Energia solar em imóveis antigos: é possível?
24 de abril de 2017
Horário de verão 2018 e energia solar: um universo de possibilidades
1 de maio de 2017
Show all

A viabilidade da energia solar no agronegócio

Não é de hoje que se pensa no uso das energias renováveis, também conhecidas como energias limpas, para redução do efeito estufa. Só para ter uma ideia, a cada kW gerado, um sistema de geração de energia solar fotovoltaica deixa de emitir 81 gramas de CO2 na atmosfera, uma redução considerável.

Mas contribuir com o meio ambiente não é o único benefício das energias limpas. Além de frear as mudanças climáticas, o uso da radiação solar para alimentar geradores ou instalações residenciais é vantajoso de diversas maneiras. Épor isso que hoje a energia solar no agronegócio deixou de ser luxo para se tornar necessidade.

Quer saber mais? Continue lendo!

a-viabilidade-da-energia-solar-no-agronegocio3

Por que o agricultor brasileiro precisa de energia solar?

O agronegócio é parte importantíssima da economia brasileira. Apesar da crise que atingiu o país nos últimos anos, o PIB do agronegócio apresentou crescimento tímido, fato de destaque considerando as perdas nos demais setores da economia.

Da mesma forma, os investimentos em energia solar no Brasil vêm crescendo. A regulamentação dos sistemas e as atuais facilidades para conseguir um financiamento fizeram com que o uso da energia fotovoltaica crescesse 1000% de 2012 até 2016.

E não era para menos. O Brasil é um dos poucos países do mundo que recebe uma insolação superior a 3.000 horas no ano. Enquanto que os sistemas na Alemanha conseguem produzir 2,5 kWh/m², os do Brasil chegam a 5,9 kWh/m².

Resumindo, o agricultor brasileiro tem o cenário propício em mãos para optar pela energia solar e começar a colher os frutos desse investimento para sua produção.

Como é usada a energia solar no agronegócio?

As aplicações da energia solar para o agronegócio são inúmeras. Máquinas de secagem de grãos, pivôs de irrigação e motores em geral podem ser abastecidos com energia elétrica gerada a partir da luz solar.

Fazendas em locais remotos, que precisam optar por geradores de energia também podem desfrutar dessa energia limpa. O diesel pode ser aposentado como combustível para a geração de luz, sendo substituído por um gerador integrado ao sistema fotovoltaico.  Até mesmo a energia consumida pelas casas das fazendas e pelas áreas de vivência, por exemplo, pode ser fotovoltaica.

Por outro lado, o uso da energia solar também permite que o produtor rural traga inovações para a gestão do seu agronegócio. A telemetria e a agricultura de precisão são dois exemplos de tecnologias que impulsionam a qualidade e a produtividade no campo.

a-viabilidade-da-energia-solar-no-agronegocio2

Como instalar um sistema fotovoltaico de geração de energia?

Se você acha que essa é uma realidade muito fora do seu alcance, está bem enganado. A regulamentação da geração de energia para consumo próprio no Brasil pode ser recente, mas já trouxe diversas facilidades para quem quer fazer esse investimento.

Em 2015, após determinação do Confaz, vinte e um estados brasileiros aderiram à isenção do ICMS para consumidores que geram sua própria energia. Já em março do ano passado, a Aneel lançou uma atualização na sua Resolução Normativa 482 — que estabelece as diretrizes para uso da energia solar.

A partir de então, a capacidade instalada para microgeração de energia passou de 1 para 5 megawatts eo acúmulo de crédito junto às concessionárias para desconto na conta de luz com os sistemas on-grid passou a ser permitido.

Além disso, as linhas de créditos para o agricultor que quer produzir sua própria energia aumentaram e se tornaram mais flexíveis. Existem diversos tipos de financiamentos específicos, como por exemplo a linha do Banco do Brasil para pequenos produtores rurais.

Os juros nessa modalidade variam de 2% a 5,5% ao ano, com carência de até 3 anos e prazo de pagamento em até 10 anos. Além do BB, O Banco do Nordeste lançou o FNE Solar no segundo semestre de 2016, seguido do Banco da Amazônia, da Caixa Econômica Federal e do BDMG, que também já possuem suas linhas próprias.

Ainda, o BNDES financia este tipo de investimento em diversas frentes: desde o cartão BNDES até o Finem de Eficiência Energética. Ou seja, as opções sãomuitas para que o agricultor modernize sua produção e tenha acesso aos benefícios da energia solar no agronegócio.

E se você quer continuar aprendendo sobre o que a energia solar pode fazer pelo seu agronegócio, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas!

Trabalhe-com-Energia-Solar-e-aproveite-as-oportunidades-deste-setor-em-plena-expansão (1)

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *