Horário de verão 2018 e energia solar: um universo de possibilidades
1 de maio de 2017
entenda-como-funciona-a-regulamentacao-da-microgeracao-de-energia
Entenda como funciona a regulamentação da microgeração de energia
8 de maio de 2017
Show all

O que a energia solar pode fazer pelo seu agronegócio?

O setor de agronegócio é um dos que mais cresce no Brasil. Apesar da crise que vem dominando o cenário econômico brasileiro nos últimos tempos, o PIB do setor representou quase um quarto (22%) do PIB nacional e as previsões são de que cresça mais 2% este ano.

Mas em tempos de recessão na economia é preciso ter cuidado. Cada vez mais, o caminho para que o agronegócio continue crescendo é a gestão organizada da operação.

E, para conquistar esse objetivo, o melhor caminho é buscar o auxílio de sistemas e processos automatizados. Mas como contar com eles em regiões que muitas vezes nem sequer são contempladas pelo fornecimento de energia pública?

o-que-a-energia-solar-pode-fazer-pelo-seu-agronegocio-27-032

O uso da energia solar no campo

A energia solar, energia limpa e renovável, chega como alternativa para o produtor rural que sofre com problemas de distribuição e fornecimento de energia na sua fazenda.

Ela pode ser transformada em energia térmica — para aquecer água — ou elétrica. Para isso, são utilizados sistemas fotovoltaicos que captam a radiação solar e a transformam em energia elétrica.

O sistema garante energia mesmo nos dias nublados, mesmo que em menor quantidade.

o-que-a-energia-solar-pode-fazer-pelo-seu-agronegocio-27-033

Os benefícios de investir em energia solar no agronegócio

Os benefícios da geração de energia pelo sol na sua fazenda são inúmeros. Conheça alguns deles abaixo.

Trabalhe-com-Energia-Solar-e-aproveite-as-oportunidades-deste-setor-em-plena-expansão (1)

1. Redução de custos com energia e geradores a diesel

Geradores a diesel garantem o fornecimento contínuo de energia nas fazendas, principalmente naquelas localizadas em áreas remotas. Porém, apesar de eficientes, geradores a diesel podem representar altos gastos com combustível e pesar no orçamento do produtor rural.

Ao incluir a energia solar na operação do seu gerador a diesel torna-o consideravelmente mais econômico, reduzindo os gastos com o combustível.

Também, a energia solar diminui em até 90% a conta de luz, uma vez que além da produção, ela pode ser usada nas áreas de vivência, na própria residência do produtor e no bombeamento de água, alimentando as bombas.

2. Uso da telemetria na produção

telemetria é uma forma de gerencia a produção agrícola metro a metro do terreno. Ela leva em consideração que cada pedaço da área produtiva possui características próprias que devem ser bem aproveitadas para otimizar a safra e aumentar a produtividade.

A energia solar permite alimentar com energia elétrica as torres de telecomunicação, rádios, GPS e outros equipamentos que tornam o acompanhamento por meio da telemetria da região produtiva possível.

3. Redução do desperdício de água

A energia solar também pode ser utilizada no controle de irrigação, solução de tecnologia agrícola que torna possível monitorar, de forma contínua e automática, a umidade do solo.

Esse sistema mede a tensão da água retida no solo e aciona a irrigação quando a umidade estiver em um nível crítico, que ofereça riscos à produção. Assim, é possível economizar recursos naturais e permitir o uso racional da água.

4. Otimizaçãoda gestão agrícola

Atualmente, existem no mercado opções de softwares específicos para o agronegócio que permitem planejar e controlar as atividades na produção e o uso de insumos, por meio de análises com calendários e regras personalizadas.

Além disso, esse tipo de programa também permite o controle dos custos internos e externos, para aumento da produtividade e redução de desperdícios.

5. Uso de cercas para manejar a produção pecuária

No caso da pecuária, a energia solar também pode ser utilizada em cercas elétricas para manejo do gado. A cerca elétrica permite a colocação de um maior número de animais por hectare, além de determinar com exatidão as áreas onde o animal deve comer.

Em suma, a energia solar no agronegócio pode alavancar seus lucros e tornar sua produção mais competitiva no mercado.

Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *