Energia sustentável: o que eu preciso saber?
14 de junho de 2017
Show all

Como ser um empreendedor solar?

A tecnologia de energia renováveis continua a ganhar popularidade em todo o mundo, criando oportunidades novas e lucrativas para quem quer empreender nesse ramo.

Começar e gerenciar um negócio de energia solar pode oferecer uma oportunidade gratificante para participar dessa indústria em expansão, oferecendo um serviço que ajuda a reduzir o impacto da produção de energia no meio ambiente.

As empresas de tecnologia solar enfrentam desafios distintos, incluindo o custo dos materiais, mas o empreendedor solar experiente pode colher lucros generosos da geração e venda de energia fotovoltaica.

Quer saber como? Continue lendo e descubra como ser um empreendedor solar de sucesso!

1. Monte um plano de negócios

Montar um negócio não é fácil. O plano de negócios é um documento que auxilia nessa tarefa, servindo como um GPS para que seu empreendimento siga o caminho correto. Com um plano em mãos, você entenderá quais são os riscos, investimentos e tudo que deve ser feito para sua empresa deslanchar. Um plano de negócios te dará a visão completa do que precisa fazer para se tornar um empreendedor solar e crescer, conquistando muitos clientes.

2. Consiga financiamento para lançar seu negócio

Com o plano de negócios feito, você saberá quanto precisa para tirar sua ideia do papel. Desde o ano passado, quem investe em projetos de energia solar possui prioridade no financiamento do BNDES. É possível financiar até 80% do valor total de investimento, o que tornou muito mais fácil juntar o capital necessário para abrir o seu negócio de energia solar.

Prepare e envie propostas de concessão a organizações federais e instituições financeiras para obter financiamento inicial. Existem linhas de crédito específicas para investimento em energias limpas, portanto, procure se informar sobre elas.

3. Faça um curso de energia solar

Não basta ter financiamento e um plano de negócios, é preciso ter conhecimento. Para conseguir bom retornos como um empreendedor solar de sucesso, é preciso se capacitar e entender bem como os sistemas fotovoltaicos funcionam. Nessa hora, fazer um curso de energia solar é fundamental.

Existem algumas opções de cursos online, mas um curso presencial te ensinará não só como instalar os painéis fotovoltaicos, mas também como atender bem e administrar seu negócio para ter sucesso no seu empreendimento. 

como-ser-um-empreendedor-solar3

4. Conheça o panorama do mercado fotovoltaico

O panorama do mercado fotovoltaico tem se mostrado bem positivo nos últimos anos. Desde 2014, a taxa de crescimento do número de instalações de energia solar no Brasil sobe em média 300% por ano. E a tendência, considerando o aumento na conta de luz com as bandeiras tarifárias é que esse número continue crescendo em ritmo acelerado.

A grande maioria desses novos proprietários de sistemas de energia solar são os consumidores de energia residencial, que normalmente são os que sentem mais no bolso os aumentos nas tarifas de energia elétrica. Cerca de 42% de todos os sistemas fotovoltaicos brasileiros instalados no Brasil são de sistemas residenciais, enquanto os comerciais representam 36%.

5. Tenha um salário fixo e contrate mão de obra

Mantenha suas despesas salariais tão baixas quanto possível para aumentar suas margens de lucro. Principalmente no início do negócio, você vai querer reverter o que ganha em novos investimentos para que a empresa cresça. Considere contratar mão de obra para auxiliar nas instalações e na contabilidade, preparação de impostos, distribuição e outras funções não essenciais também.

como-ser-um-empreendedor-solar4

6. Invista em Marketing Digital

Não pense que depois de montar sua empresa, o trabalho acabou. É ainda preciso fazer novos investimentos e conquistar clientes. Para isso, a melhor estratégia é o Marketing Digital, que te ajuda a divulgar sua empresa na web e fidelizar os clientes já conquistados para que eles, também, façam indicações dos seus serviços.

Pronto para começar e se tornar um empreendedor solar? Conheça o curso de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos da OCA Energia Solar e se capacite agora mesmo!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *