checklist-tudo-sobre-estruturas-de-suporte-para-fixacao-de-paineis-fotovoltaicos
Tudo sobre estruturas de suporte para fixação de Painéis Fotovoltaicos
14 de dezembro de 2016
canadian-solar-inaugura-fabrica-em-sorocaba-sp
Canadian Solar inaugura fábrica em Sorocaba – SP
21 de dezembro de 2016
Show all

5 usinas solares incríveis ao redor do mundo. Veja as fotos

5-usinas-solares-incriveis-ao-redor-do-mundo-veja-as-fotos

A beleza da energia solar não está apenas em sua conveniência e praticidade – e na sustentabilidade que o seu uso traz à natureza.

Há também, espaço para apreciarmos o esforço humano em trazer amplas soluções focadas na produção de energia em um amplo espectro, como é o caso das usinas de energia solar.

E, para mostrar que não estamos falando isso da boca para fora, nós fomos atrás das 5 usinas solares mais bonitas e impressionantes do mundo!

Confira e aproveite para se inspirar em exemplos reais que estão dando um show de competência e beleza mundo afora!

5-usinas-solares-incriveis-ao-redor-do-mundo-veja-as-fotos-1

1. Les Mées, na França

Localizada nas colinas de La Colle des Mées, região sul da França, essa usina conta com nada menos do que 112 mil módulos solares, podendo produzir até 100 MW de energia limpa.

Para se ter uma ideia: isso é o suficiente para abastecer cerca de 12 mil famílias (com um consumo médio e similar de energia elétrica).

A localização dessa usina solar é digna de menção também, pois foi estabelecida estrategicamente para receber irradiação solar em altas doses.

Como resultado, a produção de energia em Les Mées é de até 15% acima da média.

5-usinas-solares-incriveis-ao-redor-do-mundo-veja-as-fotos-2

2. Planta Solar 20 (PS20), na Espanha

Até 2014, a PS20 Concentrated Solar Power, localizada em Sanlúcar la Mayor, era considerada a usina de energia solar CSP mais potente de todo o mundo.

Sua invejável capacidade de abastecimento (até 10 mil lares) era um diferencial e tanto, que se complementava em uma engenharia complexa e pluralizada, que ainda contava com bombeamento de água e vaporização da mesma para girar as suas gigantescas turbinas.

5-usinas-solares-incriveis-ao-redor-do-mundo-veja-as-fotos-3

3. Kyocera Floating Solar Plant, no Japão

Exemplo para uma série de segmentos, o Japão também é referência quando falamos de usinas solares incríveis!

Prova disso é a Kyocera Floating Solar Plant, que, mesmo diante de uma série de percalços geográficos e climáticos, como relevos irregulares, por exemplo, trouxe inovação e eficiência em sua usina solar.

O projeto está previsto para 2018 e a sua improvável localização é de encher os olhos de apreciação: são 51 mil painéis flutuantes, com capacidade para abastecer cerca de 5 mil residências.

Quer mais? Quando finalizada a obra, a Kyocera Floating Solar Plant tem tudo para se tornar a usina de energia solar flutuante mais potente do mundo!

5-usinas-solares-incriveis-ao-redor-do-mundo-veja-as-fotos-4

4. Fazenda solar da Disney, nos EUA

Enquanto o Japão impressiona em diversos sentidos, nos EUA, um dos ratinhos mais famosos do mundo não deixa de chamar atenção, quando achávamos que não havia mais limites para o seu encantamento.

Estamos falando da fazenda solar da Disney, um grandioso projeto que inclusive, leva o formato do seu personagem mais famoso: Mickey Mouse.

Mas, além de ser uma das usinas solares mais bonitas, o projeto também conta com alta eficiência energética. Afinal de contas, são quase 8 hectares destinados à usina, localizada nas imediações do World Drive e do Epcot Center Drive, em Orlando, na Flórida.

A expectativa é que essa usina solar acumule capacidade para suprir a demanda de até mil residências, em uma produção que irá passar por 48 mil painéis solares.

5-usinas-solares-incriveis-ao-redor-do-mundo-veja-as-fotos-5

5. Topaz Solar Farm, nos EUA

Mais um exemplo norte-americano, a Topaz Solar Farm é uma ilustre presença no Estado da Califórnia, composta por 9 milhões de módulos solares – algo que faz dela uma das maiores usinas de energia solar fotovoltaicas do mundo.

Nela, concentram-se cerca de 550 MW produzidos, o suficiente para produzir energia que abasteça cerca de 180 mil lares.

É pouco? Imagine! Ainda mais levando em conta a observação do Observatório da Terra da NASA, que aponta o benefício desse tipo de energia: o suficiente para evitar a emissão de mais de 400 mil toneladas de dióxido de carbono ao ano.

Seria o mesmo, aproximadamente, que tirar de circulação 77 mil veículos.

Conheça a maior usina solar do mundo

Que a cereja do bolo fique para o fim!

Funcionando desde 2014, e apadrinhada financeiramente pelo Google (que, inclusive, tem a ambição de se tornar 100% dependente de energias renováveis em 2017), a A Ivanpah Solar Electric Generating System é a maior usina de energia solar do mundo!

São 13 km² de área, mas que abriga nada menos do que 300 mil espelhos para absorver a luz solar e convertê-la em energia.

Localizada também na Califórnia, ela pode abastecer cerca de 140 mil lares, sendo responsável por quase 30% de toda a produção de energia solar nos EUA, atualmente.

Inspire-se nessas usinas solares incríveis

E então, o que achou da imponência e funcionalidade de algumas das usinas de energia solar que garantiram o seu lugar ao sol entre as mais belas do mundo?

Participe da discussão e eleja as suas favoritas no campo de comentários deste post!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *