canadian-solar-inaugura-fabrica-em-sorocaba-sp
Canadian Solar inaugura fábrica em Sorocaba – SP
21 de dezembro de 2016
noticia-reserva-no-amazonas-recebe-energia-solar
Notícia: Reserva no Amazonas recebe energia solar
28 de dezembro de 2016
Show all

Plano de Negócios: dicas para melhorar o desempenho do seu empreendimento de energia solar

plano-de-negocios-dicas-para-melhorar-o-desempenho-do-seu-empreendimento-de-energia-solar

Muito falamos a respeito das oportunidades variadas no setor de energia solar e como o momento é propício para que novos empreendedores ingressem no mercado, se antecipando a uma demanda cada vez mais em alta.

Entretanto, ainda detalhamos pouco a respeito dos cuidados que todo empreendedor deve tomar antes de se aventurar em um novo – e muitas vezes desconhecido – setor do mercado.

Dessa maneira, vamos falar um pouquinho sobre a importância de um plano de negócios, para dar o primeiro e fundamental passo na criação do que pode ser a sua carreira profissional, impulsionando o empreendedorismo dentro de você.  Confira e se inspire em nossas dicas!

A importância de um plano de negócios

O plano de negócios deve ser a cartilha de todo empreendedor. Afinal de contas, é a partir dela que ele vai identificar e direcionar as estratégias para o sucesso do seu negócio, sem falar em todo o detalhamento necessário para colocar a sua carreira em desenvolvimento.

Isso porque, no papel, o empreendedor pode riscar, arriscar, rasurar, experimentar e ousar para averiguar o que, na prática, pode ou não render o resultado desejado.

Vamos conferir então como criar o seu plano de negócios para que nenhum imprevisto seja ignorado e você possa se preparar da melhor maneira possível para a implementação do seu empreendimento em painéis solares?

plano-de-negocios-dicas-para-melhorar-o-desempenho-do-seu-empreendimento-de-energia-solar-1

Comece com uma análise de mercado

Mesmo com todos os dados e detalhamentos que damos a respeito do setor de energia solar, o empreendedor deve buscar perguntas e respostas por conta própria. Afinal de contas, para adequar o seu negócio à realidade, existem pormenores que dizem respeito somente ao empreendimento que ele tem em mente.

Dessa maneira, é importante checar na desejada região de atuação, como anda o mercado. Se existe demanda, por exemplo, onde se encontra o seu público (se é pessoa física ou jurídica) e como é a concorrência no setor.

Aqui, vale também detalhar os possíveis fornecedores e o que será necessário para explorar a variedade de serviços e produtos a serem oferecidos.

Além disso, aprofundar-se no perfil do seu consumidor é igualmente importante nesta etapa do plano de negócios. Isso porque o conhecimento permite que você se adapte rapidamente às tendências e hábitos de consumo dele, tornando a sua inserção no mercado mais fácil.

A dúvida que pode surgir é: como fazer isso? Sugerimos os seguintes métodos:

  • Elaboração de questionários (as redes sociais e fóruns do ramo são bons locais para envio e coleta de dados);
  • Entrevistas;
  • Conversas com clientes e fornecedores em potencial;
  • Análise da concorrência.

A partir deste primeiro retrato, você terá um perfil de quem é o seu cliente. Mais uma etapa concluída do seu plano de negócios e que vai facilitar toda a sua vida, quando o seu negócio já estiver de portas abertas ao consumidor.

plano-de-negocios-dicas-para-melhorar-o-desempenho-do-seu-empreendimento-de-energia-solar-2

Qualidade e custo/benefício

Em seguida, é importante delimitar como a sua marca irá se posicionar no mercado. Isso permite que o plano de negócios também estabeleça um teto para o orçamento, já que irá definir todo o valor a ser investido.

Recomendamos que esta etapa do plano de negócios seja focada exclusivamente em oferecer os melhores produtos e um serviço em contínuo estágio de desenvolvimento, para que você se destaque logo no mercado e trazendo mais novidades para o setor.

A parte operacional

Assim que as etapas anteriores estiverem concluídas, colocando os últimos pontos em seu plano de negócios, entra em ação a etapa operacional que o seu empreendedorismo deverá focar suas atenções.

Esta parte concentra uma série de decisões, como:

  • A estruturação da sua empresa;
  • Sua localização;
  • Os equipamentos e as instalações físicas.

É hora também de estimar uma média de atendimentos mensais, projeções e a quantidade inicial de funcionários para colocar o seu negócio em prática o quanto antes.

Lembre-se de incluir as estimativas de custos iniciais, bem como as receitas, despesas e o fluxo de caixa para que o setor financeiro não seja surpreendido por valores desconsiderados no plano de negócios.

Empreendedorismo começa com um bom plano de negócios

E então, que tal arregaçar as mangas e colocar o empreendedor que está dentro de você para trabalhar?

Ou, ainda melhor: que tal compartilhar este post em suas redes sociais e inspirar mais pessoas, como você, a colocarem as suas melhores ideias em prática?

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *