Quais as oportunidades no mercado de energia em 2018?
24 de maio de 2017
Por que fazer um curso de energia solar?
31 de maio de 2017
Show all

Panorama sobre o Mercado Fotovoltaico

Que a instalação da energia solar fotovoltaica traz o benefício da economia e da redução de quase todo o custo com as contas de luz já está bem claro.

Um sistema de energia solar oferece um retorno financeiro melhor que alguns investimentos de renda fixa, como a poupança ou o Tesouro Direto.

Com o aumento das tarifas de energia pelas bandeiras tarifárias, o investimento em energia solar passa a valer ainda mais a pena. Em média, ele se paga entre 4 e 6 anos, gerando economia para o proprietário por, pelo menos, 25 anos.

E para que você entenda o poder desse benefícios, abaixo fornecemos um panorama do mercado fotovoltaico segundo dados de uma pesquisa realizada pela ANEEL e do uso da energia solar no Brasil. Acompanhe:

http://pages.ocaenergia.com/caminho-do-empreendedor-solar

O Sistema Solar On Grid

Os dados apresentados pela ANEEL referem-se aos sistemas de energia solar on grid, que são ligados à rede de distribuição de energia. 

Para quem não sabe como funciona, esse tipo de sistema possui inversores com a função de converter a tensão contínua (CC) em tensão alternada (CA) e sincronizar o sistema particular com a rede pública.

Dessa forma, a energia que for produzida em excesso pelo sistema, ou seja, aquela que não for utilizada pelo proprietário, é enviada de volta à rede convencional de energia elétrica.

Com isso, o excedente é convertido em créditos de energia, que podem ser utilizados em momentos onde a demanda é maior que a produção, em um período de até 60 meses.

panorama-sobre-mercado-fotovoltaico2

O Uso da Energia Solar no Brasil

Por conta das enormes vantagens para a maioria dos consumidores de energia elétrica no Brasil, principalmente os residenciais, a tecnologia fotovoltaica cresce a passos largos em nosso país. Até o final de 2016, eram 7.398 sistemas de energia solar instalados em todo o país.

Contudo, o que chama mais a atenção é que esse crescimento, que de 2015 para 2016 representou 339%, é a tendência de que esse aumento não pare por aí. Segundo estimativas, a energia solar no Brasil cresce em ritmo exponencial e até 2024 serão mais de 1 milhão de sistemas instalados.

O setor de energia solar brasileiro, como um todo, tem mantido um passo de crescimento acima de 300% ao ano desde 2014, e isso abre enormes possibilidades de geração de emprego, renda, criação de novas empresas e negócios, a fim de sustentar essa possibilidade de crescimento contínuo.

Para provar isso, separamos abaixo mais alguns números da ANEEL sobre o mercado fotovoltaico:

Potência Total Instalada

A potência de geração de sistemas de energia solar vem aumentando exponencialmente, junto com o número de instalações. Em 2012, eram produzidos apenas 403 MW, tendo quadruplicado em apenas um ano, com 1.704 MW de potência no fim de 2013.

Contudo, desde então, a potência instalada acumulou aumentos anuais na casa dos 200%, chegando no fim do quatro trimestre de 2016 com mais de 56 mil MW. Um número que não pode ser ignorado.

Tipo de Consumidor

A maioria desses novos proprietários de sistemas de energia solar são os consumidores de energia residencial, que normalmente são os que sentem mais no bolso os aumentos nas tarifas de energia elétrica.

Cerca de 42% de todos os sistemas fotovoltaicos brasileiros instalados no Brasil são de sistemas residenciais, enquanto os comerciais representam 36%.

No que diz respeito aos sistemas instalados em grandes indústrias, são somente 16% de todas as instalações no país, enquanto o poder público e o consumidor rural permanecem tímidos na geração da energia solar, representando juntos cerca de 4% do total.

panorama-sobre-mercado-fotovoltaico3

Número de Empresas

Somente em 2016, foram criadas 594 empresas de instalação de sistemas fotovoltaicos. Observa-se que 74,16% das empresas atuantes no Brasil possuem menos de 2 anos, ou seja, um mercado muito jovem e com grande representatividade.

Dessas, 75 28% faturam até R$ 50 mil mensais, enquanto 10,11% faturam mais de R$ 100 mil por mês.

Em suma, todos esses números mostram que o mercado fotovoltaico é um ambiente promissor para quem quer empreender e se tornar dono do próprio negócio.

E para que você saiba por onde começar, faça nosso curso introdutório online e aprenda como funciona um sistema de energia solar!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *