O que é Sistema Off-Grid? Veja como produzir energia em locais isolados
26 de junho de 2015
Energia solar leva luz elétrica a comunidades isoladas
6 de julho de 2015
Show all

Por que a Energia Solar é decisiva para a universalização do acesso à energia?

human track on a sand

Ao longo deste ano de 2015 será comemorado o Ano Internacional da Luz. A data é uma criação da Organização das Nações Unidas para alertar todos os povos para uma realidade mundial: a falta de acesso à energia elétrica.

Diante de tantos avanços científicos, é de se espantar que 1,5 bilhão de pessoas ainda vive sem energia elétrica ao redor do mundo. As consequências da falta de acesso à energia são inúmeras, desde a impossibilidade de estudar a noite, dificuldade no armazenamento de comida e falta de segurança, até o grave problema de não ter acesso à informação.

Como alternativa emergencial, o uso de querosene para o abastecimento de lamparinas está gerando graves problemas à população. No continente africano por exemplo, esta prática mata 1,5 milhão de pessoas por ano e gera problemas respiratórios para milhões de habitantes.

E o Brasil?

Há 12 anos o governo brasileiro tenta universalizar o acesso à energia por meio do programa Luz Para Todos. Mesmo somando todos os esforços, boa parte da população continua sem acesso a energia.

Segundo Aurélio Pavão, diretor nacional do programa, cerca de 190 mil famílias brasileiras ainda vivem sem energia elétrica. A maior parcela está localizada nas zonas rurais do país. Desde 2002, o programa teve um aumento significativo. Na época o Ministério de Minas e Energia estimou que 10 milhões de pessoas (cerca de 2 milhões de moradias) não tinham acesso a energia. Em maio de 2009 o programa alcançou a meta dos 10 milhões, porém, à medida que o programa avançava, foram identificadas novas famílias e novos domicílios no meio rural que também necessitavam de energia elétrica.

No total, o programa já levou energia a 15,5 milhões de pessoas. Mas ainda está longe de cobrir a população por completo.

Três razões foram identificadas como motivos reais para o aumento da demanda de energia em zonas rurais:

1. O crescimento econômico que aumentou o número de construções em propriedades familiares.

2. O retorno de parte da população para áreas rurais.

3. Programas de assistência social do governo como o Bolsa Família.

De acordo com Pavão, as regiões Sul e Sudeste e parte do Nordeste já contam com acesso à energia elétrica universalizado. O maior desafio a partir de agora é atuar em alguns estados do Nordeste como Bahia, Alagoas, Piauí e Maranhão, Goiás no Centro-Oeste e toda a região Norte.

A universalização do acesso à energia no país está prevista para 2018.

Porém, para atingir essa nova meta, os obstáculos a serem superados ainda são muitos. Dificuldades de acesso, falta de estrutura e barreiras naturais são algumas das objeções encontradas no processo de fornecimento de energia a comunidades isoladas.

Afinal, qual é a solução mais efetiva?

A tecnologia que apresenta o melhor custo-benefício atual é a Energia Solar Fotovoltaica. Um Sistema Isolado Off-Grid permite gerar energia e armazená-la em baterias, garantindo o fornecimento de energia durante os períodos noturnos.

Dessa forma, a comunidade isolada pode produzir energia de forma autônoma sem depender de linhas de transmissão convencionais. É um dos métodos usados pelo ministério para avançar com o programa Luz Para Todos.

O custo de manutenção quase inexistente aliado à grande vida útil dos painéis fotovoltaicos (25 anos em média) são fatores que contribuem para a aplicação cada vez mais comum desta fonte de energia limpa e infinita.

Somente com o uso de novas tecnologias que não emitem gases que causam danos às pessoas será possível universalizar o acesso à energia em locais remotos e de difícil acesso. O Brasil necessita de alternativas renováveis e adotar práticas modernas para garantir luz à toda população.

 

Qual a sua opinião sobre a aplicação de Energia Fotovoltaica em comunidades isoladas? Já conhece aplicações bem sucedidas com essa tecnologia? Escreva um comentário logo abaixo! Queremos que todos saibam mais sobre Energia Solar e disseminem essa alternativa sustentável a cada dia.

 

11 Respostas para as dúvidas mais comuns sobre energia solar

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

1 Comentário

  1. […] o meio ambiente, as estradas solares contribuirão expressivamente para o acesso à energia em locais remotos onde é difícil e caro se ter […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *