5 passos para usar energia solar em sua residência
5 passos para usar energia solar em sua residência
22 de maio de 2017
Panorama sobre o Mercado Fotovoltaico
29 de maio de 2017
Show all

Quais as oportunidades no mercado de energia em 2018?

A energia solar é agora mais barata do que o carvão em algumas partes do mundo. Em menos de uma década, é provável que seja a opção de menor custo em quase todos os lugares.

Em 2016, países como Chile e os Emirados Árabes quebraram recordes com contratos para gerar eletricidade a partir do sol por menos de 3 centavos de dólar por kilowatt-hora, metade do custo global médio do carvão.

Desde 2009, os preços da energia solar caíram 62%, com cada parte da cadeia de suprimentos cortando custos. Isso empurrou a capacidade de produção para níveis recordes. Até 2025, a energia solar pode ser mais barata do que usar carvão em média global, de acordo com a Bloomberg New Energy Finance.

Com tudo isso, as oportunidades para quem quer investir no mercado de energia solar até o próximo ano são muitas. E para que você conheça quais são elas, separamos abaixo alguns dados que vão te convencer a lançar seu negócio de energia solar agora mesmo. Acompanhe!

O mercado de energia solar está absorvendo profissionais

O Brasil fechou 2016 com uma taxa média de desemprego de 12%, o que corresponde a 12,4 milhões de pessoas desempregadas, segundo dados divulgados pelo IBGE. A boa notícia é que o Governo Federal poderá contar com o setor fotovoltaico para ajudar a minimizar esse quadro nos próximos anos.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a instalação de projetos de energia solar resultará em um volume expressivo de novas oportunidades de trabalho até 2018.

É previsto um aumento de 3,3 GW na produção de energia solar até 2018, incluindo novas usinas solares que serão instaladas pelo governo e a microgeração de energia. A estimativa é que para cada megawatt instalado, entre 20 e 30 postos de trabalho (diretos e indiretos) sejam criados.

Colocando na ponta do lápis, seria algo em torno de 60 mil e 99 mil novas oportunidades de emprego no mercado de energia solar. Isso mostra a alta expectativa de crescimento do setor para o próximo ano.

quais-as-oportunidades-no-mercado-de-energia-em-20182

Não há previsão para redução nas tarifas de energias

A crise hídrica que atingiu o Brasil desde 2014 fez surgir as bandeiras tarifárias, acréscimos na conta de luz que não mostram sinais de ir embora tão cedo. Como a maior parte da energia no país é produzido por hidro e termelétricas, a escassez de água fez com que o valor da conta de energia consideravelmente para o consumidor brasileiro.

E não há previsão para redução, o que fez com que mais e mais pessoas buscassem alternativas que trouxessem economia para seus bolsos. Foi nessa leva que a procura por energia solar aumentou 300% em dois anos. A tendência é que o mercado continue crescendo em 2018, o que faz dessa uma grande oportunidade para quem quer se tornar um empreendedor solar.

A economia tem demandado formas de energia mais sustentáveis

Um relatório lançado pela Agência Internacional de Energia (AIE), intitulado “Medium-Term Renewable Energy Market”, mostrou que a participação das energias renováveis na geração de energia mundial superará os 26% até 2020.

Somando isso à aprovação do acordo na COP-21, em 2015, em que 195 países se comprometeram a reduzir as emissões de gases do efeito estufa e aumentar os investimentos em fontes renováveis, a demanda por energias amigáveis ao meio ambiente têm aumentado consideravelmente.

Isso mostra que as preocupações com o meio ambiente e com processos sustentáveis aumentam cada dia mais. No caso da energia solar, a maioria dos equipamentos utilizados são recicláveis, aumentando ainda mais a contribuição com o meio ambiente.

quais-as-oportunidades-no-mercado-de-energia-em-20183

Oportunidade de se qualificar online

Com tudo isso, a energia solar se mostra uma grande oportunidade para quem quer ter seu próprio negócio. É claro que, como em qualquer outro segmento, para entrar no mercado de energia fotovoltaica também é preciso qualificação.

Contudo, outra grande vantagem desse setor é poder se qualificar online e aprender tudo para montar e gerenciar projetos de energia solar sem ter que sair de casa.

Faça o download gratuito do nosso infográfico sobre o empreendedorismo solar e veja como é fácil se tornar um empresário do mercado de energia fotovoltaica!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *