saiba-como-e-feita-a-instalacao-da-energia-solar-em-5-passos
Saiba como é feita a instalação da energia solar em 5 passos
19 de abril de 2017
A viabilidade da energia solar no agronegócio
26 de abril de 2017
Show all

Energia solar em imóveis antigos: é possível?

Nos últimos dois anos, o setor de energia solar no Brasil cresceu 300%. Esse é um crescimento considerável, que mostra que a geração de energia pela radiação solar vem ganhando cada dia mais espaço na construção civil.

Mas se por um lado a preparação para receber sistemas fotovoltaicos é quase que obrigatoriedade em novas construções, nos imóveis antigos essa ainda é uma realidade distante.

Distante porém não impossível. A energia solar em imóveis antigos é viável, bastando apenas alguns cuidados para que a instalação seja feita. Abaixo, falaremos quais são eles para que você comece seu projeto de geração de energia fotovoltaica agora mesmo! Acompanhe:

Verificando a incidência de radiação solar

O primeiro fator que deve ser verificado é o espaço disponível para instalação das placas e a incidência de radiação solar no mesmo. É preciso garantir que a área esteja livre de objetos que possam causar sombra nos painéis, como outros prédios, árvores, antenas, entrou outros.

Também é importante levar em consideração qual a orientação e a inclinação do telhado onde será feita a instalação. Isso é importante para projetar quantos módulos fotovoltaicos deverão ser colocados no local para otimizar a captação de luz.

É interessante que a declividade ou inclinação do telhado não seja muito acentuada e que fica orientada para o norte, caso seja possível. A melhor orientação para as placas fica para essa direção, seguida de leste ou oeste.

energia-solar-em-imoveis-antigos-e-possivel2

Checando as condições da cobertura

A sobrecarga gerada pelo sistema em cima do telhado pode girar em torno de 20 a 30kg/m². Por isso, é importante checar se a estrutura possui resistência o suficiente para suportar esse peso. Em telhados de telha de cerâmica, os mais comuns, é preciso cuidado na instalação para não quebrar peças e substituí-las caso isso aconteça.

Outro ponto de atenção é a ação do vento sobre os painéis. Quando estes estão instalados de maneira inclinada, os esforços de ventanias em cima das placas pode ser muito maiores. Contudo, é possível realizar reforços estruturais que viabilizam o sistema. Isso inclui a adição de caibros e vigas, ou então a criação de uma estrutura customizada com o objetivo de distribuir a ação do vento por todo o sistema, sem que nenhum ponto fique sobrecarregado.

No caso de imóveis tombados, em que não é permitido fazer muitas intervenções, é necessário verificar com a prefeitura da cidade a viabilidade do projeto. Caso seja liberado, um ponto de atenção deve ser a laje, já que em imóveis antigos ela não é impermeabilizada e qualquer erro na instalação dos painéis pode causar infiltrações.

energia-solar-em-imoveis-antigos-e-possivel3

Testando as instalações elétricas para energia solar em imóveis antigos

Em se tratando de imóveis antigos, as instalações elétricas podem ser um problema. Isso porque os sistemas, nesses casos, também pode ser muito antigo, exigindo o uso de um circuito elétrico particular para instalação das placas na rede.

Uma boa alternativa é realizar uma revisão das instalações elétricas do imóvel antes de implementar a energia solar. Assim, você estará garantindo que alimentadores, circuitos, quadro de distribuição e outros itens estejam de acordo com as atuais normas.

É preciso também checar se o edifício possui aterramento funcional. Esse item aumenta a segurança do sistema e deve ser providenciado em casos negativos. Sua distribuidora de energia também pode exigir outros elementos de segurança, por isso cheque as normas para instalação de energia solar junto a ela antes de iniciar os trabalhos.

O inversor do sistema deve ser instalado sem poeira, arejado e sem o risco de tomar sol ou chuva. É interessante também que entre as placas, o inversor e o quadro haja espaço para eletrodutos que suportem a passagem dos cabos.

Tomando esses cuidados, a energia solar em imóveis antigos não só é viável, como pode trazer muita economia da conta de luz todos os meses!

Gostou do nosso post? Leia também nosso artigo sobre o financiamento do sistema fotovoltaico e descubra como financiar até 100% do seu valor!

saiba-quanto-custaria-instalar-energia-solar-fotovoltaica-em-casa

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *