como-a-energia-solar-fotovoltaica-agrega-valor-ao-seu-empreendimento
Como a Energia Solar Fotovoltaica agrega valor ao seu empreendimento
28 de novembro de 2016
7 dicas simples para economizar energia no verão
7 de dezembro de 2016
Show all

Erros comuns que profissionais cometem ao entrar no Mercado de Energia Solar

erros-comuns-que-profissionais-cometem-ao-entrar-no-mercado-de-energia-solar

Um estudo recente do Greenpeace aponta que o mercado de energia solar que era basicamente, nulo até alguns anos atrás tem força para alavancar uma média de 30 mil megawatts, em potência de instalações até o ano de 2030.

Isso reforça aquilo tudo que já vínhamos falando por aqui: investir em energia fotovoltaica é uma oportunidade e tanto para o empreendedor nos próximos anos.

Só que, no calor do momento, muitas pessoas acabam antecipando alguns passos e, ao entrar no mercado de energia, se deparam com alguns erros profissionais comuns que podem tornar o progresso para o sucesso mais dificultoso.

Por isso, reuniremos no post de hoje, os principais erros que muitos profissionais cometem ao entrar no mercado de energia solar para tentar, assim, evitá-los. Confira!

Aprender por conta e não se aprofundar tecnicamente

A internet permitiu que muitas pessoas dessem um novo rumo às suas carreiras, coletando informações que as auxiliassem a se especializar em algo – como no setor de energia solar.

Acontece que um mercado pouco conhecido não pode – e tampouco deve – ser explorado sem que sejam cobertas todas as suas complexidades e detalhes.

Afinal de contas, estamos falando de um mercado revolucionário no setor de energia!

É preciso, acima de tudo, trabalhar os conhecimentos com quem entende o mercado e sabe como transmitir esse conhecimento, para que os futuros empreendedores ingressem no segmento de energia fotovoltaica com todas as informações devidamente registradas.

erros-comuns-que-profissionais-cometem-ao-entrar-no-mercado-de-energia-solar-2

Não se especializar em instalação

Que o setor de energia solar é um incentivo ao empreendedor, disso ninguém mais deve duvidar, não é mesmo?

Acontece que essas múltiplas oportunidades e vantagens devem ser trabalhadas com cuidado, visando compreender como funciona o segmento, como um todo, para poder oferecer as melhores soluções para cada tipo de necessidade.

Assim, não se especializar em instalação de painéis fotovoltaicos é um grande erro, pois o atendimento não é a parte elementar – embora seja fundamental – de todo o processo.

Da teoria à prática, aplicando os bons costumes de atendimento ao cliente diariamente, são etapas complementares, e que todo empreendedor que deseja trabalhar com energia solar deve estar muito bem alinhado para atrair mais clientes e fidelizá-los.

Desconhecer as diferenças entre o mercado de energia térmica e fotovoltaica

Para agregar mais valor a um empreendimento, a energia fotovoltaica é amplamente considerada, já que reduz os custos e ainda, pode gerar créditos para abater o valor das contas dos próximos meses.

No entanto, empreendedores pouco informados acabam se interessando pelo setor de energia fotovoltaica e o confunde com o mercado de energia térmica.

Vale lembrar que ambas são fundamentalmente diferentes, sendo que a energia térmica é usada para o aquecimento de água, a partir de um reservatório aquecido pelo coletor solar.

E a energia fotovoltaica transforma a luz solar em energia elétrica para ser usada da melhor maneira pelos usuários.

erros-comuns-que-profissionais-cometem-ao-entrar-no-mercado-de-energia-solar-1

Não buscar apoio ou parcerias

Ninguém prospera, exclusivamente, por conta própria. E, quanto mais cedo o empreendedor entender isso, mais cedo ele vai dar uma alavancada no seu negócio.

Ainda mais quando falamos em quem quer empreender no setor de energia solar, as parcerias são essenciais para que você atraia mais clientes, expanda o seu negócio e adicione mais valor à sua marca – qualidades importantes para qualquer negócio, não concorda?

Não dominar o básico sobre marketing e atendimento

Como antecipamos, há alguns tópicos, não basta conhecer a teoria e, tampouco, entender apenas a prática em instalação de painéis fotovoltaicos: é preciso empreender, também, em marketing e no atendimento ao consumidor.

Afinal de contas, assim que o seu negócio estiver caminhando, são esses dois elementos que vão dar mais força à sua marca e fazer com que mais clientes entrem em contato com você.

Empreenda nessas duas áreas também e crie uma estruturação de equipe focada em resultados para que os seus clientes tenham suas expectativas atendidas – e, quem sabe, ultrapassadas – e que você gere mais valor à sua marca continuamente.

E, após detalharmos os principais erros que os profissionais cometem ao ingressar o mercado de energia solar, não poderíamos encerrar este assunto sem antes convidar você a se especializar de maneira completa no mercado de energia solar.

Para isso, que tal conhecer o curso de Projetos e Negócios da OCA Solar Energia? Dê uma verdadeira mudança de rumos – para melhor – à sua carreira profissional conosco!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *