4 sinais para identificar as oportunidades no mercado de Energia
5 de setembro de 2016
Como aprender a instalar Sistemas Fotovoltaicos na prática
19 de setembro de 2016
Show all

Conheça os principais tipos de Painéis Fotovoltaicos para instalar em casa

Interessou-se pelas vantagens da energia fotovoltaica residencial, mas ainda não sabe reconhecer os principais tipos de painéis fotovoltaicos para a sua casa?

Pois então você veio ao lugar certo, porque, no post de hoje, vamos detalhar cada um dos tipos de placas solares mais comuns do mercado.

Confira, e inspire-se em painéis solares para abastecer o lar com uma energia econômica e de fonte inesgotável!

Os principais tipos de painéis fotovoltaicos

Com uma pesquisa rápida, é possível perceber que existem diversos tipos de placas solares, cada uma com características únicas para se adaptar a um consumidor diversificado.

Hoje, vamos nos concentrar em modelos já consolidados, e que podem ser inseridos na realidade das suas necessidades: o painel solar monocristalino, o painel solar policristalino e o painel solar de filme fino.

Vamos conhecê-los?

O painel solar monocristalino

placa-painel-solar-monocristalino

Painel Solar Monocristalino

O painel fotovoltaico monocristalino é a tecnologia fotovoltaica mais antiga que ainda se mantém no mercado. E a razão é muito simples: a eficiência desse tipo de placa é a maior até hoje.

A uniformidade em sua aparência se dá por conta de sua composição: apenas um cristal de silício puro, que são tratadas de maneira que se transforme em células fotovoltaicas.

Indo para a prática do painel solar monocristalino, encontramos as suas vantagens:

  • Os painéis solares monocristalinos contam com eficiência entre 14% e 21%;
  • Eles ocupam menos espaço para instalação;
  • Possuem uma prolongada vida útil, em torno de 30 anos de uso;
  • Trabalham bem, na geração de energia solar fotovoltaica, mesmo em condições com pouca luz.

Entretanto, além das vantagens do painel solar monocristalino, é necessário observar outros pontos a respeito desse tipo de produto, como o seu alto investimento, em comparação com os outros modelos.

Dessa maneira, vale a pena colocar, na ponta do lápis, os gastos para instalar esse tipo de painel fotovoltaico, bem como a economia gerada a partir dele.

O painel solar policristalino

placa-painel-solar-policristalino

Painel Solar Policristalino

Também produzido de silício, o painel policristalino se diferencia do modelo anterior logo a partir do seu processo de fabricação: em vez de um cristal, este aqui se destaca pela formação com múltiplos cristais.

E sabe no que isso traduz em vantagens para você?

A primeira vantagem desse tipo de painel fotovoltaico é a quantidade de silício residual gerada, sendo inferior ao modelo monocristalino.

Além disso, o painel solar policristalino é mais em conta, economicamente, sendo um diferencial para quem procura por um produto de eficiência média entre 13 e 16,5%, e com vida útil de até 30 anos!

Atenção com o painel solar policristalino

Se este modelo gera economia nas contas de luz, o espaço necessário para isso, entretanto, é maior — ainda mais em comparação com o painel solar monocristalino.

Ou seja: você precisa de uma área maior para gerar a mesma quantidade de Watts/m² fornecida pelo painel monocristalino. Aqui, inclusive, a eficiência de até 16,5% desse tipo de painel se transforma em desvantagem — comparativamente falando.

O painel solar de filme fino

placa-painel-solar-filme-fino

Painel Solar de Filme Fino

Estando entre uma das opções mais versáteis, o painel solar de filme fino é trabalhado a partir do uso de camadas finas de materiais fotovoltaicos sobre substratos específicos.

Isso significa que existem modelos dentro desse tipo de placa solar, como:

  • Silício amorfo (a-Si);
  • Telureto de cádmio (CdTe);
  • Cobre, índio e gálio seleneto (CIS / CIGS);
  • Células solares fotovoltaicas orgânicas (OPV).

Vamos entender, a seguir, um pouquinho sobre cada um deles?

Painel solar de silício amorfo

Anteriormente popular em itens menores (como as calculadoras solares de bolso, por exemplo) este tipo de painel solar conquistou os lares também.

Sua eficiência média gira em torno de 6 a 9%, o que ainda pode ser considerado uma boa opção para abastecimentos em menor escala.

Painel solar de telureto de cádmio

Sua eficiência registrada fica entre 9 e 11%, obtendo ampla valorização por ser uma alternativa de custo/benefício excelente!

Seu uso, entretanto, é explorado em grandes campos — como em usinas de energia solar. Vale se atentar se esta é uma opção viável para as suas necessidades e objetivos.

Painel solar de cobre, índio e gálio seleneto

Há grande expectativa de eficiência para esse tipo de painel solar, que começou a ser comercializado há pouco tempo.

Sua eficiência é notável, podendo chegar até mesmo a 13%, sendo uma tecnologia ainda a ser explorada em sua totalidade.

 

Mas, para todos os modelos aqui citados de painel solar de filme fino, ficam alguns pontos de atenção em comum:

  • Apesar de econômicos, são painéis que demandam grande quantidade de espaço;
  • Possuem menos eficiência por m², comparado aos modelos monocristalino e policristalino;
  • Possuem vida útil menos prolongada.

 

Como vimos, cada um dos diferentes tipos de painéis fotovoltaicos possui peculiaridades atraentes e direcionadas. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre cada um deles e, assim, desmistificar por completo a energia solar para aplicá-la no seu dia a dia!

Guia para economizar energia em sua residência

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *