O que é telemetria?
15 de março de 2017
quais-sao-as-vantagens-em-ter-um-sistema-de-energia-solar
Energia solar como vantagem competitiva
22 de março de 2017
Show all

Por que a manutenção preventiva do sistema fotovoltaico pode te auxiliar a reduzir custos?

por-que-a-manutencao-preventiva-do-sistema-fotovoltaico-pode-te-auxiliar-a-reduzir

Cada vez mais residências e empresas se entregam aos benefícios da energia solar fotovoltaica. A redução de custos com energia elétrica, a garantia de estabilidade da rede e a autonomia gerada são só alguns deles. Quem fez o investimento, já provou que ele vale a pena.

Porém, para que os gastos reduzidos com a energia solar não voltem a te assombrar de outra forma é preciso realizar a manutenção preventiva do seu sistema fotovoltaico.

Quer saber o porquê? A gente te conta!

Por que fazer a manutenção preventiva do sistema fotovoltaico?

Um dos grandes benefícios da tecnologia de geração de energia solar fotovoltaica é justamente o baixo custo de manutenção que os equipamentos dos sistemas demandam, já que não existem partes móveis.

Porém,  a necessidade de inspecionar todo o sistema regularmente.

De tempos em tempos, é preciso checar o equipamento com o objetivo de identificar desgastes prematuros dos componentes, oxidação nas conexões elétricas, afrouxamento dos parafusos e peças nas estruturas mecânicas e, principalmente, de limpar e remover o acúmulo de eventuais sedimentos sobre as placas solares.

São operações simples, baratas e que muitas vezes podem acabar garantindo uma vida útil do sistema superior aos 30 anos e ainda aumentar significativamente o seu retorno financeiro.

por-que-a-manutencao-preventiva-do-sistema-fotovoltaico-pode-te-auxiliar-a-reduzir-custos1

Como é feita a manutenção preventiva do sistema fotovoltaico?

A manutenção preventiva é toda ação sistemática de monitoramento e controle, que visa reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos.

No caso do sistema fotovoltaico, as falhas podem acarretar em quedas na produção de energia soltar. Para que isso não ocorra, são feitas as seguintes verificações:

  • Verificação da presença de poeira, salitre, fezes de pássaros ou outros detritos nos painéis fotovoltaicos. Essa checagem é importante pois essas sujeiras podem “tapar” a luz solar e prejudicar o nível de geração de energia;
  • Verificação da existência de conexões sobreaquecidas no inversor ou controlador de carga.
  • Verificação de possíveis peças mecânicas soltas ou frouxas nas estruturas de suporte e da necessidade de lubrificação de alguma parte;
  • Verificação das vedações das tampas de caixas, quadros e entradas de cabos;
  • Verificação de possíveis cabos danificados;
  • Desligamento e ligamento do inversor para verificar se ele reinicia corretamente.

por-que-a-manutencao-preventiva-do-sistema-fotovoltaico-pode-te-auxiliar-a-reduzir-custos

Como a manutenção preventiva evita a perda de produtividade?

Um estudo realizado pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP indicou uma perda média de até 11% ao ano na produtividade de usinas solares fotovoltaicas, decorrente do acúmulo de sedimentos sobres os módulos solares.

Essa perda, porém, pode ser ainda maior a depender do tipo de sedimento que cai sobre o sistema e da região onde ele está instalado. Estima-se que ela possa chegar aos 25% de perda na produção, conforme relatório desenvolvido por uma fabricante chinesa de módulos solares, a Jinko.

No longo prazo, existe o risco de danos permanentes aos módulos, causados pelos hotspots. Isso acontece porque os pontos cobertos de sedimentos ou objetosrecebem uma menor incidência de radiação solar, o que acaba tornando-os mais resistentes ao fluxo de eletricidade dentro do circuito.

Com isso, eles passam a gerar muito calor. O resultado é a deterioração prematura daquele ponto, fazendo com que a placa reduza sua produtividade como um todo. Além disso, o tempo de vida útil do equipamento é reduzido, podendo não atingir os 25 a 30 anos esperados.

É por isso que a manutenção preventiva do seu sistema fotovoltaico é tão importante. O acúmulo por um longo período de poeira, areia, fezes de pássaros e até mesmo de algumas folhas que caiam em cima das suas placas pode causar danos irreversíveis e a perda da garantia do equipamento.

Por isso, fique atento e não se esqueça de realizar a sua! Se precisar de uma mãozinha, entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *