Como aprender a instalar Sistemas Fotovoltaicos na prática
19 de setembro de 2016
curso-energia-solar-fotovoltaica-online-veja-momento-de-fazer
Curso Energia Solar Fotovoltaica Online: veja se é o momento de fazer
3 de outubro de 2016
Show all

O que você precisa saber para analisar a qualidade de uma Placa Solar

o-que-voce-precisa-saber-para-analisar-qualidade-de-uma-placa-solar

Se você chegou até este artigo, já deve estar ciente de que a busca por energia renovável, que não cause tanto impactos ao meio ambiente, é essencial. Poucas opções são tão benéficas quanto uma placa solar fotovoltaica.

A preferência pela energia solar está crescendo, o que ajuda a expandir as oportunidades de negócio no setor, bem como uma dúvida que ataca o consumidor: qual é o melhor painel/módulo fotovoltaico?

Para auxiliar, resolvemos reunir tudo que você precisa saber sobre como escolher uma placa solar e como analisar a sua qualidade. Confira!

O funcionamento de um painel solar

Para analisar a qualidade de uma placa solar, vale, primeiramente, entender um pouquinho mais sobre o seu funcionamento. Vamos lá?

Você sabia que cada painel solar possui, em sua composição, células solares capazes de absorver a energia da luz e transferi-la em forma de elétrons — que por sua vez se responsabiliza por produzir energia elétrica a partir do que foi absorvido?

A potência e tecnologia dos painéis solares permite que energia elétrica seja produzida mesmo em dias nublados e com pouca luminosidade. Por isso, a energia solar não dispõe de desvantagens em relação ao consumo tradicional de energia elétrica.

A compreensão na qualidade de uma placa solar

Para entender um pouco mais sobre como analisar um painel fotovoltaico, vale se atentar a algumas normas e padrões que atestam a qualidade do produto como uma placa solar adequada.

Entre as principais, podemos citar o tempo de vida útil mínimo do produto, a resistência contra mudanças ambientais bruscas, rendimento, potências padrão, certificações entre outros.

Veremos a seguir cada um deles.

O desempenho e eficiência das placas solares

Antes de adquirir um painel solar, certifique-se de que o seu desempenho está à altura das suas necessidades e objetivos.

E como fazer isso?

Simples! Basta saber o quanto de eletricidade o produto gera e relacionar ao seu consumo.

Para facilitar: quanto melhor o seu desempenho, mais Watts por m² o módulo possui e maior é será sua capacidade de geração. Mas vale se atentar que a eficiência está diretamente relacionada também à qualidade do módulo, expertise do fabricante e tipo de material utilizado.

Qualidade de uma placa solar

Existe um método bastante simples de atestar a qualidade de uma placa solar, e é a partir da análise da sua classificação.

No Brasil, por exemplo, é utilizado, como método classificativo, o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Módulos Fotovoltaicos do Inmetro (PBE), que funciona da seguinte maneira: o conceito dos painéis solares é avaliado de A a E, algo variável de acordo com a porcentagem de eficiência do painel.

A vida útil do painel fotovoltaico

Quer ter uma média aproximada da vida útil de um produto, ao analisar qual é o melhor painel fotovoltaico para você? Uma boa dica é conferir se o painel possui, ao menos, 25 anos de garantia — algo que a maioria dos fabricantes garante.

Além disso, verifique, ao analisar o painel fotovoltaico de sua preferência, se o produto suporta alterações climáticas e ambientais em geral, já que o produto fica exposto, literalmente, a todo tipo de interferência natural.

Os próprios fabricantes apontam certificados e outros diferenciais que os seus produtos venham a possuir. Analisar a qualidade também esbarra em um bom design e acabamento do produto.

A estética do painel solar

Quer se aprofundar na qualidade do seu painel fotovoltaico? O quadro de alumínio (a peça ao redor do painel) é uma boa alternativa, pois produtos soldados ou aparafusados garantem mais qualidade — em especial, os painéis anodizados em preto.

Estética e eficiência podem e devem andar juntas.

O seu investimento

Além do cálculo de geração de energia (Watts) por R$ investido, é necessário colocar na balança tudo aquilo que vimos até aqui.

Pense no que você mais prioriza, ao substituir a sua geração de energia elétrica pela energia solar e confira os principais diferenciais que você procura nos painéis fotovoltaicos.

O conjunto, ao analisar o painel fotovoltaico

Não se trata, apenas, de analisar a eficiência, mas um conjunto de fatores, como bem vimos até aqui.

Explore a qualidade do painel solar a partir de sua totalidade, e equilibre com o investimento desejado. Com tantas opções disponíveis, uma, com certeza, se adapta às suas exigências.

 

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco ou compartilhe suas opiniões no campo de comentários!

trabalhe-com-energia-solar-e-aproveite-as-oportunidades-deste-setor-em-plena-expansao

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *