quem-e-elon-musk-e-o-que-ele-pode-fazer-para-tornar-o-mundo-um-lugar-mais-sustentavel-2
Quem é Elon Musk e o que ele pode fazer para tornar o mundo um lugar mais sustentável
2 de janeiro de 2017
quais-sao-as-vantagens-em-ter-um-sistema-de-energia-solar
Quais são as vantagens em ter um sistema de energia solar?
9 de janeiro de 2017
Show all

Dicas de gestão para quem quer empreender no setor de energia solar

dicas-de-gestao-para-quem-quer-empreender-no-setor-de-energia-solar-3

Abrir o próprio negócio pode ser uma decisão aterrorizante. Afinal de contas, além das boas ideias, o empreendedor deve ter profundo conhecimento sobre como administrar seu negócio.

É aquela velha história de que toda empresa de sucesso se define por 1% de inspiração e os outros 99% são destinados à transpiração – o esforço cotidiano.

Mas isso não deve ser fator para aqueles que estão interessados em saber como empreender no setor de energia solar. Afinal de contas, trata-se de uma oportunidade de negócio que depende, exclusivamente, da sua aplicação.

Por isso, selecionamos algumas dicas de gestão para empreendedores que podem ajudar você a desbravar esse terreno tão propício aos bons negócios. Confira!

dicas-de-gestao-para-quem-quer-empreender-no-setor-de-energia-solar-1

1. Estude a fundo o seu modelo de negócio

De nada adianta se jogar, em um segmento novo, sem a profunda análise de mercado. Afinal de contas, empreender não é exploração e, tampouco, uma aposta. É um investimento e deve ser feito com segurança e garantias.

E isso só vem a custo de muita análise a respeito do mercado, do seu negócio e das carências e oportunidades identificadas no setor. Alie a isso flexibilidade para voltar à prancheta e rascunhar novas estratégias para fazer o seu negócio se desenvolver.

2. Entenda e compreenda o seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo vai além da identificação do perfil: é necessário compreender os seus desafios e necessidades. Dessa maneira, você aprende a moldar o seu negócio para suprir efetivamente essa demanda.

Ainda mais quando falamos em como empreender no setor de energia solar, uma vez que se trata de um mercado ainda em expansão e com consumidores diferentes – cada um com uma carência nova e uma necessidade diferenciada.

Explorar o seu público é uma oportunidade de encontrar novos ramos de atuação dentro do vasto segmento de energia solar.

3. Seja um bom gestor

Atender bem, oferecer serviços e produtos de qualidade e, também uma boa gestão, são ingredientes fundamentais na criação de qualquer negócio.

Assim, comece tornando o seu negócio formal – ou seja, de acordo com todos os registros necessários para compor a sua empresa.

Em seguida, um bom conhecimento em administração de negócios é imprescindível. Ou, diante da ausência desse tipo de know how, que uma mão de obra especializada faça parte do DNA da empresa desde os primeiros passos.

Afinal de contas, para toda venda e novo cliente que chegar, uma série de processos burocráticos devem ser realizados – sem mencionar os gastos fixos e variáveis etc.

dicas-de-gestao-para-quem-quer-empreender-no-setor-de-energia-solar-2

4. Organize a saúde financeira de sua empresa

Para quem está em dúvidas sobre como administrar seu negócio, uma dica simples é a manutenção da saúde financeira de sua empresa.

Isso significa a organização do fluxo de caixa, a separação definitiva das despesas pessoais e corporativas, uma análise e projeção do seu negócio, visando compreender o mercado, sua situação atual e como serão os próximos meses.

Dessa maneira, o empreendedor encontra menos obstáculos e imprevistos em sua caminhada para o sucesso.

5. Adicione valor à sua marca

Aprenda a calcular corretamente o valor da sua marca e, consequentemente, do seu produto ou serviço.

Isso implica, inclusive, no cuidado em garantir uma margem de lucro justa e equilibrada, que faça o seu negócio se desenvolver, mas que também o diferencie da concorrência cada vez mais acirrada no segmento de energia solar.

6. Torne-se também um negociador

O empreendedor é um negociador. E isso começa desde a concepção de sua ideia, pois é o momento de conversar com fornecedores, mão de obra especializada e mais uma série de outros profissionais que exigem o máximo de tato para conseguir bons negócios.

Diariamente, o empreendedor vai se ver em uma gangorra na qual cada parte vai tentar desequilibrar para o seu lado do balanço.

E é bom saber quando abrir mão, para fechar grandes negócios ou ser mais incisivo em suas necessidades.

dicas-de-gestao-para-quem-quer-empreender-no-setor-de-energia-solar

7. Amplie seus canais de comunicação

Por fim, não poderíamos deixar de fora uma das estratégias e ferramentas mais utilizadas, hoje em dia, que são as redes sociais.

Uma atuação digital é um diferencial e tanto, hoje em dia, e deve compor uma de suas ações mais fundamentais, enquanto procura saber como empreender no setor de energia solar.

E, claro, caso tenha alguma dúvida a respeito de como administrar seu negócio, neste setor em franca expansão, não hesite em entrar em contato conosco!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *