JN testa eficiência de dispositivos movidos a energia solar nas ruas
20 de julho de 2015
Energia Solar Fotovoltaica na Irrigação
28 de julho de 2015
Show all

Energia Solar ou Gerador: Em qual devo apostar?

Power plant using renewable solar energy. Collage

Há alguns anos o mercado de energia solar fotovoltaico era apenas um nicho, atualmente é possível perceber de forma global que esta tecnologia está se tornando uma das principais provedoras de eletricidade mudando a forma como o mundo é conectado e energizado.

Até o final de 2009 o mercado de energia solar possuía em torno de 23 GW de capacidade instalada, este número foi crescendo ano a ano chegando em 100 GW em 2012 e 138,9 GW em 2013, quantidade esta capaz de produzir pelo menos 160 terawatt horas (TWh) de eletricidade anualmente.

 

Juntamente com este crescimento do setor de energia solar fotovoltaica, vem se observando um movimento contrário no que se refere ao custo do sistema. De acordo com dados apresentados no relatório do U.S Development of Energy, há uma forte tendência de queda nos custos dos equipamentos que compõe um sistema fotovoltaico. Desde 1998, os preços dos sistemas vêm caindo em média de 6 a 8% ao ano, conforme ilustrado no gráfico abaixo.

 

Este comportamento mundial pode ser observado também nos países da América Latina, que nos últimos 5 anos começou a investir mais fortemente na tecnologia fotovoltaica a partir da maior percepção dos benefícios agregados bem como à redução de custos e acessibilidade que a tecnologia permite.

Recentemente falamos em outro post sobre os benefícios da utilização de energia solar fotovoltaica, não só para fins residenciais e sistemas conectados, mas também sobre sua aplicação em locais sem acesso à rede e que muitas vezes utilizam geradores para geração de energia elétrica.

Existe muita dúvida nas vantagens econômicas quando falamos na substituição dos geradores por fonte solar, e isso ocorre por diversos fatores, tais como, desconhecimento, falta de fornecedores especializados, pré-conceito de que é caro e inviável, entre outras. Decidimos trabalhar nesse post para desmistificar essa percepção e mostrar os benefícios da geração de energia via fonte solar.

Mas, antes de chegarmos a estes números vamos analisar a evolução do preço médio de revenda de combustíveis fósseis (diesel e gasolina), no período de jan/13 à jun/15. (Preço Brasil)

 

Observe, de acordo com o gráfico, que o comportamento de preços dos combustíveis possui uma tendência de alta, ao contrário do que pudemos observar no gráfico de sistemas fotovoltaicos, o qual possui claramente uma tendência de queda. Isso nos permite inferir que no médio e longo prazo a tecnologia fotovoltaica se fortalecerá ainda mais o que gera benefícios não só para o consumidor, mas também para o meio-ambiente.

Em um estudo de caso real, foi feita uma análise comparativa entre o custo de kWh gerado por meio de um gerador a gasolina e por meio de um sistema solar. Foi utilizado um sistema off-grid utilizado para alimentar a sede de uma fazenda que consome em média 150kWh/mês. Observou-se que o custo do kWh do gerador a gasolina, bem como o do sistema fotovoltaico ficam em torno de R$ 3,50. A tendência de redução do custo do kWh do sistema fotovoltaico quando comparado ao gerador a gasolina fica evidenciada no gráfico 4.

 

Além disso deve ser considerado que o sistema fotovoltaico gera energia limpa, por meio de uma fonte infinita, com garantia de mais de 20 anos de eficiência das placas solares e baixíssimos custos de manutenção

É certo que a tecnologia fotovoltaica veio para ficar e será cada vez mais utilizada em escala mundial.

Infográfico energia solar VS Gerador a diesel

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *