6 Dicas Não Comuns para economizar energia em casa
25 de julho de 2016
Como entrar no mercado de Energia Solar e atuar nesse setor em crescimento
15 de agosto de 2016
Show all

6 Mitos sobre Energia Solar Fotovoltaica que você pode ter ouvido

A produção de energia solar a partir de placas fotovoltaicas ainda é algo que deixa muitas pessoas em dúvida. Afinal, muitos estão acostumados em pensar na energia gerada a partir da força de movimento, como a hidrelétrica, ou a partir do calor, como a térmica.

A energia solar não se encaixa em nenhuma dessas opções, o que faz com que existam muitas dúvidas, e mitos, a seu respeito.

Para desvendar os mais comuns, reunimos neste artigo alguns dos principais mitos sobre energia solar fotovoltaica.

1. Não há produção de energia solar em dias nublados

Na cabeça de muitas pessoas, existe uma relação direta entre energia solar e luminosidade. Para muitos, é inconcebível ser capaz de produzir um sem o outro.

Mas é preciso esclarecer uma questão: a energia solar fotovoltaica utiliza a radiação do sol para produzir energia.

Ou seja, existe radiação mesmo em dias com luminosidade mais baixa, como dias nublados.

A produção de energia solar fotovoltaica depende da alta intensidade raios solares, e da posição da placa em relação ao sol, da angulação, que é determinada no momento da instalação para captar a radiação de forma otimizada, porém dependendo do nível de nebulosidade podemos sim gerar energia em dias nublados.

Este, portanto, é um mito!

2. Só preciso dos painéis suficientes para o consumo médio da minha casa

No momento de realizar o projeto de energia solar residencial, o profissional da empresa contratada irá dimensionar a quantidade de painéis recomendados.

Essa quantidade leva em consideração o histórico de consumo de energia em sua residência, mas também precisar ter uma margem de segurança para  um possível aumento de carga instalada.

Esse cálculo também serve para gerar energia sobressalente suficiente para criar uma reserva e exportar para uma outra residência do mesmo proprietário.

3. Painéis solares danificam o telhado

Esse é um dos mitos que mais assustam interessados em adotar energia solar.

A ideia de instalar placas no telhado de suas residências intimida muitos, mas não há necessidade para preocupação.

No momento do projeto, assim como haverá a determinação da quantidade de placas aconselháveis, também haverá uma avaliação da estrutura do telhado, quanto peso ele suporta, se há necessidade de reparos prévios ou se será preciso haver algum ajuste na estrutura.

Tudo isso é feito pelos profissionais da empresa contratada.

4. Depois de instalados, os painéis não podem ser retirados

Outro mito! É claro que você pode desinstalar as placas de energia solar a qualquer momento.

De fato, será preciso fazer isso em caso de dano a alguma placa, em situações que necessitam de substituição, etc.

Porém, casos de substituição de painéis são raros pois os módulos são feitos de materiais resistentes até mesmo a chuvas de granizo.

5. Apenas o painel solar já basta para ter energia fotovoltaica em casa

O painel solar é uma parte essencial do processo de geração de energia solar fotovoltaica, mas não é o único componente do sistema.

É ele que gera energia, mas a eletricidade produzida é em corrente contínua, e não é compatível com a corrente utilizadas em residências.

Para torná-la utilizável, é preciso um inversor de frequência, cabos para a transmissão de energia e baterias (em casos de Sistemas Off-Grid). Além disso, é necessário haver a estrutura de fixação dos módulos.

6. A energia solar é cara e não garante retorno do investimento

O custo inicial de um sistema fotovoltaico pode ser considero relativamente alto dependendo do consumo da sua residência. Porém, nos últimos anos houve uma redução significativa nos preços dos equipamentos.

Além disso, o próprio governo brasileiro iniciou uma série de incentivos fiscais para facilitar a adoção desta tecnologia.

Por isso, no médio e longo prazo, a energia fotovoltaica acaba se tornando incomparavelmente mais econômica que outros tipos de energia pois permite a redução expressiva do consumo da rede elétrica e, na maioria dos casos, garante a autonomia energética da residência (proporcionando um adeus definitivo para as contas de luz).

Então, não se preocupe com o orçamento, o retorno deste investimento é garantido.

 

Esses são alguns dos principais mitos sobre energia solar fotovoltaica. Esperamos ter esclarecidos algumas das suas principais dúvidas.

Se tiver alguma pergunta sobre energia solar, deixe nos comentários!

Guia para economizar energia em sua residência

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *