua casa?

Se você é pessoa física e tem interesse nesse projeto, continue lendo o nosso passo a passo!

1. Descubra o seu consumo e quanta energia precisará gerar

Você sabe quantos Kilowatts/hora (kWh) sua residência consome mensalmente?

Essa informação é essencial para a elaboração do seu projeto de energia fotovoltaica.

Esse dado vem mensalmente na sua fatura de luz e vai mostrar quanta energia a sua casa terá que gerar para ser auto suficiente e qual a quantidade de energia consumida em horários de pico (como durante a noite no verão, quando há vários equipamentos de ar-condicionado ligados ao mesmo tempo, por exemplo).

2. Estimativa do projeto: consulte alguém especializado

O custo é o segundo passo a ser levado em consideração.

A fama de alto valor dos painéis fotovoltaicos acabam desestimulando muitos consumidores, mas a realidade é que esse custo diminuiu muito nos últimos anos ao mesmo tempo em que os incentivos governamentais e linhas de financiamento para esse tipo de projeto aumentaram.

Ou seja, agora é a hora perfeita para pensar em trazer a energia solar para a sua casa!

Por isso, para te ajudar nessa etapa, disponibilizamos uma página para você solicitar uma estimativa de custo de forma prática.

Basta acessar este link para pedir seu orçamento:

Saiba quanto custaria para instalar Energia Solar na sua casa

Dessa forma, você receberá uma estimativa de custo personalizada, a partir do histórico de consumo da sua residência e saberá de maneira simples e clara quanto custa para instalar um sistema fotovoltaico ideal para sua casa.

3. Fechamento do projeto e preparação para instalação

Após as estimativas e recebimento dos orçamentos formais, é hora de fechar o projeto com a empresa.

É muito importante que você não tente realizar a instalação sozinho! Você não terá a certeza de que a instalação atende aos padrões estabelecidos e poderá acabar danificando as placas, os inversores, entre outros equipamentos sensíveis.

A preparação da instalação também inclui a avaliação do local onde as placas serão instaladas, se é necessário trocar telhas, etc.

Procure por empresas com equipe qualificada e experiência comprovada. Como em todas as áreas existem muitos aventureiros por aí.

4. Parecer de acesso

Uma etapa necessária para projetos residenciais de energia solar fotovoltaica é o recebimento do parecer de acesso da concessionária de energia.

Isso significa que você precisa solicitar uma permissão para interferir na rede de energia e fazer as alterações necessárias.

Nessa etapa, novamente é importante ter uma empresa responsável pela instalação, pois alguns documentos precisarão ser assinados por um responsável técnico que possua CREA.

5. Compra do equipamento

Falta pouco para a instalação!

Você precisará adquirir os seguintes componentes:

  • Módulos Fotovoltaicos;
  • Inversor Solar;
  • Estrutura de Fixação dos Módulos;
  • Cabeamentos e conectores específicos;
  • Materiais elétricos extra como disjuntores, por exemplo.

Ao fechar o projeto de energia solar fotovoltaica com uma empresa, ela provavelmente já vai fornecer os materiais necessários. Prático, não é?

6. Instalação

Chegou o momento da instalação!

Esse processo dura, em média, 2 ou 3 dias, dependendo do tamanho do sistema e da necessidade de fazer alguma mudança estrutural no projeto e respeitando as variações climáticas do local.

Uma vez instaladas as placas, será necessário realizar a troca do medidor bidirecional, que geralmente é feita pela concessionária.

Feito isso, pronto! Você tem energia solar fotovoltaica em casa e está pronto para reduzir sua conta de energia.

 

O que achou? Está pronto para instalar energia solar na sua própria casa? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários ou entre com contato com a nossa equipe!

solicite-orçamento-energia-solar-casa-residência

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *