O que é Energia Solar?
5 de maio de 2015
É possível termos 100% de autonomia de geração de energia elétrica residencial?
12 de maio de 2015
Show all

Glossário de Energia Solar Fotovoltaica

Glossário para consulta rápida sobre os termos relacionados à Energia Solar Fotovoltaica.

ANEEL: Agência Nacional de Energia Elétrica é uma agência reguladora, vinculada ao MME (Ministério de Minas e Energia) que tem como finalidade regular e fiscalizar a produção, transmissão e comercialização de energia elétrica de acordo com as políticas e diretrizes do governo federal.

Arranjo fotovoltaico: É um conjunto de painéis solares, interligados em série ou em paralelo e que estão dispostos numa mesma estrutura. Também conhecido como “array”.

Banco de baterias: É um conjunto de baterias, construído em arranjo serial, que são utilizados para garantir o fornecimento de energia, de forma ininterrupta e com grandes autonomias para energização de sistemas.

B.O.S.: Balance of System são componentes de um Sistema solar fotovoltaico que exclui módulos solar, exemplo: cabos, fios, proteções, antenas, chicotes elétricos e estruturas.

Bateria estacionária: Baterias fabricadas para descargas profundas utiliza maior corrente por um tempo maior.

Célula solar ou célula fotovoltaica: É a unidade básica de um sistema fotovoltaico, responsável pela conversão da radiação solar em eletricidade.

Sistema de compensação de energia elétrica: Sistema no qual a energia ativa injetada por unidade consumidora com microgeração distribuída ou minigeração distribuída é cedida, por meio de empréstimo gratuito, à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa dessa mesma unidade consumidora ou de outra unidade consumidora de mesma titularidade da unidade consumidora onde os créditos foram gerados, desde que possua o mesmo Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto ao Ministério da Fazenda.

Controlador de carga: O controlador ou regulador de carga é um dos principais componentes de um sistema solar fotovoltaico, é o responsável pela durabilidade das baterias. Ele protege as baterias de serem sobrecarregadas, ou descarregadas profundamente garantindo com que a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos seja armazenada com maior eficácia.

Diagrama multifilar: O diagrama multifilar é representação mais minuciosa de uma instalação elétrica, assim como no diagrama funcional ele também mostra todos os condutores e componentes. Mas, além disso ele tenta representar os componentes da instalação bem como os condutores em sua posição correta.

Diagrama unifilar: O diagrama unifilar é o mais usado pelos eletricistas instaladores nas obras. Ele é desenhando sobre a planta baixa (planta arquitetônica) e apresenta os dispositivos e trajeto dos condutores rigidamente em suas posições físicas apesar de ser em uma representação bidimensional.

Energia limpa: É aquela que não libera durante seu processo de produção ou consumo, nenhum tipo de gás poluente ou resíduos que motivem o efeito estufa ou aquecimento global.

Energia renovável: É proveniente de recursos naturais reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Ou seja, são ilimitados.

Energia solar fotovoltaica: O termo fotovoltaico significa a transformação da radiação solar diretamente em corrente elétrica, utilizando as células fotovoltaicas, ou células solares.

Estrutura metálica: Normalmente estruturas metálicas (alumínio anodizado ou aço inox) são utilizadas para a fixação do módulos nos telhados ou no solo.

Geração centralizada: São usinas solares de grande capacidade instalada que comercializam a energia gerada nos ambiente contratação livre e regulado.

Geração Distribuída ou On Grid: São aqueles que fornecem energia para a rede de distribuição. Geralmente não utilizam sistemas de armazenamento de energia.

Geração Isolada ou Off Grid: É aquele que não tem contato com a rede de distribuição de eletricidade das concessionárias. Podem ser híbridos ou autônomos, com ou sem armazenamento.

HSP: Horas de Sol Pico – São os resultados em quilowatts hora por metro quadrado apresentados pelo Atlas Brasileiro de Energia Solar. Este valor é muito importante para o cálculo do sistema fotovoltaico pois é nessas horas que um painel fotovoltaico estará gerando o seu máximo durante o dia.

Inversor: É o componente responsável por inverter a energia gerada pelo painel fotovoltaico de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Também é utilizado para gerar dados do de geração de energia para monitoramento de desempenho do sistema.

Material elétrico: Fios e cabos, disjuntor, interruptor, adaptador, extensão, tomada, eletrodutos, transformador, soquete e acessórios elétricos.

Microgeração – microgeração distribuída: Central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 100 kW e que utilize fontes com base em energia hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada, conforme regulamentação da ANEEL, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras;

Minigeração: Minigeração distribuída: central geradora de energia elétrica, com potência instalada superior a 100 kW e menor ou igual a 1 MW para fontes com base em energia hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada, conforme regulamentação da ANEEL, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras;

Módulo Solar: São células solares normalmente fabricadas em silício policristalino e conectadas em série/paralelo a fim de atingir a potência W desejada.

Potência instalada: Soma da potência máxima dos módulos em um sistema. É comumente expresso em kWp.

Radiação solar: É a energia radiante emitida pelo Sol, sob a forma de radiação eletromagnética.

Resolução Normativa 482: Estabelece normas e procedimentos para micro e minigeradores propondo um sistema de compensação de energia (Net Meetering).

Usina Solar: É uma estrutura composta por vários painéis fotovoltaicos, capazes de produzir energia elétrica a partir da captação da luz do sol, sem causar danos ao meio ambiente.

Watt pico: É a máxima potência gerada por um painel solar fotovoltaico em uma condição ideal.

Watt: É uma unidade de potência.

Watt-hora: É a unidade de medida de energia e hora, uma unidade de tempo. É a quantidade necessária para alimentar uma carga com potência de 1 Watt durante 1 hora.

 

Gostaria de saber o significado de mais termos? Escreva nos comentários os termos que você gostaria de saber que nós responderemos!

 

Energia Solar é a solução para o seu negócio

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

1 Comentário

  1. LUIZ ANTONY disse:

    Parabéns, Equipe Oca, pela clareza e objetividade do Glossário. Os termos e palavras é que dão lógica, sentido e possibilitam o perfeito entendimento das coisas, por isto parabenizo à vocês pelo preparo e divulgação deste Glossário de Energia Solar Fotovoltaica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *