Entenda o que o Marketing Digital pode fazer pelo seu negócio de energia solar!
15 de maio de 2017
5 passos para usar energia solar em sua residência
5 passos para usar energia solar em sua residência
22 de maio de 2017
Show all

Qual o tipo de painel fotovoltaico ideal para você?

Quem já entendeu os motivos pelos quais deve entrar no mercado de energia solar sabe que o primeiro passo para se tornar um empreendedor de sucesso é buscar conhecimento.

Seja fazendo cursos ou buscando informações na internet, entender como um sistema fotovoltaico funciona é fundamental para escolher o melhor para o projeto de geração de energia solar. É por isso que hoje falaremos sobre os tipos de painéis fotovoltaicos.

Apesar de todos os painéis trabalharem sob o mesmo princípio da conversão da radiação solar em energia elétrica, eles se diferenciam pelo tipo de material do qual são feitos, o que pode fazer uma grande diferença na eficiência do sistema.

Continue lendo e descubra como escolher o painel fotovoltaico ideal!

qual-o-tipo-de-painel-fotovoltaico-ideal-para-voce3

Como é medida a eficiência de um painel fotovoltaico?

Antes de tudo, é preciso entender um pouco mais sobre a eficiência dos painéis solares. Ela é medida por meio da porcentagem de energia da luz do sol que um painel consegue converter em energia elétrica por m². Ou seja, se um painel diz possuir uma eficiência de 13%, isso significa que ele consegue converter em energia elétrica 13% da radiação solar que incide sobre sua área.

A eficiência de um painel fotovoltaico está diretamente ligada ao material do qual ele foi construído: quanto mais eficiente ele for, melhor é a célula que foi usada. Contudo, essa eficiência tem seu preço, e o valor de um painel também aumentará quanto maior for sua eficiência.

Quais são os tipos de painéis para geração de energia solar?

O painel fotovoltaico é o principal componente de um sistema de geração de energia solar. Ele é formado por um conjunto de células fotovoltaicas — daí seu nome — que liberam elétrons com a incidência de luz solar, gerando uma corrente elétrica.

Como falamos, os tipos de painéis vão variar de acordo com o material que é utilizado. Conheça abaixo os principais deles:

Trabalhe-com-Energia-Solar-e-aproveite-as-oportunidades-deste-setor-em-plena-expansão (1)

Painel solar de silício monocristalino

O painel de silício monocristalino, pioneiro nos sistemas de geração de energia solar, possui uma eficiência que gira em torno de 14% a 21%. Eles são produzidos por meio de um único cristal puro de silício, que é cortado em lâminas individuais.

Essa é a opção que demonstrou possuir mais eficiência em instalações cuja incidência de radiação solar é baixa. Por causa do silício, esse painel possui uma cor forte e uniforme e é famoso por não ocupar tanto espaço quanto os outros.

qual-o-tipo-de-painel-fotovoltaico-ideal-para-voce1

Painel solar de silício policristalino

A composição desse painel é formada por diversos cristais de silício. Contudo, isso não impede que sua eficiência chegue a níveis quase tão bons quanto o painel de silício monocristalino, variando entre 13 e 16%.

O painel policristalino é uma das opções mais procuradas por apresentar uma ótima relação de custo-benefício, já que ele é produzido com uma tecnologia mais rentável.

Painel solar de filme fino

Os painéis solares de filme fino são famosos pela alta tecnologia e sensibilidade das placas. Eles são formados pela aplicação de um material sobre a superfície da placa, que pode ser de metal ou de vidro.

Esse material pode ser telureto de cádmio, silício amorfo, células solares fotovoltaicas orgânicas ou uma mistura de cobre, índio e gálio seleneto.

Por possuírem uma eficiência menor do que os painéis monocristalinos (de 5% a 13%), as placas de filme precisam produzir a mesma quantidade de energia.

qual-o-tipo-de-painel-fotovoltaico-ideal-para-voce2

Painel solar híbrido

Por fim, o painel solar híbrido é uma das mais recentes tecnologias disponíveis no mercado e tem chamado a atenção devido aos seus diversos benefícios.

Sua fabricação é semelhante ao do painel de silício monocristalino, com o acréscimo de uma camada de silício amorfo, o que resultou em uma eficiência de cerca de 23%. Ou seja, ele produz muito mais energia com uma área de instalação muito menor.

A má notícia é que os painéis híbridos ainda não estão disponíveis para comercialização, contudo, novas variações e características desenvolvidas até seu lançamento no mercado prometem deixar esse tipo de painel ainda mais vantajoso para instalações de energia solar.

Baixe nosso e-book sobre energia solar e aprenda tudo que você precisa saber como funciona a geração de energia elétrica a partir da luz do sol!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *